sábado, 26 de setembro de 2009

Mais segurança nos finais de semana de Apodi e região


Abordagens a motociclistas...

em bares e restaurantes...

à veículos nas estradas...

A população apodiense tem se mostrado satisfeita com a operação feita pela policia militar durante, principalmente, os finais de semana na cidade e região. O trabalho que já dura mais de 30 dias esta sendo feito através de abordagens em todos os locais como: bares, casas de jogos, restaurante, estradas e a feira livre da cidade, e ainda se estende por todos os bairros, zona rural e região. A operação buscar trazer mais segurança e tranquilidade para todos.

Alguns dos resultado da Operação

Arma de fogo encontrada na operação

Espingarda Bate Bucho

Acusado na delegacia prestando depoimento

Foi nesta manhã durante o trabalho de abordagem no bairro Bacural I que GTO encontrou uma espingarda "Bate bucho" que se encontrava na borracharia de Francisco Erandir Torres, 30 anos. O mesmo foi conduzido ate a delegacia para prestar esclarecimento e, em seguida, serem feitos todos os procedimentos cabíveis.

Assu: mãe estaria induzindo filha adolescente a se prostituir

Denúncia está sendo investigada pelo promotor Marconi Antas Falcone de Melo. Polícia Civil também vai auxiliá-lo.

O promotor de Justiça de Assu, Marconi Antas Falcone de Melo, está investigando a denúncia de que uma mulher estaria induzindo a filha adolescente a se prostituir na cidade. Segundo uma representação feita ao representante do Ministério Público, uma mulher identificada pelo nome de Ana Patrícia estaria “induzindo sua filha a residir em prostíbulo, vendendo seu corpo e tendo tal renda revertida” para ela.

Marconi Antas publicou um despacho de instauração na edição desta sexta-feira (25) do Diário Oficial do Estado (DOE). A representação foi prestada por Maria Eunice dos Santos.

O promotor notificou as duas mulheres e a adolescente para comparecerem a uma audiência, em data a ser marcada, na sede da Promotoria. Ele requisitou ao delegado de Polícia Civil da cidade que instaure inquérito policial imediatamente, “a fim de que se abra investigação policial e remeta-se o inquérito no prazo máximo do Código Processo Penal, diante da gravidade do caso”.

Ainda em relação ao delegado, o promotor de Justiça pediu que ele verifique os crimes realizados contra a adolescente. Marconi Antas notificou também uma assistente social para fazer um análise da vida social e familiar com a adolescente.

Estudante é preso armado dentro de sala de aula

O jovem Ricardo Gomes Nogueira, de 28 anos, aluno da Escola Estadual José Frazão, localizado na Avenida Boa Sorte, do conjunto Vale Dourado, zona norte de Natal, foi preso no final da tarde de ontem dentro da sala de aula.

De acordo com a polícia, por volta das 20h30, uma denúncia anônima relatou que uma pessoa estaria portando um revólver dentro da sala de aula. Uma viatura do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), da Zona Norte, foi até a escola.

Com a autorização da direção, os policiais entraram na escola e abordaram Ricardo Gomes. Com o jovem foi encontrado um revólver calibre 38, com capacidade para cinco munições.

Preso em flagrante ele foi conduzido para a Delegacia de Plantão Zona Norte, onde foi autuado pelo crime de porte ilegal de arma e se encontra custodiado à disposição da justiça.

"Essa é a primeira vez que vejo a violência chegar a esse ponto", diz Fátima Cardoso

A presidente do Sindicado dos Trabalhadores em Educação (Sinte), Fátima Cardoso, tomou notícia do fato ocorrido na noite de ontem na escola José Frazão através do CORREIO DA TARDE e disse que se sentiu surpresa e perplexa com a violência empreendida.

"Todos os dias e em todas elas nós temos a violência. Desde a agressão com palavrões, até conflitos de gangues. A agressividade sempre está presente, mas dessa forma é a primeira vez - pelo menos nesse ano - que vejo a violência chegar a esse ponto", disse. "Levar armas para as escolas não é comum por parte dos agressores. Isso surpreende a gente", completou.

Fátima disse que não há um mapeamento do Sinte que defina quais escolas são as mais violentas, mas ela ressaltou que escolas públicas que tem envolvimentos com grupos de adolescentes [gangues] são os mais propensos a serem violentos. Alguns de escolas como Atheneu, Winston Churchill, João Tibúrcio e Kalazans Pinheiro têm protagonizado constantes conflitos no Centro de Natal.

Fonte: http://www.correiodatarde.com.br/editorias/policia-48049

Controle de Som no centro cidade vai continuar



Pra se ouvir som temos que respeitar os outros

APODI - Neste fim de semana a população apodiense poderá mais uma vez visitar a Praça Robson Lopes com tranquilidade, e sem se preocupar com eventuais disputas de carros de som e paredões como era de costume, Pois avisamos a todos que vai continua o controle de som pela policia militar no centro da cidade.
Contribua você também para que esse trabalho surta ainda mais efeito...

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Policia militar intensifica trabalho na Chapada



A policia militar comandada pelo Capitão Carvalho irão intensificar ainda mais o policiamento na zona rural da Chapada de Apodi. Isso porque tem existido certos casos de eventuais desaparecimentos de gado e criação (ovelhas, carneiros, bodes...) em alguns sítios da região. Com isso, a policia procura identificar e prender suspeitos que tenha qualquer tipo de ligação com o caso.
Pedimos desde já que se alguém tiver qualquer informação que leve a identificação dos envolvidos ligue para 190, Rádio patrulha - 96057650, GTO - 96346039 que sua identidade será mantido no mais absoluto sigilo.

Homicídio em Patu


Vitima: Francisco Carias de Oliveira


Curiosos no local do Homicidio

Por volta das 09:00 h, desta sexta-feira, 25/09, a pessoa de FRANCISCO CARIAS DE OLIVEIRA, com 24 anos de idade, natural de Patu, residente na rua José Godeiro, bairro da estação, nesta cidade, foi assassinado com três tiros de revólver disparados por CEZANILDO VIEIRA CAVALCANTE, mais conhecido por "CÉSAR", residente na rua Lucas Matias, bairro Costa e Silva, em frente a Companhia de Polícia de Patu.
O fato se deu em decorrência de um desentendimento ocorrido entre homicida e vítima na noite de ontem, quando a vítima se dirigiu até a casa de "CÉSAR" e após uma discussão, a vítima chegou a ferir "CÉSAR" na orelha. A polícia militar foi acionada e conduziu FRANCISCO CARIAS para a Delegacia de Polícia local, onde o mesmo ficou detido até a manhã de hoje e logo após os procedimentos de praxe foi liberado. Acontece que a residência de "CÉSAR" fica localizada em frente a Companhia de Polícia Militar e a Delegacia de Polícia Civil, e logo após FRANCISCO CARIAS ser liberado da Delegacia, CÉSAR saiu em sua perseguição e cerca de 300 metros a frente, na rua Professora Maria Elisa, a vítima foi assassinada com três disparos de revólver, que atingiram tórax e um dos braços.
Após a prática do delito a pessoa de CÉSAR fugiu em uma motocicleta.

Fonte: http://patunews.blogspot.com/

O trabalho de transito continua



Diante da operação que esta sendo realizando pela Policia Militar, comandada pelo Capitão Carvalho, para a melhoria do transito da cidade a população apodiense já observa os avanços e tem mostrado uma grande satisfação com serviço da policia. A operação que visa resolver o problema de transito, que a muito tempo vem sendo debatido em Apodi, tem buscado apreender principalmente menores em veículos e transportes sem documentação. Os registros mostram que por dia existe uma média de 3 menores aprendidos e levados para a delegacia para serem tomadas todos os procedimentos cabiveis, ja os veículos sem documentação estão sendo levados para a sede do policia militar no bairro Rodoviário para serem averiguadas as situaçoes para que em seguida possam ser liberadas. Novamente o Capitão Carvalho orienta a todos que andem com os documentos dos veículos e não permitam menores conduzirem motos e carros em hipótese alguma.

Preso acusado de furtar Torno de bancada da secretaria de urbanismo de Apodi



Hoje pela manha a policia militar (GTO) comandada pelo Capitão Carvalho prenderam Fernando Luiz Costa de Araújo vulgo Fernadinho acusado de furtar um torno de bancada da secretaria de urbanismo da cidade. O furto aconteceu ontem a noite quando o mesmo que também é funcionário da Prefeitura Municipal entrou no prédio da secretaria e cometeu o crime, em seguida ele vendeu o torno por 20 reais para duas pessoas proprietárias de oficinas. Então através de investigação a policia conseguiu chegar ate o acusado que confessou o furto e foi conduzido ate a delegacia juntamente com os dois receptadores para prestarem esclarecimento, e , logo depois, serem tomadas todos os procedimentos cabiveis.

Dupla é presa após tentar assaltar major da PM em Dix-sept Rosado

Márcio Filgueira Xavier e Paulo Roberto Dias da Costa foram presos em flagrante na noite desta quarta-feira. Com a dupla foi apreendido um revólver calibre 38.

Márcio Filgueira Xavier, 19 anos, e o comerciante Paulo Roberto Dias da Costa, 31, foram presos em flagrante na noite desta quarta-feira (23) após tentarem assaltar um major da PM quando este chegava em sua residência na localidade de Dix-Sept Rosado. Com a dupla foi apreendido um revólver calibre 38.

O major da PM chegava na garagem de sua residência localizada na avenida Nascimento de Castro, por volta das 18 horas de ontem, juntamente com sua esposa e mais três pessoas, e ao acionar o portão eletrônico da casa, foram surpreendidos pela dupla, um deles com arma em punho, que invadiram o imóvel e anunciaram o assalto.

O PM reagiu e entrou em luta corporal com os bandidos que em seguida se evadiram sem levar nada. O assaltante chegou a puxar o gatilho do revólver por duas vezes, mas a arma falhou.

As vítimas acionaram a polícia que após trocar tiros com os bandidos conseguiu prendê-los. Na ação, Márcio Filgueira acabou baleado na perna e levado ao hospital onde foi atendido e liberado. A dupla foi conduzida à delegacia de plantão da zona Sul onde foram autuados em flagrante por assalto. Paulo já tem passagem por porte ilegal de armas e tráfico de drogas e Márcio já havia sido detido por roubo.

Fonte: http://www.nominuto.com/noticias/policia/dupla-e-presa-apos-tentar-assaltar-major-da-pm-em-dix-sept-rosado/38872/

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A vida de um policial

A vida do policial é bastante arriscada
Não tem dia não tem hora nem noite nem madrugada
Encontra de hora em hora o perigo na emboscada
Ele só encontra espinho não tem flor na sua estrada
Policial não é medroso policial é corajoso
Vê o perigo e dá risada.

Você tem coragem de denunciar um crime


Quem já presenciou um crime, ou quem ainda não, o que faria se tivesse convivido essa situação?
Diante disso muitos se perguntam qual seria a coisa certa a ser fazer, denunciar ou ir em embora fingindo que nada estivesse acontecendo?

E se você ou seu filho fossem a vítima, o que pensaria da pessoa que viu e nada fez?
Já imaginou que isso poderia esta acontecendo agora mesmo?

Estamos dando esse espaço para que todos os nossos visitantes e seguidores denuncie qualquer tipo de crime que esteja acontecendo a sua volta. Todas as pessoas podem ligar para os telefones de emergencia ao lado ou ate mesmo nos mandar comentários para que, assim, a Policia possa fazer a parte dela.... contamos agora com a sua.....

Mulher é presa tentando entrar com maconha na vagina em delegacia no interior.

O dia de visitas das presas que cumprem pena na Segunda Delegacia de Polícia de Mossoró ficou agitado na tarde de ontem. É que visitantes e presas não esperavam a ação de agentes da Delegacia de Combate ao Narcotráfico (DENARC) com o apoio de duas agentes penitenciárias. Na ocasião, a polícia flagrou a dona de casa Bruna Mariana Ambrósio, de 20 anos, quando ela tentava entrar com 11 gramas de maconha embalados numa camisinha e escondidos na vagina. A droga foi encontrada durante a revista íntima feita pelas duas agentes. Levada para prestar depoimento ao delegado Denys Carvalho, responsável pela Denarc em Mossoró, Mariana disse que estava levando a droga para Antônia Gleidiana Soares, que cumpre pena por tráfico de entorpecentes. No entanto, a polícia verificou que Mariana estava lá para visitar outra presa, Ana Clésia da Silva Martins, que também cumpre pena por tráfico. As três prestaram depoimento ao delegado e Bruna responderá a três por tráfico de entorpecentes, introdução de entorpecentes em ambiente prisional e ainda associação para o tráfico de drogas. Já Clésia e Gleidiana responderão por tráfico. De acordo com o bacharel Denys Carvalho, a polícia já estava desconfiando da entrada de drogas no local por meio das visitas e por isso a revista foi intensificada.
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com Gazeta do Oeste

Saiu no Gazeta do Oeste : Homem é pego por populares tentando estuprar menina

APODI - Policiais da 3ª Companhia de Polícia Militar de Apodi, sob o comando do Capitão Marcos Carvalho Honorato, prenderam Igor Rogério da Silva Batista, 23 anos, natural de Natal, acusado de tentar estuprar uma adolescente de 16 anos que se encontrava em sua residência. Chegando ao local, a Polícia Militar percebeu uma grande movimentação da população com o intuito de linchar o acusado, que já havia pulado o muro da casa da vítima e se encontrava escondido em outra residência vizinha. O mesmo foi detido e conduzido até a Delegacia da Polícia Civil onde foi lavrado o flagrante pelo bacharel Luís Antonio. O que mais revoltou a população é que a adolescente que o vendedor Igor Rogério da Silva Batista tentou estuprar em Apodi é portadora de necessidades especiais e se encontrava sozinha em sua residência no momento em que ele a pegou.
PRISÃO - Foi tomada de assalto uma moto Honda Fan de cor preta, placa MZE 6105 (RN), no Sítio Bela Vista no Vale do Apodi. Na ocasião, dois elementos armados de revólver renderam a vítima e levaram a moto e uma certa quantia em dinheiro, vale ressaltar que os elementos ainda fizeram um assalto em uma outra casa. A polícia foi acionada e o Grupo Tático de Operações (GTO) passou toda a noite e a madrugada em busca desses assaltantes, e que ao amanhecer do dia os policias conseguiram localizar a moto, que já estava sem a roda traseira e abandonada a beira de uma estrada. As rondas continuaram e ao se aproximar da casa de Altino Duarte Noronha, o mesmo correu para dentro de casa e efetuou um disparo contra os policiais, os quais cercaram a casa e efetuaram a prisão dele, com quem foi encontrado um revólver calibre 38, com quatro projéteis intactos e um deflagrado. O acusado está sendo autuado por porte ilegal de arma. A operação foi comandada pelo Capitão Marcos Carvalho, da 3ª Companhia de Polícia Militar de Apodi.

Roubo


Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou
violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de
resistência:
Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos, e multa.
§ 5º acrescentado pela Lei nº 9.426, de 24.12.96.
§ 1º - Na mesma pena incorre quem, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência
contra pessoa ou grave ameaça, a fim de assegurar a impunidade do crime ou a detenção
da coisa para si ou para terceiro.
§ 2º - A pena aumenta-se de um terço até metade:
I - se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma;
II - se há o concurso de duas ou mais pessoas;
III - se a vítima está em serviço de transporte de valores e o agente conhece tal
circunstância.
IV - se a subtração for de veículo automotor que venha a ser transportado para outro
Estado ou para o exterior50;
V - se o agente mantém a vítima em seu poder, restringindo sua liberdade.
§ 3º - Se da violência resulta lesão corporal grave, a pena é de reclusão, de 7 (sete) a 15
(quinze) anos, além da multa; se resulta morte, a reclusão é de 20 (vinte) a 30 (trinta) anos,
sem prejuízo da multa.
Fonte: código penal

Furto


Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.
§ 1º - A pena aumenta-se de um terço, se o crime é praticado durante o repouso noturno.
§ 2º - Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.
§ 3º - Equipara-se à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico.
Furto Qualificado
§ 4º - A pena é de reclusão de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa, se o crime é cometido:
I - com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa;
II - com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza;
III - com emprego de chave falsa;
IV - mediante concurso de duas ou mais pessoas.
§ 5º - A pena é de reclusão de 3 (três) a 8 (oito) anos, se a subtração for de veículo automotor que venha a ser transportado para outro Estado ou para o exterior. (Acrescentado pela L-009.426-1996)
Furto de coisa comum
Art. 156 - Subtrair o condômino, co-herdeiro ou sócio, para si ou para outrem, a quem legitimamente a detém, a coisa comum:
Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.
§ 1º - Somente se procede mediante representação
§ 2º - Não é punível a subtração de coisa comum fungível, cujo valor não excede a quota a que tem direito o agente.
Fonte: código penal

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Telefones de EMERGENCIA


Agora para atender população apodiense e região, alem do 190, a Policia Militar conta com mais dois CELULARES de EMERGÊNCIA, 96057650 RADIO PATRULIA e 96346039 GTO (grupo tático operacional), que são usados nas próprias viaturas para que, desta forma, o atendimento ao público tenham ainda mais rapidez. Lembrando que todas as linhas estão abertas 24 horas por dia!

Dicas para segurança em casa


Proteja sua família



1. Pense na possibilidade de ter um cachorro
O latido de um cachorro pode ser uma barreira eficiente contra ladrões. Coloque um aviso ‘Cuidado com o Cão’ na cerca da frente ou no portão.
2. Garagens e galpões são alvos
Proteja garagens e galpões com fechaduras de qualidade e mantenha sempre trancados objetos de valor como bicicletas, computadores e ferramentas elétricas.
3. Tranque sempre
Tranque sempre portas e janelas de acesso, mesmo que esteja saindo apenas por alguns minutos. 4. Casas desocupadas são um alvo
Faça com que sua casa pareça ocupada, mesmo que você não esteja lá. Não feche as cortinas e persianas durante o dia. Abaixe o volume do seu telefone.
5. Não ofereça um lugar para os ladrões se esconderem
Mantenha jardins, árvores e arbustos aparados e certifique-se de que as cercas não tirem a visibilidade.
6. Escadas naturais são um risco
Não proporcione acesso fácil a varandas e janelas do segundo andar, por exemplo: recipientes para lixo, treliças, árvores, cercas próximas.
7. Seja observador
Os criminosos têm menos probabilidade de visar uma casa se acharem que estão sendo observados.
8. Não esconda suas chaves reserva
Nunca forneça cópias de suas chaves da casa para entregadores ou amigos. Não escondas as chaves reserva em lugares óbvios próximos à sua casa.
9. Não faça propaganda de seus objetos de valor
Nunca deixe objetos de valor como carteiras, chaves, computadores e jóias onde possam ser vistos facilmente pelo lado de fora.
10. Portas principais seguras
Coloque fechaduras de segurança de boa qualidade nas portas principais de sua casa e considere a instalação de um olho mágico na porta da frente. Mantenha as chaves reserva em um local próximo à porta para ter certeza de que possa sair rapidamente em caso de incêndio.

Drogas, últimas grandes apreensões


Polícia Rodoviária Federal de Mossoró apreende mais 7,4kg de crack

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam, no último domingo 7,4kg de crack, em um ônibus que fazia o itinerário Brasília/Natal.
O veículo foi abordado no KM 38 da BR-304, no posto policial em Mossoró, por volta das 11h30 de sábado, 19. Uma caixa no porta-malas chamou a atenção dos policiais, que identificaram a droga, mas não localizaram o proprietário. Diligências foram realizadas pela PRF até a estação rodoviária de Natal. Após monitoramento efetuado até as 9h da manhã do último domingo, foi presa Vanessa Maia Martins de Souza, 20, que se apresentou na rodoviária de Natal para o resgate da droga. Vanessa havia chegado a Natal de avião, vinda de Brasília e iria levar a droga para Mossoró. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Plantão Zona Sul, em Natal. Em 17 dias, a PRF já apreendeu 34 quilos de droga, entre cocaína, crack e maconha e prendeu dez pessoas por tráfico de drogas. Na última sexta-feira, a PRF já havia apreendido 2.974 gramas de cocaína, transportadas no ônibus que seguia de Belém para Natal. Foram presos Carlos Alberto Ferreira, 36, e Richard Stevens, 30.
Sueca é flagrada com cocaína

A Polícia Federal no Rio Grande do Norte realizou no último sábado mais um flagrante de cocaína no aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, região metropolitana de Natal, e prendeu uma estudante sueca, 22 anos, quando tentava embarcar para Portugal.
Por volta das 19h, policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes participavam de uma operação nacional denominada "All Inclusive II", quando através de raios X identificaram uma mala que inicialmente chamou a atenção pelo peso excessivo e por conter no seu interior, segundo as imagens, o que parecia ser utensílios de higiene pessoal, além de martelos.
Na mala, continha um pó branco escondido dentro de 26 escovas de cabelo e nos cabos de 31 martelos de borracha, cuja análise feita posteriormente pelos peritos da PF, acusou um total de 2,36kg de cocaína pura.
A acusada mora em Jönköping, Suécia. Com mais este flagrante, somente este ano a PF já registrou 14 ocorrências envolvendo estrangeiros.

A fiscalização continua...


Órgãos relacionados ao trânsito



Para conhecer as responsabilidades e competências específicas dos órgãos relacionados ao trânsito no Brasil, é importante esclarecer o que é o Sistema Nacional de Trânsito – SNT e os vários órgãos que o compõem. Este SISTEMA é responsável pela regulamentação das normas contidas no Código, estabelecimento de Diretrizes da Política Nacional de Trânsito, execução e controle dessa política. É indispensável, ao usuário do Sistema de Trânsito, saber disto , a fim de que possa relacionar-se, sem transtornos, desperdício de tempo ou desprazer, decorrentes do desconhecimento ou desinformação sobre o assunto. A definição do Sistema Nacional de Trânsito é: “o conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que tem por finalidade o exercício das atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização, julgamento de infrações e de recursos e aplicação de penalidades”. A política nacional de trânsito está, por definição institucional, sob a responsabilidade do Ministério da Justiça, a quem estão vinculados os dois órgãos máximos – o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, órgão normativo e consultivo, e o Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, órgão executivo. Sendo assim, a competência destes órgãos é regulamentar , normatizar, coordenar e fazer cumprir a legislação de trânsito. O CONTRAN é composto por representantes de seis Ministérios e presidido pelo Ministro da Justiça, cabendo-lhe, dentre outras atribuições, regulamentar as normas referidas no CTB. Ao DENATRAN, diretamente subordinado ao Ministério da Justiça, cabe cumprir e fazer cumprir a legislação de trânsito e a execução das normas e diretrizes estabelecidas pelo CONTRAN. Aos órgãos estaduais e municipais de trânsito resta implementar, por delegação de competência das instâncias federais, a política nacional de trânsito. Quanto aos DETRANs, a quem compete o registro e o controle de veículos e a habilitação de condutores, bem como, a função de fiscalização no seu âmbito de atuação, não há qualquer autonomia para regulamentar as normas do CTB. Além do monitoramento do DENATRAN exercido sobre os órgãos estaduais e municipais de trânsito, existe em nível de Câmara Federal, uma Comissão Especial Destinada a Acompanhar a Aplicação da Lei nº 9.503, de 23/09/97, que “Institui o Código de Trânsito Brasileiro”. (Aplicação do Código de Trânsito). Portanto, ao gestor de um órgão de trânsito, em quaisquer níveis, impõe-se a obrigação de desenvolver e priorizar ações em defesa da VIDA.
Fonte: Detran-RN

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Acusado de estupro é preso em Apodi


Populares observavam a ocorrencia


Rogério da Silva Batista 23 (acusado)


Por volta das 15:00hs na rua Adrião Bezerra, bairro Lagoa Seca, foi detido a pessoa de nome Igor Rogério da Silva Batista, 23 anos natural de Natal, acusado de tentar estuprar a menor de 16 anos de iniciais A.P.F.G.. Chegando ao local a Policia Militar percebeu uma grande movimentação da população com o intuito de linchar o acusado que já havia pulado o muro da casa da vitima e se encontrava escondido em outra residência vizinha. O mesmo foi detido e conduzido ate a delegacia para que seja lavrado o flagrante.

Policia Militar organiza questão de som no centro da cidade



Policia Militar de Apodi comandada pelo Capitão Carvalho iniciou neste fim de semana uma operação para acabar com o problema de som no centro da cidade. Há muito tempo esse problema já vinha sendo debatido e questionado pela população apodiense. A grande maioria reclamava da poluição sonora nos finais de semana na praça Robson Lopes, e visando a satisfação da população a Policia Militar estar fazendo a sua parte. Agora contamos com a ajuda e compreensão de todos para que esse trabalho tenha melhor continuidade.

Policiais Prontos para usar as Pistolas Não-Letais TASER


Pistolas TASER


Momento da Instrução

Hoje Policia militar de Apodi recebeu instruções para o uso da pistola Não-letal TASER, uma nova ferramenta que vem sendo usado pelas policia militar. Ela têm alcance de até 10 metros, distância na qual, segundo as estatísticas dos EUA,* ocorrem mais de 70% dos confrontos armados envolvendo policiais em serviço. Ao ser disparada a Taser lança no alvo dois dardos ligados à pistola por fios, de onde o operador pode regular a intensidade do choque elétrico e controlar o momento de desligar o dispositivo para, finalmente, dominar o suspeito. E para diminuir a possibilidade de errar o alvo, o equipamento já vem com mira laser acoplada.

Assista a uma pequena demonstração do uso da TASER

Empresário e flanelinha são mortos


A Primeira e a Segunda Delegacia de Polícia Civil têm a incumbência de investigar dois novos assassinatos que foram registrados durante o fim da semana que passou. A primeira vítima é o empresário Augusto Vicente Lopes Neto, que tinha 41 anos e era proprietário de uma academia de musculação. Por enquanto, ainda não existe suspeita do que teria motivado o crime. A segunda morte ocorreu no domingo, 20, e vitimou o ex-presidiário Luiz Evandro de Morais, que tinha 32 anos. Neste há suspeita.O primeiro assassinato ocorreu por volta das 20h10 do sábado, 19. Augusto Lopes estava bebendo com três amigos no Bar da Tripa, localizado na Avenida Presidente Dutra, bairro Alto de São Manoel (zona leste), quando foi surpreendido. O criminoso se aproximou, usando um capacete, e efetuou aproximadamente 10 disparos, todos à queima-roupa. O empresário não teve chance de se defender da investida e veio a óbito ainda no local. O atirador estava usando luvas, que faz a Polícia crer que ele já tinha experiência. Na fuga, o bandido ainda fez dois reféns.De acordo com a Polícia Civil, o criminoso atravessou a rua e rendeu um casal que passava pelo local em um veículo tipo VW Gol de cor branca e placa KFU-3945, Olinda (PE). O veículo pertence à empresa Sena, que atua na segurança privada. Os dois reféns, marido e mulher, foram obrigados a seguir o trajeto. Nas imediações da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) - antiga Cobal -, ele ordenou que o motorista parasse. De longe, a vítima ainda percebeu que o assassino subiu na garupa de uma motocicleta e disparou em alta velocidade.As vítimas foram à Delegacia de Plantão da Polícia Civil ainda na noite de sábado passado e prestaram queixa. O depoimento dos dois foi anexado ao processo instaurado para investigar a morte do empresário. Os primeiros levantamentos apontam que a arma utilizada era uma pistola de calibre 9mm, que desperta ainda mais a curiosidade dos investigadores. Pelo modo operacional, a Polícia diz não ter dúvida que foi uma execução, provavelmente motivada por vingança. Mas o que teria acendido essa rixa ainda é um mistério a ser desvendado.O segundo assassinato do fim de semana ocorreu em um bar conhecido como "Ciene", localizado no bairro Belo Horizonte (zona sul). O flanelinha Luiz Evandro de Morais tinha 32 anos e morava na Rua João Paulo II, 11, Belo Horizonte. De acordo com a mãe da vítima, Francisca Matias Souza Silva, o filho passou cerca de seis meses preso, acusado de receptação e chegou a ser condenado. Ele estava em liberdade havia quatro meses. O caso está sendo investigado pela Segunda DP e já existe uma possível suspeita, mas o nome ainda não foi revelado e nem o que teria motivado.
Itep registra dez mortes entre sexta-feira e sábadoO fim de semana em Mossoró e região voltou a ser marcado pela violência. Somente entre a sexta-feira, 18, e o fim da tarde de ontem, o Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) de Mossoró registrou a entrada de 11 corpos, mas uma das mortes ocorreu por causa natural.Além da morte de Augusto Lopes, dono de uma academia de musculação, e do flanelinha Luiz Evandro, o Itep registrou a entrada de Bruna Patrícia da Silva, 23, dona-de-casa, vítima de suicídio; Josiel Ferreira da Silva, 58, pedreiro, acidente de trabalho; Manuel Cunha Filho, 53, agricultor, acidente de trânsito; Adalberto de Moura Pinheiro, 41, operador, acidente de trânsito; Francisco Santos de Paiva, 51, encarregado de manutenção, acidente de trânsito; Alex William do Nascimento Silva, seis anos, causa não identificada; José Ari da Silva Pereira, 29, agricultor, acidente de trabalho; e Francisco Farias da Silva Júnior, 28, agricultor, acidente de trânsito.O décimo primeiro corpo necropsiado pelo Itep de Mossoró foi do agricultor Francisco Pinheiro de Sousa, que tinha 48 anos e morava na zona rural de Apodi. O Itep, que só é requisitado em casos de mortes violentas ou mortes naturais sob suspeita, removeu o corpo da vítima para a sua sede, mas depois constatou que ele sofreu um infarto.
Morte de empresário surpreendeu a todosA morte do empresário Augusto Vicente Lopes Neto, que tinha 41 anos e morava na Rua Eliba Gurgel, 37, bairro Abolição III (zona oeste), foi uma surpresa para familiares e também para os amigos mais próximos.Augusto era dono da Academia Novo Pique, que funcionava na parte da frente de sua residência. Na tarde desta segunda-feira, a equipe do DE FATO foi à academia do empresário, mas encontrou as portas fechadas e um aviso informando sobre sua morte.Para os vizinhos que conviviam com Augusto Lopes havia cerca de cinco anos, quando ele mudou a academia para o atual endereço, o crime foi uma grande surpresa. "Olhe, eu convivia todos os dias com Augusto. A gente conversava muito e eu não tenho nada para falar sobre ele. A gente não entende como uma coisa dessa acontece", desabafa um dos vizinhos.Já, uma senhora, que também mora próximo à academia do empresário, disse que ainda não havia superado o trauma de perder um amigo tão querido. "Augusto era um cara querido por todos. Ninguém aqui nunca soube de nada a respeito dele", disse.Um terceiro morador do bairro, que também foi consultado pela reportagem, citou a violência do crime como uma das maiores surpresas. "Foi um crime muito violento. O cara chegou e deu um monte de tiro. Isso foi o que mais me impressionou. Não sei aonde é que esse mundo vai parar."O corpo de Augusto foi velado em uma igreja evangélica no bairro Alto de São Manoel, região que ele foi criado pelos pais, mais precisamente em frente à churrascaria O Laçador. O corpo foi enterrado somente na manhã de ontem porque a família resolveu esperar alguns parentes que moram fora.

SEGURANÇA DE APODI

Estamos acompanhando o trabalho da 3ª Companhia de Polícia de Apodi, que tem sido intenso. Gostaríamos de falar também sobre o trânsito de nossa cidade, que é vergonhoso.

Às vezes fico imaginando quem poderá resolver o problema. A polícia, o poder público ou o próprio povo?

A cidade só tem dois semáforos, mas não são respeitados. De quem é a culpa? Falta consciência dos condutores de veículos ou falta educação no trânsito de um modo geral? E diante dessas perguntas, quem é o culpado de tudo isso? Quem pode fazer alguma coisa no sentido de se resolver o problema?

De uma coisa eu tenho certeza... Se colocarem as faixas de pedestres, as placas de mão certa e contra mão e um pouco de conscientização, muda muita coisa. Pelo menos surge a idéia de moral no trânsito. É preciso também ficar de olho nos vândalos. Porque eles quebram as placas, mas se der a punição devida, as coisas mudam, e prá melhor.

Me desculepem pela maneira de me expressar, mas o número de acidentes ocorridos nos finais de semana em Apodi, é pequeno. Porque as desordens, os perigos, as pessoas trafegando embriagadas de moto e em carros, é sem controle. E ai, alguém acaba perdendo a vida por não saber que bebida não combina com álcool.

Fonte: http://erivanmorais.zip.net/

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Segurança no Transito

As motocicletas e os ciclomotores são hoje parte integrante do trânsito. Muitos dos seus condutores são inexperientes, apesar de arrojados. Assim, o motociclista precisa estar alerta em relação ao transito, aumentando a distância de seguimento sempre que possível. Na ultrapassagem, deve observar a mesma distância que deixaria se estivesse sendo ultrapassando. Lembrando também que em hipótese alguma deve-se esquecer o uso do CAPACETE. Para saber o porque veja o vídeo abaixo.




Já para os motoristas veja o vídeo abaixo e verá o motivo para o uso do CINTO DE SEGURANÇA.



HEAVEN CAN WAIT BELT UP (O Céu pode esperar, use cinto de segurança)

Pense...... Reflita....



O Que você pode fazer para mudar o mundo

Comece mudando a si mesmo. Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo...


Cuide da Saúde do Planeta. Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e conseqüências de sua exploração...


Seja responsável: não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista, não seja vingativo. Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres...


Acredite em um mundo melhor. Coragem, Honestidade, Sinceridade, Fé, Esperança são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua Honra e Caráter. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo...


Tenha Humildade, faça o Bem, trabalhe. Não tenha medo de errar, com humildade se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor de teu esforço para alcançar seus objetivos ...


Busque a Verdade, a Perfeição, uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida...


Defenda, participe, integre-se à luta pacífica pela Justiça, Paz e Amor. Um mundo justo é pacífico, e onde há paz pode-se estar preparado para viver um grande Amor...

Comando da PM em Apodi ressalta trabalho na região


O comandante da 3ª Companhia de Policia Militar de Apodi, Capitão Jose Marcos Honorato de Carvalho, que tem vasta experiência e credibilidade nos quadros da Polícia Militar do Rio Grande do Norte foi promovido aspirante a oficial em 1997 e já comandou os pelotões das cidades de Luís Gomes, São Miguel, Caraúbas, e as companhias de Areia Branca e Angicos. Em 1999, Carvalho foi comandante do Pelotão de Apodi e hoje volta a comanda a 3ª Companhia que jurisdiciona cinco cidades da região. O trabalho do Capitão Carvalho em Apodi já começa a surti efeitos positivos para a segurança da população, pois diariamente são realizados blitzen e policiamento ostensivo em bairros e comunidades rurais, nessa entrevista o capitão aborda vários assuntos relacionados à segurança dos apodienses. Confiram

Como está sendo a experiência de comandar a Cia. da Polícia Militar de Apodi?
Capitão Carvalho - De início posso dizer que Apodi é uma cidade muito boa de trabalhar, e de se morar também. Mesmo com poucos dias aqui já estou ciente de vários problemas que a região possui, e diante disso quero informar à população apodiense e região da qual segurança também é de minha responsabilidade, que já estão sendo feitos trabalhos como rondas em locais com maior frequência de criminalidade, barreiras policiadas nas entradas que ligam à região, melhoramos também o número de viaturas nas ruas, isso por que Apodi já possui tanto carros novos como motos ajudando na melhoria da segurança pública da região, temos também um blog próprio da Polícia Militar de Apodi que visa divulgar os trabalhos feitos pela Polícia Militar, e esse blog tem como finalidade também buscar opiniões, comentários e sugestões de todos para juntos achamos soluções para os problemas da cidade e região. Para isso conto com o apoio tanto da classe política como da própria população.

Qual a área de atuação da Cia. de Apodi. Quantas e quais cidades?
Capitão Carvalho - Atualmente, a 3ª Companhia da Polícia Militar de Apodi cobre as cidades Itaú, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Felipe Guerra e Caraúbas. Totalizando seis cidades.

Qual o tipo de ocorrência é mais frequente em nossa região?
Capitão Carvalho - Podemos destacar os casos de som alto, desordem por embriaguês e às vezes roubo a residências. Esses são os casos com maior frequência na região. Quero lembrar que devido ao intenso trabalho da Polícia Militar com prisões recentes de determinados elementos já se percebe uma diminuição relacionada a furtos e roubos, como também na taxa do índice de homicídios na região.

Muito se fala em aumento da criminalidade, como está esta questão na nossa região?
Capitão Carvalho - Primeiramente não devemos nos espantar com esse tipo de conversa, pois sabemos que esse tipo de comentário sempre chega de forma exagerada. Posso dizer que os problemas de segurança em Apodi e região vão ser resolvidos e para isso conto mais uma vez com a ajuda da população em geral, pois ela muitas vezes pode nos fornecer as informações necessárias para a solução de vários delitos. Hoje já existe um trabalho no Vale do Apodi, mais especificamente no setor da Várzea, onde estão sendo feitos um monitoramento de pessoas suspeitas de envolvimento com crimes na região, e nesse trabalho a polícia já conta com ajuda de fotos e endereços de alguns dos envolvidos, alertamos ainda a população que em casos de informações complementares que levem a identificações dos suspeitos (informações como: cor da pele, porte físico, marcas, cicatrizes ou tatuagens, cor dos olhos, sotaques que identifique uma provável naturalidade) ligue imediatamente para o 190 ou 3333:2703, que sua identidade será preservada e as informações serão de grande valor para Polícia Militar.

Então, qual a sua avaliação da realidade local em termos de segurança?
Capitão Carvalho - A realidade da segurança na região esta a cada dia melhorando, pois temos viaturas novas, motos nas ruas, estamos esperando a chegada de mais uma viatura e novos policiais que estão se formando na cidade de Mossoró.

Muito se discute sobre drogas, vandalismo e atos de violência envolvendo menores. Isso seria uma questão apenas de Segurança Pública?
Capitão Carvalho - Devemos destacar que segurança publica é um assunto que envolve a todos, tanto a polícia a população em geral e a classe política. Em relação a alguns atos praticados por menores como Menor ao Volante, envolvimento com furtos e drogas, a Polícia Militar esta fazendo os procedimentos cabíveis diante da situação, e muitos dos atos envolvendo menor são de responsabilidade também do Conselho Tutelar.

Sabemos que a Polícia Militar, além de atuar na repressão à criminalidade, também atua na prevenção com várias ações. Fale um pouco a respeito.
Capitão Carvalho - Sobre prevenção como já falei anteriormente, estão sendo feitas rondas ostensivas tanto na cidade como nas zonas rurais, estão sendo feitas barreiras com intuito de buscar armas, e estou em meu gabinete de segunda e sexta-feira ao dispor de todos para atender e receber sugestões para a melhoria da segurança pública da região.

Apodi tem um dos piores trânsitos do interior do RN, o que o senhor pretende fazer para mudar essa realidade?
Capitão Carvalho - O trânsito de Apodi já é um problema antigo e vejo que todos desejam uma melhoria neste caso. Estou pensando em sentar com outras autoridades da cidade para tentar sanar esse problema.

Como é o relacionamento da Polícia Militar com a Polícia Civil em nossa cidade e na região?
Capitão Carvalho - Temos muitas obrigações em comum, mas vale lembrar que uma de nossas maiores obrigações é o policiamento ostensivo, enquanto que o da Polícia Civil é a parte investigativa e confecção do Inquérito Policial. Ambas trabalham em conjunto sempre trocando informações e buscando os esclarecimentos ainda mais rápidos dos crimes e as punições dos envolvidos.

Fonte: http://www.gazetadooeste.com.br/cidades4.php

Alcoolizado

cidadão bastante alterado


Nível muito alto de álcool no sangue

Eram 21:00Hs da noite de Sábado, quando o senhor Erivan da Mota Morais, 38 anos, agricultor, natural de Apodi, foi preso em flagrante por embriagues ao volante, além de quebrar um cone da polícia militar. O mesmo, passou por uma barreira policial em uma moto, placa MXI-8691 e quando o policial pediu para o mesmo voltar, percebeu que o acusado apresentava sinais de embriagues, e quando abordado o indivíduo pegou um cone e jogou no chão, sendo dado voz de prisão e em seguida o teste do bafômetro que acusou uma concentração de álcool de 1.45mg/L por litro de sangue. O mesmo foi conduzido a Delegacia de polícia para ser lavrado o flagrante.

domingo, 20 de setembro de 2009

Preso no centro comercial.

Foi conduzido a Delegacia de Polícia civil

Por volta das 13:00Hs, no centro comercial de Apodi, foi preso em flagrante de delito a pessoa de Eduardo Elivelton de Oliveira, 18 anos, natural de Apodi, o mesmo arrombou um depósito de um comerciante na rua Margarida de Freitas. Ao chegar ao local, a policia constatou que o mesmo ainda se encontrava dentro do estabelecimento, e quando percebeu a presença da polícia empreendeu fuga e saiu pulando muros e logo foi preso pela polícia próximo ao supermercado Queiroz.

Operação Policial em Itaú-RN

Policiais fizeram a prisão

Teste de etilômetro -( Bafômetro)

Uma operação realizada ontem na cidade de Itaú-RN, sob o comando do SGT. Nogueira com a participação dos policias Anystônio, Cavalcante e Albeci por determinação do comandante da companhia o Cap. Carvalho, onde foram abordados vários veículos e pessoas no intuito de recuperar veículos roubados e armas, resultou na prisão em flagrante de delito da pessoa conhecida por Marcos Djavam Alves, vulgo pino em razão do mesmo ter dado o chamado cavalo de pau em frente a viatura policial e em seguida empreendeu fuga tendo sido perseguido pelos policiais de serviço e alcançado no assentamento paraná municipio de Itaú, devido estar apresentando sintomas de embriagues alcoolica, o dito cidadão foi conduzido e submetido a um exame etílico o qual apresentou 0,56mg/L, momento em que recebeu voz de prisão e foi conduzido para delegacia de policia para os procedimentos de praxe.

Assalto no vale


Moto recuperada do assalto

Revolver calibre 38

Por volta das 21:00Hs do dia de ontem, no sítio Bela Vista, zona rural de Apodi, foi tomado de assalto uma moto Honda Fan de cor preta, placa MZE 6105 (RN) na ocasião dois elementos armados de revolver renderam a vítima e levaram a moto e uma certa quantia em dinheiro, vale ressaltar que os elementos ainda fizeram um assalto em uma outra casa. A policia foi acionada e o GTO passou toda a noite e a madrugada em busca desses assaltantes, e que ao amanhecer do dia os policias conseguiram localizar a moto, que já estava sem a roda traseira e abandonada a beira de uma estrada. As rondas continuaram e ao se aproximar da casa de Altino Duarte Noronha, o mesmo correu para dentro de casa e efetuou um disparo contra os policiais, os quais cercaram a casa e efetuaram a prisão do elemento, e com ele foi encontrado um revolver calibre 38, com quatro projéteis intactos e um deflagrado, o acusado está sendo autuado por porte ilegal de arma.

Acidente fatal

Como sempre: Curiosos prejudicam o trabalho da polícia

O corpo ficou ao lado da moto

Perícia



Por volta das 5:00hs da manhã, a central de operações da policia militar de Apodi, recebeu uma ligação informando que nas proximidades do bairro bico torto havia ocorrido um acidente de trânsito com vítima fatal, ao chegarmos ao local, constatamos o fato e que se tratava de um cidadão do sítio Melancias, que vinha na companhia de uma outra pessoa que ainda estava com vida e que foi socorrida por populares até o hospital Hélio Morais Marinho, os mesmos estavam em uma moto Honda Titan Ks de cor azul, placa MYO 5637 (Felipe Guerra-RN). A vítima estava sem documentação, por isso não conseguimos pegar os dados pessoais. O corpo foi periciado e conduzido até Mossoró pelo ITEP onde são aguardados os parentes para a liberação do corpo.

Indivíduo conduzia um facão



Ontem, por volta das 19:00hs, o senhor por nome Antônio Alves, estava praticando desordem nas proximidades da rua Joana Ester Soares, o mesmo foi abordado pela polícia e com ele foi encontrado um facão. Os policiais conduziram o indivíduo até a delegacia civil desta cidade para os procedimentos cabíveis.

Comando do 2º BPM prepara novo plano de policiamento para implantar em Mossoró

O comandante do Segundo Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM), coronel Elias Cândido, enviou ao comando de Natal um novo plano de policiamento para Mossoró.
Dentre os pontos de maior destaque estão a renovação da frota de veículos; o aumento do contingente policial; a reativação das bases comunitárias, com a implantação do policiamento por quarteirões; e a divisão das rondas por zona de atuação.
O projeto visa descentralizar o contingente distribuindo o efetivo em duas áreas de atuação, distribuídas ente as zonas Norte e Sul da cidade. O ponto limite seria a antiga linha ferroviária da Estação das Artes, no Centro de Mossoró, obedecendo o atual marco divisório da Polícia Civil que distribuiu as jurisdições da primeira e segunda delegacias de polícia.
Para colocar o plano em operação o comandante Elias Cândido contará com o reforço de 20 novos carros, vinte novas motos, que deverão trabalhar em parceria com o efetivo e a frota motorizada do Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), hoje sob o comando do capitão Gomes.
Dos vinte novos carros previstos para equipar o 2º BPM, oito já foram entregues e o restante deverá chegar até o final deste mês. Outras 10 novas motocicletas também estão sendo aguardadas. Elias Cândido disse que além da renovação da frota, a PM de Mossoró recebeu recentemente 70 coletes à prova de bala e mais um lote de pistolas Taser M-26, armamento considerado não-letal.
A viabilização do projeto também passa pelo reforço do contingente com a formação dos alunos do Curso de Formação de Soldados, que deverão estar graduados até o final do mês de novembro.
Efetivo será dividido em zonas de atuação
Para proporcionar uma otimização do policiamento ostensivo, o comando da Polícia Militar preparou uma estratégia de descentralização. O Grupo Tático de Operações (GTO) será distribuído em três zonas de atuação. O centro financeiro e comercial de Mossoró contará com uma equipe que priorizará as rondas durante o horário comercial.
Nos bairros, cada equipe será composta por uma viatura do 2º BPM e duas motos do DPRE. "Acreditamos que o plano irá proporcionar uma alavancada no policiamento da cidade", destacou o coronel Elias Cândido.
As equipes ficarão restritas em cada bairro de atuação e só poderão ser deslocadas com autorização da Central de Operações da Polícia Militar (Copom), em casos de extrema emergência, quando serão destinadas a dar apoio a outra equipe que esteja atendendo ocorrência de maior vulto. A cavalaria irá trabalhar de forma itinerante nos bairros onde houver maior número de ocorrências e contará com o auxílio do Serviço de Inteligência, da "Segunda Seção".
Modelo implantado no Ceará servirá de referência
Visando uma maior participação da comunidade no combate à violência, o comando pretende implantar um projeto semelhante ao que vem sendo usado com sucesso pela Polícia Militar do Ceará, com a "Ronda de Quarteirões", projeto modelo de segurança.
Na primeira etapa já está em operação e passa por um levantamento das condições da estrutura física da bases comunitárias. Segundo o coronel Elias Cândido, uma equipe da Secretaria de Segurança fez uma levantamento da atual situação das bases comunitárias para providenciar reforma, estruturação e a construção de novas bases.
A comunidade terá oportunidade de participar do plano de policiamento. O projeto pretende organizar debates entre líderes comunitários, setores da segurança pública e defesa social. "Os contatos já foram iniciados. Falta apenas marcar a data das reuniões", declarou comandante do 2º BPM.
Atualmente existem bases comunitárias nos bairros Santa Helena, Abolição III, Bom Jesus, Belo Horizonte, Sumaré, Estrada da Raiz. As primeiras unidades a serem reformadas serão as dos bairros Redenção e Malvinas. O Macarrão, no bairro Aroporto, será contemplado com uma nova base comunitária. Quando estiverem em operação, cada base será estruturada com três policiais, uma viatura do bairro e duas motos.
As unidades em operação já podem contar com a participação dos futuros soldados da Academia de Polícia, que estarão atuado em forma de estágio no atendimento à população. "Os alunos irão atender aos chamados e caso necessitem, requisitarão o apoio do Copom", explicou Elias Cândido.
Escalas de serviço
Dentre as medidas já em prática de preparação para o novo plano de policiamento está uma antiga reivindicação dos policiais: a redução da escala de serviço.
De acordo com o comandante, o antigo quadro de horários foi alterado 24 horas de serviço por 48 horas de folga, para 12 horas de serviço por 24 horas de repouso, podendo chegar ainda a 12 horas de trabalho por 48 horas de folga, proporcionando uma melhora consideravelmente no tempo de descanso dos policiais.