sábado, 22 de agosto de 2009

Conhecendo a Polícia militar de Apodi-RN.


Com uma nova filosofia de trabalho, o capitão Carvalho procura aproximar a população da polícia, unindo o policial ao cidadão, uma parceria ao combate da criminalidade. E para isso o comandante conta com uma equipe de policias da Rádio Patrulha, que a todo momento está a disposição para servir a nossa cidade. Esses policiais Fazem mensalmente cursos do PRONASCI, que os qualificam e os orientam na prestação de uma segurança pública de qualidade. Os cursos estão relacionados a direitos humanos, crimes ambientais, polícia comunitária, dentre outros. Em uma outra matéria postaremos um pouco mais sobre a rádio patrulha.

Diga não as drogas!

Intitulamos “droga” qualquer substância e/ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias, tinturarias, etc., desde um pequeno comprimido para aliviar uma dor de cabeça ou até mesmo uma inflamação, é uma droga. Contudo, o termo é comumente empregado a produtos alucinógenos ou qualquer outra substância tóxica que leva à dependência como o cigarro, e o álcool, que por sua vez têm sido sinônimo de entorpecente. As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serem penetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas.

O que leva uma pessoa a usar drogas?

Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou agüentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar (-se) calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc.


Crack

O crack deriva da planta de coca, é resultante da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada, resultando em grãos que são fumados em cachimbos.
O surgimento do crack se deu no início da década de 80, o que possibilitou seu fumo foi a criação da base de coca batizada como livre. O consumo do crack é maior que o da cocaína, pois é mais barato e seus efeitos duram menos. Por ser estimulante, ocasiona dependência física e, posteriormente, a morte por sua terrível ação sobre o sistema nervoso central e cardíaco. Devido à sua ação sobre o sistema nervoso central, o crack gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, maior aptidão física e mental. Os efeitos psicológicos são euforia, sensação de poder e aumento da auto-estima. A dependência se constitui em pouco tempo no organismo. Se inalado junto com o álcool, o crack aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial o que pode levar a resultados letais.

Fonte: Patrícia Lopes, Equipe Brasil Escola.

GTO: Grupo Tático Operacional.





A polícia militar de Apodi, conta hoje com um efetivo de policiais preparados para toda e qualquer situação, em especial ao grupo tático, que já desenvolve a bastante tempo um grande trabalho em Apodi e cidades vizinhas. Neste grupo existem profissionais qualificados, com os mais variados cursos, que vão desde a sobrevivência em caatinga, até entradas táticas em casa e prédios. Periodicamente, policiais se deslocam de Apodi para outros estados em busca de novos treinamentos, os quais possuem total apoio do capitão Carvalho, comandante desta unidade militar. Em breve este blog estará postando uma matéria especial sobre o grupo, aguardem...

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A polícia mais perto de você

No intuito de agilizar as ocorrências e diminuir os trotes, o capitão Carvalho já disponibilizou para a população apodiense um número de celular, que funcionará da seguinte forma: O cidadão pode ligar diretamente para os policiais que estão na viatura, e dessa maneira o tempo de resposta ao atendimento será mais rápido. O número do celular é o 084-9605-7650. Vale ressaltar que o 190 é outro meio que você pode usar para entrar em contato com a polícia. Evite trotes, pois está sendo cadastrado todos os orelhões da área de Apodi. Se você quer fazer uma denúncia pode usar qualquer um desses números, não precisa se identificar, seu nome será preservado.

Deixe seu comentário e suas sugestões, vamos fazer uma polícia diferente e eficiente.

Policiais recuperam motos


Durante rondas pela cidade, policiais encontraram duas motos abandonadas, que foram trazidas para a sede desta instituição onde aguarda o reconhecimento dos seus respectivos proprietários. O capitão já desenvolve um trabalho de blitz ostensiva, que visa fiscalizar todos os veículos que transitam em nossa cidade. Destacamos a importância do cidadão andar com a documentação dos seu veículo, documentação que é de porte obrigatório.

Cap. Carvalho Prepara forte esquema de segurança para a vaquejada de Apodi.


Nos dias 21, 22 e 23 de Agosto, a policia militar de Apodi prepara um forte esquema de segurança para dar tranquilidade ao evento, tendo em vista que pessoas de várias cidades participarão destas festas. O comandante da 3ª CPM alerta para o perigo de embriagues ao volante, bem como a fiscalização em relação ao menor ao volante, que foi estabelecido ontem em reunião com a promotoria de Apodi. Uma boa festa a todos.

Polícia Militar Trabalha com vários equipamentos

Viatura do GTO

Equipamentos a disposição da Polícia

No sentido de oferecer a população apodiense e região um serviço de segurança pública de qualidade, a polícia militar já conta com vários equipamentos, dentre eles podemos destacar A VIATURA NOVA, O BAFÔMETRO, O DECIBELÍMETRO, E O DETECTOR DE METAIS. Sem falar que a companhia já dispõe de um serviço de consultas informatizado para veículos. O capitão Carvalho já iniciou um trabalho de rondas ostensivas na Zona Rural, procurando coibir assaltos e qualquer eventualidades, dando segurança aos moradores.

O capitão Carvalho assume o comando da 3ª Companhia de polícia Militar de Apodi/RN.

Desde o dia 12/08/2009, que o capitão da PM Carvalho assumio o comanda desta unidade militar, que abrangem mais cinco cidades, Caraúbas, que também mudou de comandante, e hoje é comandada pelo tenente Eromar, as cidades de Itaú ( Sgt. Nogueira), Rodolfo Fernandes ( Sgt. Morais), Severiano Melo ( Sgt. Iranildo) e Felipe Guerra ( Sgt.Edésio). Depois que chegou ao Comando, o capitão já visitou toda a região e fez uma análise da situação de cada cidade, verificando o que pode ser melhorado para assim prestar um serviço de segurança de melhor qualidade.
Deixe seu comentário, ajude a polícia a fazer uma segurança de qualidade.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Audiência Pública sábado dia 22 de agosto em Felipe Guerra


Os vereadores de Felipe Guerra, pressionados pela população, preparam audiência pública para discutir medidas de combate a violência no próximo sábado.

A proposta é boa. Os vereadores estão convidando os colegas de Caraúbas, Apodi e Governador Dix Sept Rosado.

Acreditam que os criminosos que atuam nos municípios vizinhos estão usando a cidade como rota de fuga e até esconderijo.

Querem que as autoridades policiais montem uma estratégia de policiamento preventivo na zona rural, em parceria com os municípios.

Querem, pelo menos, criar um cenário seguro para os moradores da zona rural possam conversar na calçada de casa á noite.