sábado, 19 de setembro de 2009

Rocam: Velocidade e Agilidade.

Policiais preparados e capacitados

Pessoas são constantemente abordadas pela Rocam

Policiais entram em casas abandonadas


Durante as abordagens foi encontrado latinhas de refrigerantes que são usadas para o consumo do "crack".


Hoje, por volta das 14:00Hs, uma equipe de policiais da Rocam, realizaram um trabalho ostensivo no bairro lagoa seca e conjunto garilândia, na ocasião foram feitas abordagens e entrada em prédios abandonados, a medida visa combater o tráfico de drogas e a criminalidade. Destacamos a importância desse trabalho, e o trabalho do Sargento Noronha, que é responsável por uma equipe de policiais preparados para o policiamento com motos.

Segurança reforçada na Feira Livre.

Acusado
Alguns objetos recuperados pela polícia

Pequenos furtos estavam acontecendo na feira livre

Hoje, por volta das 09:00Hs, uma equipe da ROCAM ( Rondas Ostensivas com Apoio Motorizado) e a RP ( Rádio Patrulha), após uma operação na feira livre de nossa cidade, conseguiu prender a pessoa de Pedro Avelino de Morais Neto, 20, desocupado, natural de Apodi e um menor C.A.C.S, que são acusados de praticar pequenos furtos na feira aos sábados. Cap. Carvalho intensificou o policiamento em toda área comercial no sentido de coibir a ação desses indivíduos. Os acusados foram levados até a Delegacia de plantão para se feito os procedimentos cabíveis.

Comentário da Eliane: Obrigado!



"Muito bem cidadão, eu creio que o senhor já me rotulou. Acredito que me enquadro perfeitamente na categoria que o senhor me colocou. Eu sou estereotipado, marcado, bitolado, matador, coxinha, e etc.
Teria o direito, mas não vou porém, rotulá-lo.

Mas desde que nascem, seus filhos ouvem falar que eu sou o "Bicho-Papão", e depois o senhor fica chocado quando eles se identificam como meu maior inimigo: O criminoso!

O Senhor é capaz de gastar uma hora para almoçar e interrompe o serviço para tomar muitos cafezinhos por dia, mas me considera um "coxinha vagabundo e aproveitador" se paro pra tomar uma xícara.

O Senhor se orgulha de seu refinamento primoroso, mas nem exita em interromper minhas refeições com seus problemas.

O Senhor fica puto quando alguém o fecha no trânsito, mas se eu o pegar fazendo a mesma coisa, estarei lhe perseguindo.

O Senhor conhece todo o CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO porém, nunca porta os documentos obrigatórios.

O Senhor acha que é um abuso, eu dirigir minha viatura em alta velocidade, mas quando tú és a vítima, sobe pelas paredes se eu demoro 2 minutos para chegar na sua casa.

O Senhor acha que faz parte do meu trabalho se alguém me fere, mas diz que é "truculência da maldita polícia" se eu devolvo uma agressão.

O Senhor nem cogita em dizer ao seu dentista como arrancar um dente ou ao seu médico como extirpar seu apêndice, mas está sempre me ensinando como é que devo aplicar a lei.

O Senhor brada: "É preciso fazer algo pra combater a violência" mas fica furioso se eu o arrolo como testemunha de algum fato.

RESUMINDO: O Senhor não vê utilidade para minha profissão, mas certamente ela se tornará valiosa se eu trocar um pneu furado de sua esposa, salvar seu filho com uma respiração boca-a-boca, ou trabalhe muitas horas extras procurando por sua filha que sumiu.
Então, o senhor pode dizer todos os nomes feios possíveis, mas nunca se esqueça que sua vida depende de mim e de meus colegas...

Prazer cidadão, sou POLICIAL MILITAR!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

AGRADECIMENTOS



Temos sentado dia pós dia, compartilhando nossas noticias, nossas informações, nossos comentários, nossos erros... E desta forma queremos agradecer aos nossos visitantes, seguidores e a todos aqueles que com comentários, opiniões e sugestões têm contribuído para o avanço de nosso blog. E peço humildemente que continuem nos visitando e nos enviando seus pensamentos sobre os mais variados conteúdos aqui abordados.....


Desde já desejamos a TODOS um FIM DE SEMANA cheio de PAZ....

REFLEXÃO BÍBLICA

Também você, marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e por isso deve ser tratada com respeito. (1 Pe 3.7a).

Veículos Roubados que foram recuperados


Recupeada em frente ao Motel Libido

Encontrado no Sítio do Gós

Recuperada nas proximidades do CAIC

Esses são alguns dos veículos roubados que já foram recuperados e entregues as seus respectivos donos neste mês.

VIOLÊNCIA NO OESTE


Caraubense pratica latrocínio na PB


A Polícia de Catolé do Rocha prendeu o caraubense Carlos André Dantas de Oliveira, de 32 anos, acusado de um latrocínio.

A vítima foi o agricultor Francisco de Assis Amaro de Oliveira, que teria se recusado a entregar ao assaltante uma moto YBR.

Carlos André, depois do crime em Catolé do Rocha fugiu na direção do Rio Grande do Norte, sendo preso em casa pelo delegado Roberto Moura, em Patu.


Nota do blog: Duas coisas impressionam nesta notícia. Primeiro é o fato deste assaltante ser de Caraúbas. É que a maioria dos assaltantes presos ou mortos nos últimos meses são de Caraúbas. Segundo é a frieza deste bandido de atirar para matar por motivo tão banal. Deixa a impressão que qualquer um pode ser morto a qualquer momento, tamanho é o número de assaltos que estão acontecendo.


Fonte: http://evanioaraujo.zip.net/

Policia Militar recupera moto roubada




Os resultados do trabalho realizado pela policia militar para a melhoria do transito da cidade vem se mostrando muito benéfico para toda a população apodiense, pois desta vez foi através de uma barreira policial que a PM conseguiu recuperar a moto CG 125 Titan de cor vermelha e Placa MYI - 8719 que tinha sido roubada em mossoró no mês de Julho.


Pedimos ainda que se alguém tentar vender ou oferecer motos com os preços muito baixo, entre em contato com a policia militar através do numero 190, 33332703 ou 96057650 e denuncie, pois esta pode ser produto de roubo. Desta forma você esta contribuindo para a melhoria da segurança de nossa cidade.


REGRAS PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA NO TRÂNSITO





1-Mantenha-se a uma distância segura do veículo que está a sua frente;

2-Só utilize o farol alto em vias sem iluminação pública;

3-Pare junto ao meio-fio ou no acostamento para embarque ou desembarque de passageiros e cargas;

4-Quando passar em frente a uma escola, diminua a velocidade pois é comum sempre ter uma criança atravessando a rua;

5-Dê passagem pela esquerda quando solicitada por outro veículo;

6-Respeite o sinal amarelo. Não faça dele um complemento do verde;

7-Facilite a passagem dos carros de bombeiros, ambulâncias, polícia e veículos precedidos de batedores;

8-Não aceite provocação de outro motorista;

9-Não Dificulte a passagem de pedestres, principalmente crianças, pessoas idosas e portadoras de deficiência física;

10-Não costure no trânsito, ultrapasse apenas pela esquerda;

11-Preste socorro a vítimas de acidentes;

12-Evite ficar buzinando o tempo todo. Isso provoca é sustos desnecessários;

13-As placas de identificação do veículo devem estar em bom estado de conservação e legíveis. Durante a noite, a placa traseira deverá estar iluminada quando o carro estiver em movimento;

14-Não estacione sobre as calçadas. Calçada é lugar de pedestre, não de carro;

15-As luzes externas do veículo devem ficar acesas ao amanhecer;

16-Lembre sempre de conduzir no veículo os equipamentos obrigatórios; triângulo, estepe e extintor.
Fonte: Detran-RN.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Agentes penitenciários são afastados por permitir encontro de traficantes

Agente Francisco Ramilson trouxe traficante de Caraúbas e o colega Erivaldo José permitiu que ele se encontrasse com dois presos do PEP.


Dois agentes penitenciários da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania foram afastados de suas funções. Erivaldo José da Silva e Francisco Ramilson Cavalcante
facilitaram o encontro entre três traficantes, no Presídio Estadual de Parnamirim (PEP).

De acordo com publicação da Comissão Especial de Processos Administrativos da Sejuc, Francisco Ramilson é agente da cadeia pública de Caraúbas e na última terça-feira (15) veio a Natal acompanhado do traficante Erivan Augusto da Silva para que ele se encontrasse com outros dois traficantes do PEP.

O agente combinou com o colega Erivaldo para que o traficante Erivan conversasse com os presos Pedro Heleno da Silva e Eder Heleno da Silva, pai e filho, respectivamente. Estes dois, naturais do Acre, foram presos pela Polícia Federal e após condenação foram encaminhados ao presídio de Parnamirim.

Segundo Túlio, diretor do PEP, como os agentes Erivaldo e Francisco trabalharam juntos em Caraúbas e são amigos, articularam o encontro entre os traficantes.

“Eu estava em uma reunião na terça-feira e quando saí vi a movimentação nos corredor. Achei estranho e questionei ao agente Erivaldo o porquê daquilo, já que não conhecia os outros dois homens que estavam lá [Francisco e Erivan]. Depois disso, peguei os nomes dos dois e mandei recolher os presos novamente”, destaca.

Ao consultar as informações dos dois “estranhos”, Túlio descobriu que Francisco Ramilson era agente penitenciário lotado em Caraúbas e que Erivan responde a processo por tráfico de drogas em Mossoró.

Diante da situação, a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania decidiu afastar os dois agentes penitenciários inicialmente por 60 dias. Erivaldo José e Francisco Ramilson, inclusive, já respondem a processos administrativos por outros desvios de conduta.


Fonte: http://www.nominuto.com/noticias/policia/agentes-penitenciarios-sao-afastados-por-permitir-encontro-de-traficantes/38446/

Consciência?

Muitos não respeitam o semáforo

Faixas de pedestres não são respeitados



Existem dois semáforos em nossa cidade, um no centro comercial e outro na BR, e por não ter fiscalização de trânsito nesses locais, eles não são respeitados, como também algumas poucas e apagadas faixas de pedestre que passam despercebidos pelos condutores de veículos. A faixa que fica em frente ao colégio Antônio Dantas e serve para a segurança dos alunos não é respeitada, usem a consciência, vamos melhorar nossa cidade.

Mais um avanço no trânsito

Vamos procurar fazer a coisa certa

Vamos ficar atentos aos contornos

Apartir de hoje a policia militar vai fiscalizar os contornos e retornos das ruas de nossa cidade, para que assim o trânsito possa fluir com mais rapidez e segurança. O Cap. Carvalho já orientou a todos os policiais e as viaturas que façam o contorno em frente ao Motel Líbido, e assim evitem passar pela frente do colégio Antônio Dantas. Aos poucos vamos organizar a situação do trânsito. Agradecemos a todos os comentários, e mandem mais sugestões.

Polícia Civil: Dr. Luiz Antônio da Silva Filho


Desde o início do mês, a delegacia de polícia de Apodi conta com um novo delegado, o bacharel Luiz Antônio, natural de Cajazeiras - PB, que Já trabalhou em Mossoró, Natal, Alexandria e agora vai prestar serviço em nossa cidade, em pouco tempo já está mostrando serviço, de ontem para hoje a civil já prendeu um arrombador e três receptadores, como também um indivíduo por adulteração de veículo. A polícia civil e a policia militar vão trabalhar juntas para garantir a sociedade apodiense uma segurança pública de qualidade.

Comerciante sofre tentativa de assalto próximo à Caixa em Mossoró


O proprietário de uma lotérica, que não teve seu nome divulgado pela polícia, sofreu tentativa de assalto quando estava em frente à agência da Caixa, localizada na rua Coronel Gurgel.
Segundo a Polícia Militar, dois homens em uma moto Fan, preta, placa MZY-8790, aproximaram-se da vítima e exibiram suas armas indicando tratar-se de um assalto.
A ação foi percebida por populares que passavam pelo local e os bandidos desistiram do assalto.
Várias viaturas, inclusive uma equipe do Grupo Tático de Operações (GTO), foram deslocados até a agência, mas não conseguiram prender a dupla de assaltantes.
Fonte:O mossoroense

Atropelamento

Começe bem o dia!


Acusado de pedofilia tenta se matar com barbante

O acusado de estupro Valdeci Francisco Lima, de 82 anos, encontrado na companhia de três meninas de 10, 11 e 12 anos de idade, no município de Baraúna, tentou suicidar-se na cela onde está preso, na Delegacia Regional de Mossoró. O ancião usou um barbante para tentar tirar a própria vida, mas foi impedido por seus companheiros de cela.Valdeci Francisco Lima divide cela com outros 16 presos e desde que foi autuado em flagrante vinha dizendo que, caso ficasse enclausurado, tiraria a própria vida, pois não aguentaria viver numa prisão.Não se sabe de onde ele teria tirado o barbante utilizado para se suicidar. De acordo com informações obtidas na Delegacia Regional, os outros presos perceberam a ação de Valdeci quando ele já havia amarrado o cordão em volta do pescoço e tentava se enforcar. Foi então que eles seguraram o ancião e o impediu de continuar o que estava fazendo.Valdeci Francisco é acusado de pedofilia e está aguardando decisão da Justiça para o seu pedido de cumprir pena domiciliar.Ele foi preso em flagrante numa ação conjunta da Polícia Militar com o Conselho Tutelar de Baraúna, que o flagraram no momento em que estava em sua residência acompanhado de duas crianças de 10 e 11 anos e uma adolescente de 12. Duas delas eram irmãs.Ele negou que estivesse praticando atos libidinosos com as meninas e disse à polícia que as ajudava oferecendo-lhes dinheiro e comida porque elas pertencem a famílias carentes. Ele disse ainda que as mães das garotas sabiam da ajuda oferecida por ele, fato que levou a suspeita de que as mulheres sabiam do abuso sofrido pelas filhas.A polícia de Baraúna ainda vai ouvir as mães das meninas encontradas com Valdeci e investigar se elas eram coniventes com o acusado.
Fonte: Gazeta do oeste

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O blog que mais cresce em Apodi!

Quarenta e dois seguidores

Mais de seis mil acessos
Pouco mais de um mês e o blog da "Polícia" como é mais conhecido pela sociedade apodiense, vem crescendo em número de seguidores e de visitas, isso graças ao respeito que o blog conquistou e as informações que diariamente são postadas aqui. Agradecemos a todos que desde o início vêm acompanhando o nosso trabalho.

Acidente grave hoje em Apodi-RN.

Muitos curiosos no local

Motorista ficou preso nas ferragens


Policiais organizaram o trânsito no local do acidente


Fiat ficou destruido



Carreta desceu no acostamento

Agora a pouco, por volta das 10:00hs da manhã, no conjunto IPE, saída para Mossoró, aconteceu um acidente de natureza grave envolvendo um FIAT UNO, (HXF 9792) e uma carreta tipo Scania (KDP 2400). O motorista do Fiat seguia sentido Apodi - Mossoró, quando tentou ultrapassar um veículo que estava parado e colidiu de frente com a carreta, o condutor da carreta permaneceu aguardando a polícia que prestou socorra ao condutor do Fiat que foi levado as pressas ao Hospital Regional Helio Morais Marinho. A versão do motorista da carreta é confirmada por duas testemunhas. A pessoa de Severino Tôrres Filho era o condutor da carreta, enquanto no outro veículo estava o senhor Leopoldo Aurino Lopes.

* Como sempre, muitos curiosos atrapalharam o trabalho da polícia. Uma dica: Quer acompanhar uma ocorrência? veja pelo blog!


Rondas Inteligentes! Participem....

Capitão Carvalho elabora sistemas de segurança para a nossa cidade
É notório o trabalho que a polícia militar de Apodi vêm realizando, no entanto nós queremos mais, e para isso queremos contar com a sua participação. A Companhia desenvolve um trabalho de rondas ostensivas que abrange todos os bairros da nossa cidade, passando pelas ruas, pelo centro comercial, enfim, todo um sistema. "polícia 24hs na rua"
A população vai ajudar de que forma?
Gostaríamos que você ai no seu bairro fizesse um levantamento, dos horários, das ruas, dos lugares, quem são, o que fazem, quais as características(se possível nomes), de pessoas e lugares que oferecem a você algum tipo de perigo a sua segurança, para que a Viatura possa fazer rondas mais específicas, agir com mais direcionamento. Todos os comentários serão analisados e estudados pelo Cap. Carvalho que fará as novas rotas. Contamos com a sua Participação.

Nosso serviço depende de você



190 ou 96057650

Nossa missão é trabalhar pela sua segurança, pela segurança de sua família e de sua comunidade. O que fazemos é mobilizar a população a ajudar as autoridades a combater o crime, a violência e a impunidade.

Nós somos o elo entre você e as autoridades. Somos o instrumento utilizado pelo povo para fazer valer seu direito à segurança e à paz.

Você não pode ficar 24 horas alerta ao perigo. Nem precisa. Nossa missão é fazer isso para você. Nós ouvimos a sua denúncia, nós ouvimos a sua voz. Sem precisar saber quem você é. Apenas contamos com sua vontade de ajudar.

A satisfação de nosso trabalho é saber que, por trás do resultado atribuído ao nosso serviço, exista uma operação policial de sucesso

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Fórum de Segurança aponta redução da violência no RN

O Rio Grande do Norte foi o estado do país que registrou em 2008 a maior redução, em termos percentuais, no número de homicídios e de latrocínios [roubos seguido de morte]. Os dados são do anuário produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e reúnem informações do Ministério da Justiça, das secretarias estaduais de Segurança e do IBGE. As estatísticas comparam os anos de 2008 e 2007.

De acordo com o documento, foram registrados oficialmente no Rio Grande do Norte no ano passado 510 homicídios dolosos contra 697 em 2007 - redução de 27,4%. Depois do RN, os estados que mais contabilizaram redução foram Minas Gerais, com 22,5%, e Mato Grosso do Sul, com 19,8%. Vizinhos como Ceará e Paraíba, na mesma comparação, verificaram aumento de violência: na Paraíba foram 612 homicídios em 2007 e 844 em 2008; e no Ceará, 1.847 em 2007 contra 1.903 em 2008.

Os dados apontam ainda que, tendo-se por base somente o ano de 2008 (sem a comparação com 2007), o RN foi o segundo estado do Nordeste com menor registro de homicídos - 510 contra 300 no Piauí. Para se ter idéia da posição do RN em relação ao volume de homicídios em 2008 nos outros estados, a Paraíba notificou 844 homicídios; o Ceará, 1.903; e Pernambuco, 4.235 homicídios no ano passado.

As estatísticas apuradas pelo fórum, uma ONG composta por profissionais de segurança pública envolvidos em iniciativas cujo objetivo é promover a redução da violência, verificaram que nos registros específicos de latrocínio o Rio Grande do Norte também reduziu os índices.

Na comparação de latrocínios entre 2008 e 2007 o anuário aponta redução de 46,5% nos números referentes ao Rio Grande do Norte. Em 2007, a capital potiguar registrou 39 latrocínios contra 21 oficialmente notificados em 2008. Foi também o maior índice de redução do país, de acordo com o levantamento. Atrás do Rio Grande do Norte aparecem Tocantins, com redução de 38,1%, e em seguida Ceará, com diminuição de 28,8% no número de latrocínios na comparação 2007/2008.

Entre as ações promovidas no setor, a governadora destaca a contratação de novos policiais, em torno de mil, que estão sendo incorporados à Polícia Militar e a aquisição de novas viaturas e armamentos, que estão sendo entregues pelo governo às polícias Civil e Militar. A expectativa é que até o final de setembro 500 novos veículos sejam entregues à polícia para atender a vários municípios de todas as regiões do estado. O governo calcula em 3.500 o número de policiais incorporados nos últimos seis anos ao efetivo da segurança pública, entre policiais civis e militares.

O estado também está investindo, segundo a governadora, no sistema penitenciário. O Programa Nacional de Segurança Pública vai aplicar cerca de R$ 20 milhões na construção de três cadeias públicas e uma penitenciária destinada a jovens e adultos com idade até 30 anos.


Fonte: http://www.correiodatarde.com.br/editorias/policia-47637

FUNÇÃO DO CONSELHO TUTELAR E AGENTE DE PROTEÇÃO DA CRIANÇA E DA JUVENTUDE



Conselho Tutelar


Nas escolas muito se ouve falar sobre Conselho Tutelar, mas muita gente desconhece a verdadeira função ou mesmo do que se trata tal termo, pois bem vamos a uma breve explicação. O Conselho Tutelar é um órgão responsável em fiscalizar se estão sendo cumpridos os direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA. O Conselho Tutelar é constituído por cinco Conselheiros que são devidamente escolhidos pela comunidade local e assim cumprem um mandato de três anos. Esses Conselheiros são as pessoas responsáveis por fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes e dar encaminhamento adequados para a solução de problemas relacionados aos mesmos, mas também existem outras pessoas que fazem parte desse órgão que auxiliam tais processos em conjunto com os Conselheiros.

Os casos que podem e devem ser encaminhados para o Conselho Tutelar são aqueles de discriminação, exploração, negligência, opressão, violência e crueldade que apresentem como vítimas as crianças ou adolescentes. Assim que recebem uma denúncia de violação de qualquer direito de uma criança ou adolescentes, o Conselho Tutelar como um todo passa a acompanhar o caso devidamente, para assim definir a melhor maneira de resolver de resolver o problema e devolver ao indivíduo o direito de poder usufruir de tudo aquilo que está previsto em lei, ou seja, no Estatuto da Criança e do Adolescente. Caso os pedidos não sejam atendidos, o Conselho Tutelar tem como papel também encaminhar o caso ao Ministério Público, para que assim sejam tomadas todas as providências jurídicas necessárias.



Agente de Proteção da Infância e da Juventude


Os Agentes de Proteção da Infância e da Juventude são nomeados e credenciados pelo Juiz da Infância e da Juventude, a título gratuito, dentre pessoas idôneas e merecedoras de sua confiança, observados os critérios estabelecidos no respectivo regimento e no edital do processo seletivo.

Considera-se Agente de Proteção da Infância e da Juventude a pessoa credenciada, após aprovação em processo seletivo público ou indicação honorífica e estágio probatório, pelo período de, no mínimo, 90 dias, pelo Juiz de Direito titular do Juizado da Infância e da Juventude para, voluntariamente, orientar e fiscalizar o cumprimento das normas de prevenção e proteção integral dos direitos da criança e do adolescente.

O trabalho prestado pelo Agente de Proteção é serviço voluntário que, para fins legais, é considerado como atividade não remunerada, prestada por pessoa a entidade pública, com objetivos cívicos, educacionais e de assistência social. O serviço voluntário prestado pelo Agente de Proteção não gera vínculo empregatício, obrigação de natureza trabalhista, de natureza previdenciária ou outra afim.

O candidato a Agente de Proteção deverá ainda ter perfil compatível ao exercício da função. Deverá ter maturidade compatível às situações apresentadas nas rotinas a serem cumpridas e vivenciadas, que intermediará situações conflitivas: problemas familiares, drogadição, situação de maus-tratos, abandono, atos infracionais, entre outros fazendo-se necessário que esteja maduro e definido enquanto pessoa inserida no contexto familiar, social, cultural, religioso e político. necessário que esteja maduro e definido enquanto pessoa inserida no contexto familiar, social, cultural, religioso e político.

.


Caso se interesse pelo assunto acesse o link: http://buenoecostanze.adv.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1519&Itemid=27

Policiais militares de Apodi serão capacitados para uso de pistola não letal Taser


Taser M-26



A policia militar de Apodi recebeu duas pistolas não letais Taser M-26 e próxima terça-feira (22) Os policiais receberao instruçoes para utilizaçao da arma, um equipamento que age diretamente sobre o sistema nervoso central, paralisando a pessoa por alguns segundos até que o policial consiga imobolizá-lo.

A Taser M-26 adquirida pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal dispara dois dardos com alcance superior a 10 metros. Os dardos interrompem a comunicação do cérebro com o corpo, imobilizando a pessoa atingida por alguns instantes, dando tempo da polícia imobilizar o suspeito. Ao disparar os dardos, a pistola armazena na memória interna a data e horário do uso. Cada Taser armazena o histórico de até 585 disparos. Esse recurso é útil no caso de alguma investigação sobre uso incorreto do equipamento. Outro ponto de segurança é que quando os dardos são disparados a arma solta confetes com a numeração da carga usada.
As pistolas Taser em poder da polícia potiguar são dotadas de mira laser. Esse dispositivo permite precisão na hora da utilização. A mira laser serve ainda para inibir o suspeito alvo da Taser.

Polícia Civil recebe 100 coletes à prova de balas

Secretaria de Segurança prometeu que o material será distribuído em todo o Rio Grande do Norte.


A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) entregou à Polícia Civil, na tarde desta segunda-feira (14), 100 coletes à prova de balas. O secretário Agripino Neto disse que em 10 meses a polícia do Rio Grande do Norte foi contemplada com 1.600 coletes à prova de balas. “Em 30 dias a Polícia Militar deverá receber mais 500 coletes e mil pistolas”, adiantou o secretário.

O delegado Geral da Polícia Civil, Elias Nobre, explicou que o investimento na compra dos coletes foi de R$ 54.300,00. Ele adiantou ainda que a Polícia Civil padronizou o uniforme de operações especiais da Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor) e receberá em breve mais 130 pistolas.

Quando essa entrega for concluída, a Polícia Civil terá adquirido 230 pistolas este ano. “Esse é um investimento importante porque trata da proteção do nosso policial”, disse. Os coletes serão distribuídos em todo o RN.

O comandante Geral da Polícia Militar, coronel Marcondes Pinheiro, falou que a PM receberá 500 novos coletes e mil pistolas calibre ponto 40 nos próximos 30 dias. O investimento na aquisição de coletes para a PM será de cerca de R$ 350 mil.

Devido ao uso diário, o equipamento de proteção dos policiais militares tem o tecido reforçado e, em conseqüência, torna-se mais caro, apesar de ter o mesmo nível de proteção dos adquiridos pela Polícia Civil. “Como o policial militar usa os coletes diariamente, sob chuva e sol, eles têm as capas mais reforçadas”, explicou o comandante.

O secretário Agripino Neto adiantou ainda que a Sesed receberá através de parceria com a Polícia Federal um ônibus e três caminhonetes Blazer. “Esses recursos se somam a nossa frota renovada de mais de 350 novos carros. Vinte e cinco por cento dessa frota está sendo destinada à Polícia Civil”, falou.


Fonte: http://www.nominuto.com/noticias/policia/policia-civil-recebe-100-coletes-a-prova-de-balas/38314/

Continua o trabalho para a melhoria do transito na cidade



Diante da operação que esta sendo realizando pela Policia Militar, comandada pelo Capitão Carvalho, para a melhoria do transito da cidade a população apodiense já observa os avanços e tem mostrado uma grande satisfação com serviço da policia. A operação que visa resolver o problema de transito, que a muito tempo vem sendo debatido em Apodi, tem buscado apreender principalmente menores em veículos e transportes sem documentação. Os registros mostram que por dia existe uma média de 3 menores aprendidos e levados para a delegacia para serem tomadas todos os procedimentos cabiveis, ja os veiculos sem documentaçao estao sendo levados para a sede do policia militar no bairro Rodoviario para serem averiguadas as situaçoes para que em seguida possam ser liberadas, informando ainda que estar sendo aguardada a vinda dos proprietarios de veículos apreendidos a meses e que ainda permanecem na sede. Novamente o Capitão Carvalho orienta a todos que andem com os documentos dos veículos e não permitam menores conduzirem motos e carros em hipótese alguma.

Publicação de comentários.



Anônimo disse...
cá entre nós vai adiantar o que? se hipocrisia social e governamental continuar a mesma; se as familias não conseguirem se estruturar com o minimo de decencia moral e se mantiverem abaixo da linha da miseria;se lá no maternalzino não houver uma conscientização seria de socialização, principios morais, éticos, consciencia inclusive ambiental; continuar o exemplo de sodoma/gomorra ensinando que é pela corrupção que se vence, e cansamos de ver isso nos últimos meses, vamos ter que baixar pra 14, 12, 10 e chegar ao limite de 7 topo da infantilidade e onde as faculdades se completam.o crime não combate pelo limite da idade (está aí os estados unidos para nos provar);o crime se combate com educação e respeito inclusive o presidiario amontoado aos 80,90 em celas que só cabem 20.qualquer menor confinado em reformatorio sendo reformado rligiosamente(a rligião que desejar), culturalmente, socialmente, profisionalmente julgado em qualquer idade pelo crime e condenado depois e alguns poucos anos terá sido realmente reformado;isso NÃO é revolta (pois eu conheço o processo e para mim esses são fatos normais infelizmente); isso é decepção; mas esse lixo social e governamental esta com os dias contados.
14 de Setembro de 2009 17:08

Anônimo disse...
Aos dezesseis anos muitos adolescentes já são pais...A maioridade penal deveria diminuir para 12 anos, pois um jovem atualmente com 12 anos já sabe muito bem o que é certo e o que é errado!
14 de Setembro de 2009 17:08

Anônimo disse...
É um tema que preocupa demais o brasileiro. Nós temos um dos melhores países do mundo. Os que saem daqui almejam angariar fortuna mais rapidamente, o que não se consegue aqui. Fogem deste estado de coisas. E lá fora, será que é diferente daqui? É. Lá, na grande maioria dos países a maioridade penal é de 16 anos e a criminalidade entre menores, proporcionalmente é bem menor que no Brasil. E isto porque, se há punição ao crime praticado, o menor pensa duas vezes antes de cometê-lo. O jeito é criar dificuldades a eles para não ficarem impunes. O restante, respondi a pergunta de como diminuir a criminalidade. Para não ficar uma opinião grande e desgastante, fico aqui, torcendo para que os políticos acordem para esta nossa realidade atual. Diminuir a maioridade penal para 16 anos.
14 de Setembro de 2009 17:11

eliane disse...
Um jovem de 16 anos tem direito a "votar" cometendo o maior crime que é dar o direito de decidir por nós, sobre nossos salários, imposto de renda, e legislar em causa própria, porque não assumir também a responsabilidade sobre crimes, assaltos, roubos, estupros e outros
14 de Setembro de 2009 17:13

Wilma de Faria assina decreto que cria Delegacia do Idoso


A primeira delegacia do Estado especializada nas questões do idoso foi criada hoje (14) por decreto pela governadora Wilma de Faria (PSB) e será inaugurada dia 3 de outubro.Ela funcionará na Central do Cidadão da Cidade Alta com delegado, escrivão e mais oito agentes. A ideia, de acordo com o delegado geral da Polícia Civil, Elias Nobre, é aumentar em mais dez pessoas o corpo de funcionários a partir de 2010. “Estamos com déficit de pessoal na Polícia Civil. Existe um concurso em andamento”.Isso porque há uma expectativa de que a notificação dos casos aumente com a criação da delegacia. “Ao ser implantado um serviço específico, esperamos que os casos subnotificados comecem a aparecer”, disse a coordenadora estadual da Defesa dos Direitos da Mulher e Minorias, Rossana Pinheiro.“Os infratores vão saber que existe espaço, ordem, lei e Estatuto contra a violência do idoso”, afirmou a presidente do Conselho Estadual de Direitos do Idoso Etilde Gurgel, que procurava sensibilizar o governo para a criação de uma delegacia especializada há cinco anos. “Falta socializar o direito dos idosos. Muitos ainda desconhecem”.A governadora Wilma de Faria (PSB) lembrou que a responsabilidade dos municípios nos assuntos de Assistência Social e disse que o governo vem cumprindo seu papel com a terceira idade. "O Estado já tem uma rede de proteção do idoso". Hoje, a delegacia dos Costumes, que atendia a esse tipo de demanda, e o SOS Mulher registram, em média, 500 a 600 casos anualmente segundo Rossana Pinheiro. O Ministério Público atende mais 240 casos anuais.Os idosos também costumam recorrer às demais delegacias da cidade e do interior. “A gente tem grande dificuldade em desagregar a violência dos idosos, principalmente na faixa entre os 60 e 65 anos”, disse a coordenadora, citando o descompasso entre o Estatuto do Idoso, que considera a faixa etária idosa a partir dos 60 anos, e o sistema de registro, que exclui essa população.

Iadya Gama Maio: "É difícil romper o pacto do silêncio".Além dessa lacuna e a falta de espaço apropriado, outro grande motivo para a subnotificação é o fato de os criminosos serem, em sua maior parte, familiares ou cuidadores. “Quem mais deveria proteger o idoso é quem mais faz contra. É difícil romper com o pacto do silêncio”, disse a promotora do Idoso Iadya Gama Maio. AtendimentoA nova delegacia atenderá os crimes previstos pelo Estatuto do Idoso, como maus tratos, retenção de cartão de crédito, utilização indevida dos proventos, discriminação em ônibus e casos de omissão, como não atendimento pelo SUS.Crimes comuns como de lesão corporal ou sexual continuam sendo atribuição das delegacias dos bairros.

Diretores querem PMs dentro das escolas para evitar briga de gangues em Natal

Na entrada da escola estadual Winston Churchill, na Cidade Alta, três cartazes passam despercebidos da maioria dos alunos, mas chamam a atenção de quem não está acostumado com o dia-a-dia do colégio. O primeiro avisa que agredir um funcionário público é crime previsto em lei com pena que varia entre seis meses e dois anos de cadeia. Outro lembra que fumar em locais fechados, como a escola, é proibido e o terceiro informa o endereço de uma associação anônima para dependentes químicos. A exposição dos três cartazes na parede de uma escola frequentada por jovens estudantes do ensino médio de Natal mostra que a violência e as drogas fazem parte de uma realidade que vem mudando com os anos. O caso é tão grave que as diretoras do Wiston Churchill e Atheneu defendem abertamente a presença de policiais dentro das escolas para inibir a violência, apesar de frisarem que a maioria das brigas são provocadas por jovens que não são matriculados nos colégios, mas agemdentro ou nos arredores das instituições. "Infelizmente a polícia não pode entrar na escola para tirar um aluno que provoque brigas na escola. A secretaria de segurança pública nunca veio aqui perguntar se a escola está precisando de alguma coisa. Acho que precisaria haver uma ação conjunta entre as escolas, a polícia, a vara da criança e do adolescente. Estamos fazendo um papel que não é nosso", afirma a diretora do Atheneu, Marcelle de Lucena. Nas últimas semanas, a população tem assistido, chocada, às brigas entre jovens de escolas públicas tradicionais de Natal em pontos distintos do Centro da cidade. Alunos do Atheneu, Anísio Teixeira e Wiston Churchill entrevistados pelo Diário de Natal acreditam que essa violência gratuita esteja ligada à rivalidade entre torcidas organizadas de futebol. No entanto, para diretores de colégios e para a própria polícia, as cores dos clubes escondem a causa real do problema: a ausência da família. Há dois meses, num dos confrontos abortados pela PM, no Centro, a diretorado Winston Churchill, Maria Imaculada Bezerra se surpreendeu com um dos jovens envolvidos na confusão . "O policial veio ao colégio e me perguntou se aluno tal era da escola. Fui checar na listagem da matrícula e o nome dele não constava. Quando perguntei o motivo, o agente falou que o garoto estava usando a farda da escola. Nós tememos mais pelos alunos que querem assistir aula, que são a maioria. Esse pessoal vem de outros colégios para ficar aqui na frente sem fazer nada. São desocupados, metidos com drogas e sem o acompanhamento da família, que muitas vezes fecha os olhos para o problema e coloca um filho para estudar longe de casa só para não dar trabalho", afirmou. Churchil e Atheneu transferiram 15 por causa de brigas este ano Do início do ano para cá, 15 alunos do Atheneu e do Churchill foram transferidos para outros colégios. Segundo Marcelle, a medida melhorou 80% o convívio entre os alunos. Há um mês, uma bomba caseira com o pavio aceso foi achada prestes a explodir num dos banheiros do colégio. Um dos alunos transferidos trazia todos os dias uma arma na mochila para a escola. "Esse rapaz chegava todos os dias, escondia a arma na lixeira da cantina e buscava no final da aula. A funcionária da cantina via, mas não dizia nada porque tinha medo. Quando assinamos sua transferência, ele me olhou e disse: 'essa é minha carta de alforria'. O aluno completou 18 anos em abril, transferimos em maio e depois descobrimos que ele já tem passagem pela polícia", conta a diretora. Além das transferências, as escolas adotaram outras medidas para tentar amenizar a violência. Os alunos que saem de sala em horário de aula, por exemplo, não podem mais circular pelos corredores. Quem sair da escola também só entra de novo no dia seguinte. Tudo parablindar os estudantes. "Aqui no Churchill aluno não pode usar boné, fumar, entrar depois do horário nem usar nem preto nem vermelho. A gente transferiu cinco alunos esse ano já, mas, sinceramente, não sei se isso resolve. Precisa de uma ação conjunto entre as secretarias de educação e segurança", defende. Maus exemplos O comandante da Polícia Metropolitana, coronel Francisco Araújo, usa a teoria da aprendizagem defendida pelo psicólogo Albert Bandura, na qual as crianças e os adolescentes aprendem aquilo que veem na rua, na TV ou até em casa, para explicar as constantes brigas entre grupos rivais nas ruas do Centro. Assim como as diretoras do Churchill e do Atheneu, o coronel Araújo também acredita que a ausência da família é fundamental para compreender o problema. "Tem pai que não sabe nem por onde o filho anda. Tem que saber com quem anda, olhar o que ele leva na mochila. Chegamos a apreender armas, pedras e bombas caseiras com os alunos. Como se trata de garotos procurando a afirmação na sociedade, quando um joga um coquetel molotov num ônibus, outro vê e quer fazer também. Não envolve apenas o trabalho da polícia, mas o conselho tutelar, secretaria de educação, juizado da infância". Ele conta que a PM vem usando o serviço de inteligência da corporação para monitorar os jovens brigões e tem conseguido abortar várias tentativas de confronto. A cavalaria da PM faz a ronda todos os dias nas imediações dos colégios do Centro e na praça Cívica. Um dos policiais que pediu para não ser identificado ainda revelou um dado curioso em relação às brigas: a presença cada vez mais frequente de meninas. "Em alguns casos as meninas é que começam a confusão xingando, jogando pedra. Um dia perguntei a uma amiga se ela tinha uma explicação para essas brigas. Ela disse que mulher gosta de vagabundo porque é quem tem tempo para ficar com ela. O trabalhador passa o dia ralando e não tem esse tempo todo. Acho que isso explica em parte essas confusões", defende.
Fonte: Por Rafael Duarte, da redação do DIARIODENATAL