sábado, 17 de outubro de 2009

GTO INTENSIFICA TRABALHO EM APODI E CARAÚBAS





Visando ainda mais segurança na região o Capitão Carvalho iniciou hoje uma operação com os GTO's de Apodi e Caraúbas. O trabalho está focado na região da Chapada de Apodi e se estende até a cidade de Caraúbas. Com Isso a Policia Militar espera dar continuidade ao bom trabalha que tem sido feito nas zonas rurais de toda região.

VEJA ALGUNS DOS FUGITIVOS DE DELEGACIAS DE NATAL



Pedimos desde já que se alguém tiver qualquer informação que leve a identificação dos envolvidos ligue para 190, Rádio patrulha - 96057650, GTO - 96346039 que sua identidade será mantido no mais absoluto sigilo.

Fonte: http://patunews.blogspot.com/2009/10/veja-abaixo-fotos-de-alguns-dos.html

Pense..... Reflita.........

Críticas infundadas

Em Chicago, uma estação de TV transmitia, diariamente, da porta do principal cinema da cidade, um programa de entrevistas que durava 15 minutos.
Certa noite, o tempo integral do programa foi usado para entrevistar duas meninas, uma de 13 e a outra de 11 anos.
Os telespectadores ficaram indignados com as frivolidades tratadas na entrevista.
Afinal, o assunto girava em torno de como haviam passado as férias, se ajudavam a mãe nos trabalhos de casa, como iam os estudos etc.
As pessoas que foram assistir o programa no local da transmissão, não compreendiam porque os coordenadores deixaram as meninas monopolizar inteiramente os 15 minutos.
Vários telespectadores, impacientes, chegaram a telefonar para a emissora para expressar seu descontentamento.
Todavia, o motivo era muito justo e digno de aplausos.
É que o pai das duas meninas, Joseph Fetzer, estava morrendo num leito do sanatório municipal de tuberculosos, onde fora internado 14 meses antes.
Durante todo esse tempo não pudera receber a visita das filhas, devido ao rigoroso regulamento do hospital, que proíbe a entrada de menores de 16 anos na enfermaria dos casos graves.
Sentindo a proximidade da morte, Joseph fez seu último pedido:
Ver as filhas pela derradeira vez, lembrando ele próprio o recurso da televisão.
concordaram imediatamente em entrevistar as meninas durante os 15 minutos, que seriam a única chance para que aquele pai as pudesse contemplar e despedir-se, no isolamento de seu leito de morte.
E foi graças aos corações generosos daqueles diretores, que Joseph teve a felicidade de ver, uma vez mais, as filhas queridas, um dia antes de falecer.

***

Hoje, quando percebemos os meios de comunicação, ávidos por faturar, e faturar cada vez mais, salvo raríssimas exceções, ficamos a imaginar se teria espaço para se fazer uma caridade desse porte.

Há algum tempo atrás, um amigo procurou um periódico para que fosse veiculado um artigo de otimismo, com intuito de levar às pessoas uma mensagem de esperança, e o responsável lhe falou que não havia espaço nem tempo para isso, pois estava saindo, naquele exato momento, em busca de uma entrevista com um famoso bandido que havia recebido condicional.

Infelizmente, poucas pessoas, pois são as pessoas que dirigem os veículos de comunicação, estão dispostas a divulgar o bem e o belo.

A divulgação do bem não dá IBOPE, dizem.

No entanto, quando a dor bate à nossa porta, não é ao mal que nós buscamos, mas a alguém que nos mostre uma luz no fim do túnel, uma chama de esperança, uma mensagem de otimismo...

Fonte: http://www.reflexao.com.br/mensagem_ler.php?idmensagem=608

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Leis em Ação



Resolução do Tribunal de Justiça disciplina prisão provisória.

Pela resolução, o juiz tem 48 horas a partir do recebimento do auto de prisão para, ouvido o MP, decidir sobre a concessão da liberdade provisória.

O Corregedor Geral de Justiça, desembargador João Batista Rebouças, encaminhou ofício a todos os juízes do Rio Grande do Norte alertando para que sejam cumpridas as determinações da Resolução 87 do Conselho Nacional de Justiça de 15 de setembro deste ano que trata sobre mecanismo de controle estatístico e disciplina o acompanhamento dos processos relativos à decretação de prisão provisória.De acordo com a resolução, o juiz tem 48 horas a partir do recebimento do auto de prisão para, ouvido o Ministério Público, decidir sobre a concessão da liberdade provisória, a manutenção da prisão ou o relaxamento da prisão quando feita de forma ilegal.A resolução estabelece ainda que as varas da Infância e Juventude e as varas Criminais encaminharão à Corregedoria Geral de Justiça, no mínimo a cada três meses, relatórios com o número de prisões em flagrante, temporárias e preventivas e de internações, no caso de menores de idade, indicando o nome do preso ou internado, a data e a natureza da prisão, a data e o conteúdo do último movimento processual.No caso de existirem inquéritos ou processos paralisados com réu preso por mais de três meses, o juiz deve informar à Corregedoria de Justiça as providências adotadas, justificando a eventual demora no andamento processual.As medidas foram adotadas diante de fatos constatados nos mutirões carcerários que o Conselho Nacional de Justiça tem feito em todo o país, apontando casos de presos provisórios que algumas vezes chegam a ficar presos mais tempo do que a própria pena a que é condenado, quando o processo vem a ser julgado.A Corregedoria está estudando junto com a secretaria de Informática do Tribunal de Justiça o desenvolvimento ou o aperfeiçoamento de programas que já existem para o controle dessas informações em meio eletrônico. O objetivo é garantir relatórios mais precisos e o acompanhamento desses dados em tempo real

Oficiais da PM vão a Alemanha realizar treino para Copa

Desde a última terça-feira (13) o comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Araújo Silva, e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), major Marcos Vinicius, se encontram em Stuttgart, na Alemanha, a convite da Telorb - uma das empresas responsáveis pelo sistema de segurança da Copa do Mundo de 2006. A Telorb foi a empresa responsável pelo fornecimento de equipamentos técnicos e táticos da copa do mundo. Ela foi quem fabricou a Unidade Móvel Anti-Bombas (Umab) utilizado no mês do segundo maior evento esportivo do mundo. "Equipamentos como esses já foram utilizados no Pan do Rio, em 2007. Sem contar que a Telorb já tem o knowhow de eventos esportivos de grandes multidões", revelou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcondes Pinheiro.Além do conhecimento dos equipamentos, os oficiais da polícia militar também participaram de palestras e treinamentos especializado em operações especiais e contenção de tumultos e distúrbios civis.Juntamente com os policiais do Rio Grande do Norte, estão outros 18 oficiais de outras cidades-sedes da Copa do Mundo no Brasil também estão na Alemanha. As palestras e treinamentos seguem até a próxima sexta (23).

Leis em Ação



Qual a idade da maioridade? (parte 1)

Quando os jovens devem começar a responder criminalmente por seus atos?

Aconteceu em novembro de 2003, quando um adolescente de 16 anos, o Champinha, torturou, estuprou e degolou a adolescente Liana Friedenbach depois de ter assassinado a tiros o namorado dela. Aconteceu novamente em dezembro passado, em Araucária, no Paraná, quando um jovem de 17 anos abriu fogo contra uma multidão e matou uma garota de 9 anos. E foi assim também em fevereiro deste ano, quando João Hélio Fernandes, de 7 anos, ficou preso pelo cinto durante um assalto e acabou arrastado por 6 quilômetros, com a cabeça batendo no asfalto. Como no caso de Liana e da criança do Paraná, entre os culpados pela morte de João Hélio estava um menor. E, como em todas as outras vezes, pouco após o crime a polêmica estava posta: o Brasil deve reduzir a maioridade penal, hoje fixada em 18 anos, para levar à prisão os assassinos de João Hélio? Horas depois do crime, os governadores do Rio, Sérgio Cabral, de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves, respondiam que sim, que a idade em que o adolescente passa a responder por seus crimes deve ser diminuída. E uma semana mais tarde deputados e senadores já adicionavam aos arquivos do Congresso 3 novos projetos com esse teor. Também foram retiradas das gavetas várias propostas antigas. Há quem queira reduzir a maioridade a 16, 14, 13, 12 e até 11 anos.

Hoje, ninguém com menos de 12 anos pode ser punido pelo Estado. Dos 12 aos 18, as condenações vão da prestação de serviços comunitários à internação em estabelecimentos educacionais. Nesses casos, os menores devem passar por re­­­a­valiações semestrais e podem ficar detidos por até 3 anos. Na pesquisa mais recente sobre o assunto, divulgada em agosto, 84% dos entrevistados disseram ser favoráveis a reduzir para 16 anos a maioridade. O presidente Lula já disse ser contra. A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil também – apesar de o arcebispo emérito de Aparecida, dom Aloísio Lorscheider, ter opinião diferente: “Os adolescentes sabem o que estão fazendo”.

A questão obviamente é polêmica, daquelas em que o maior erro é buscar respostas simples. De um lado, afirma-se que a lei não cumpre seu papel de desestimular o crime e ainda provoca distorções no tamanho do castigo. É verdade. De outro, argumenta-se que colocar adolescentes em contato com presidiários só aumentará a periculosidade deles, além de não resolver as questões que levam adolescentes ao crime. Também é verdade.

Se não bastasse a complexidade de todas essas questões, há ainda a emoção. Tragédias como a de João Hélio fazem ser especialmente difícil manter a serenidade. O que nós buscamos aqui é exatamente o contrário – afinal de contas, é assim que as leis devem ser pensadas. Levamos a especialistas 4 perguntas essenciais para entender o debate. A seguir, você conhecerá as respostas.

Adolescentes são capazes de responder por seus atos?

Testes de QI vêm sendo revisados constantemente para ficar mais difíceis. Pesquisadores sentiram necessidade de fazer essas atualizações ao perceber que a nota de 100 pontos, antes considerada a média da população, estava sendo ultrapassada com facilidade pela maioria das pessoas. As revisões têm evitado que sejamos todos considerados superdotados, mas não impedem que uma realidade venha à tona: o QI médio sobe ano a ano. Nos países desenvolvidos, algo como 4 pontos por década. No Brasil, o crescimento total é de 20 pontos desde os anos 70.

É nos jovens que esse fenômeno se manifesta com mais força. Os motivos? Principalmente, a revolução tecnológica e cultural que dá aos adolescentes, cada vez mais cedo, acesso a uma enormidade de informações. E é aí que a conversa chega ao almoço de domingo, quando em plena discussão alguém afirma que os jovens hoje são muito mais inteligentes que os de antigamente. E, portanto, é lógico reduzir a idade em que eles passam a responder pelos seus atos.

Sim e não, responderiam os especialistas. Verdade, o acesso à informação faz os jovens de hoje conhecer muito mais que seus antepassados. Mas inteligência não é sinônimo de maturidade. Entre os 16 e os 20 anos, o corpo humano passa por transformações que influenciam nossa maneira de agir. Não é à toa que adolescentes desafiam o perigo, a autoridade e fazem qualquer coisa para impressionar amigos (e amigas). “O a­do­lescente é emocionalmente imaturo. Até os 20 anos, toda pessoa está de­sen­volvendo a capacidade de julgamento moral”, diz o psicólogo Sergio Kodato, professor da USP em Ribeirão Preto.

Pesquisas com o uso de tomografias vêm explicando por que isso ocorre. Um antigo conceito médico dizia que o desenvolvimento do cérebro se completava na infância. Hoje sabemos que o córtex frontal, área localizada na frente do crânio, na altura dos olhos, passa por grandes alterações na adolescência. O córtex frontal é responsável pelo controle dos impulsos e pela empatia, a capacidade de se colocar no lugar de outras pessoas. Enquanto essa região não se desenvolve, o comportamento dos adolescentes guarda uma certa semelhança com o dos psicopatas – que não conseguem desenvolver sentimentos afetivos. “A habilidade de se comportar socialmente muda muito rápido nessa fase, e o córtex frontal de um jovem de 16 é visivelmente menos desenvolvido do que outro de 18. Claro que isso não justifica que adolescentes cometam crimes, mas é importante ter essa informação em mente quando discutimos a maioridade penal”, afirma a psiquistra Sarah-Jayne Blakemore, pesquisadora do Instituto de Neurociência Cognitiva da University College London.

REUNIÃO NA CIA PARA A BUSCA DE MAIS MELHORIAS DA SEGURANÇA PÚBLICA DA REGIÃO


Capitão Carvalho conversando com a tropa


Policiais militares de Apodie região

Apodi - Hoje pela manhã os policiais militares sob o comando do Capitão Carvalho se reuniram na 3ª companhia para debaterem a busca de mais melhoria no desenvolvimento dos trabalhos realizados em Apodi e região. Na reunião também foram traçados diretrizes e metas que a policia militar tentará alcançar para dar continuidade ao andamento dos serviços, mantendo, assim, a qualidade da segurança pública prestado a toda a região.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

RESPOSTA A COMETARIOS

AVISAMOS A TODOS OS NOSSO VISITANTES E SEGUIDORES QUE TODAS AS MATÉRIAS DIVULGADAS NO BLOG ENCONTRA-SE NA PAGINA PRINCIPAL OU NOS ARQUIVOS QUE PODEM SER ENCONTRADOS NA PARTE AO LADO (Arquivos do Blog)

A MATÉRIA RELACIONADA A DANOS AO PATRIMÓNIO PÚBLICO TAMBÉM SE ENCONTRA NOS ARQUIVOS, NÃO FOI RETIRADA NENHUMA MATÉRIA.........

MOTO ROUBADA É RECUPERADA EM ITAÚ


Moto recuperada

ITAÚ - Policiais Militares do Destacamento da cidade de Itaú, sob o comando do Sgt Nogueira acompanhado dos soldados Albeci e Anistonyo, recuperaram uma motocicleta HONDA CG 125 TITAN ano 1997/1998, de cor AZUL, placa HVS7383 Iracema-CE, pertencente ao cidadão FRANCISCO ALDAIR DE FREITAS, residente na cidade de Rodolfo Fernandes-RN.
A referida motocicleta tinha sido roubada no dia 12/10/2009 por volta das 15:00hs na RN 386 na altura do Sitio Currais, zona rural de Itaú. Segundo a vitima que compareceu a Delegacia local, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência, após ser ouvido, declarou que estava na cidade de Rodolfo Fernandes quando foi abordado pela pessoa conhecida por MARCOS DE ZUMIRA, que é um conhecido da vitima e reside em Itaú, pedindo que a vitima viesse deixa-lo na cidade de Itaú em sua motocicleta, chegando na altura do sitio Currais no município de Itaú o acusado encostou uma faca peixeira nas costas da vítima e o obrigou a parar a motocicleta, anunciando ser um assalto, e em seguida deixou a vitima no meio da estrada.




A motocicleta foi deixada abandonada no Povoado de Malhada Vermelha município de Severiano Melo-RN e, recolhida para Delegacia de Policia de Itaú-RN, onde se concentram as investigações a cerca dos fatos.
Segundo O Sgt. Nogueira, a partir de agora, as investigações ficam por conta do Bel. Luiz Antonio, o qual e responsável pela Delegacia de Policia Civil da cidade de Itaú-RN.

Funcionários Públicos estaduais receberão cursos de capacitação profissional


Denilson, Judite e Ricardo: Responsáveis pelo programa

Reunião na DIRED Apodi

Presença da Policia Militar na Reunião

Apodi - As 9:00hs de hoje a policia militar, juntamente com outros funcionários públicos estaduais, estiveram presente em uma reunião na sede do DIRED de Apodi, onde o PROGRAMA ESCOLA DE GOVERNO disponibilizou cursos de capacitações para todos os funcionários estaduais. Este programa possibilita a melhoria da qualificação, aprimoramento e complementação da formação profissional dos servidores públicos estaduais e sua adequação às necessidades e peculiaridades das organizações.

A ESCOLA DE GOVERNO é vinculada à Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos do Rio Grande do Norte e sua missão é desenvolver as competências dos servidores públicos estaduais para otimizar a capacidade de gestão das políticas públicas.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pense..... Reflita.........

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos".
Charles Chaplin


Queremos agradecer aos nossos visitantes, seguidores e a todos aqueles que tem acompanhado nosso trabalho. Lembrando ainda que em menos de 2 meses conseguimos alcançar um número record com mais 20.600 visitas.
Continuem nos visitando e lendo nosso conteúdo. Tanto seus pensamentos, como também suas sugestões são muito valiosos para a qualidade de nosso BLOG.

DETIDO EM APODI ACUSADO DE ESTELIONATO

Apodi - Por volta da 21:30 de terça-feira na pousada Portal da Chapada foi detido pela Rádio Patrulha e conduzido ate a delegacia Ricardo Augusto Farias Machado acusado de praticar estelionato em varias igrejas evangélicas da cidade. Segundo um Pastor (nome a preservar) o acusado procurou alguns pastores evangélicos e dava informações falsas mostrando-se necessitado para conseguir dinheiro das igrejas. O mesmo se encontra na Delegacia para prestar esclarecimento.

AGRICULTOR BAGUNÇA NO SÍTIO RIO NOVO E FERE POLICIAL


Odileno Alves de Andrade

Facão usado pelo acusado

APODI - Ontem no Sítio Rio Novo o agricultor Odileno Alves de Andrade estava praticando desordem em sua residência e ainda armado de facão tentou impedir a ação da policia, chegando a ferir o braço de um dos policiais. O fato aconteceu por volta das 11:00hs, e quando o GTO chegou ao local para resolver a situação onde o acusado estava bagunçando, o mesmo pegou um facão para agredir os policiais. Fazendo o uso da força o GTO conseguiu imobilizar e tomar a arma de Odileno, em seguida conduziu-o ate a delegacia para serem feitos todos os procedimentos cabíveis.

O policia que sofreu o ferimento recebeu atendimento no hospital local e passa bem.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

REFLEXÃO BÍBLICA



HOJE É O MELHOR DIA

NÃO DEVEMOS FICAR ESPERANDO QUE ALGO GRANDE ACONTEÇA PARA QUE SEJAMOS FELIZES,
A FELICIDADE É A TODO INSTANTE, É SER AGRADECIDO PELO LEVANTAR, PELO SOL QUE BRILHA AO AMANHECER, PELO AR QUE RESPIRAMOS, PELOS FILHOS OU PAIS QUE DEUS NOS DEU, AFINAL DEUS NOS DEUS O MELHOR QUE ELE TINHA LÁ,
A FELICIDADE ESTÁ NAS PEQUENAS COISAS, NO BRINCAR COM SEU FILHO, NUM BELO JANTAR, NUMA ÓTIMA LEITURA, E ATÉ NUM FICAR QUIETO COM VC MESMO E FALAR COM DEUS....

TIROTEIO EM RODOLFO FERNANDES DEIXA DOIS GRAVEMENTE FERIDOS




Local Do Ocorrido



Rodolfo Fernandes - Ontem a noite na cidade de Rodolfo dois irmãos foram alvejadas em um bar da cidade. O crime ocorreu no Mangues Bar que fica em frente ao Ginásio de Esporte localizado na rua Joana D'arque, onde segundo populares Francisco Gildemario Barbosa, mais conhecido como Gaguinho de Sucena, chegou em uma moto e efetuou vários disparos contra os irmãos Carlos Vital de Almeida e Neto de Acrisio, ambos natural de Iracema - Ceara. As vitimas receberam os primeiros atendimentos no hospital local e logo em seguida foram encaminhadas para a cidade de Mossoró.

De acordo com informações colhidas ainda no local o acusado veio em uma moto pilotada por um primo conhecido como Novinho filho de Neto Gomes, e que o acusado Gaguinho de Sucena tinha uma desavença antiga com as vítimas, pois as mesmas provavelmente teriam agredido-o após uma discussão entre eles.

COMO SABER SE SEU FILHO OU AMIGO USAM DROGAS?


Tipos de Drogas

Consequencias do uso de Drogas

É provável que seu filhos, um amigo ou um parente estejam experimentando drogas. Para saber, você deve identificar alguns sinais dos que descreveremos abaixo:

· Olhos vidrados, avermelhados e pupilas dilatadas
· Está freqüentemente sonolento
· Apresenta constante secreção nasal ( e não está gripado)
· Falta de apetite
· Suores constantes
· Dores de cabeças freqüentes
· Pesadelos
· Náuseas vômitos
· Visão borrada
· Falta de concentração
· Diminuição da coordenação muscular
· Insônia
· Mostra marcas de agulhas nos braços
· Marca de queimadura nas mãos

Sinais emocionais:

  • Fica nervoso, inquieto e se irrita com facilidade,
  • Apresenta depressão e ansiedade,
  • Sente falta de entusiasmo por coisas que antes eram interessantes para ele,
  • Apresenta mudanças radicais no caráter,
  • Mudanças nos padrões de conduta.. Gasta muito dinheiro sem que saiba a razão,
  • Tem novos amigos e troca com frequência de grupos,
  • Demonstra irresponsabilidade,
  • Mostra descuido com o vestir e com o asseio pessoal,
  • Começa a faltar na escola e a notas caem.

Outros indicadores:

  • Camisas mostram manchas de sangue nas mangas,
  • Observa-se queimaduras na cama ou nas roupas,
  • Pode encontrar uma agulha hipodérmica , um conta gotas ou uma agulha entre seus pertences,
  • Encontra-se no seu quarto ou outro lugar da casa, pequenos pedaços de papel celofane ou de ..ceda . branco que estão dobrados ( papelotes),
  • Começam a desaparecer coisas de valor de dentro de casa.

Para poder identificar se seu filho está utilizando drogas, deve-se levar em consideração a soma de várias dessas manifestações e não expressões isoladas que podem ter origem em outro tipo de problema

Se percebermos que nossos filhos estão experimentando drogas não devemos assumir atitudes irritantes, agressiva e nem de rejeição. A atitude deve ser de dialogo, compreensão, confiança e busca de ajuda.

Fonte: http://br.geocities.com/psipoint/drogasfilhos.htm

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Acidente na BR 405, mata empresário Pauferrense




Local do acidente

Ontem a noite por volta das 23:10hs na BR 405, na altura do Km 147, no município de Pau dos Ferros o empresário João Chaves Neto vinha da região do Oeste em seu veículo tipo Pajero placa HVX-5131 para Pau dos Ferros quando seu carro capotou em frente ao antigo Boi Comprado chegando a óbito ainda no local do acidente.

Fonte: http://nossapaudosferrosrn.blogspot.com/2009/10/acidente-na-br-405-mata-empresario.html

TIROTEIO EM RODOLFO FERNANDES DEIXA DOIS GRAVEMENTE FERIDOS


A 3ª companhia de policia militar de Apodi recebeu informações de que dois irmãos foram alvejados com vários tiros em um tiroteio na cidade de Rodolfo Fernandes, as vitimas saíram gravemente feridos para a cidade Mossoró.

Logo mais teremos ainda mais informações e imagens do ocorrido......

ACIDENTE NA BR 304 DEIXA UM MORTO


Hoje aconteceu um acidente na BR 304 no trecho duplicado da rodovia, entre Natal e Macaíba.


Neste acidente, um rapaz que na ocasião ainda não havia sido identificado pelos Policiais Rodoviários Federais que isolavam o local, e que viajava numa moto no sentido Natal/Macaíba, foi colhido provavelmente por uma carreta, isso segundo informações de um senhor que estava no local e que chegou minutos após o acidente.


A vítima teve a cabeça dilacerada pela violência do impacto e morreu instantâneamente.


A moto em que a vítima viajava ficou distante do corpo uns 300 metros ou mais e com o impacto a mesma incendiou, sendo consumida pelas chamas. O acidente aconteceu pouco antes das 05:00 horas desta segunda-feira, 12/10.

Fonte: http://patunews.blogspot.com/2009/10/blog-flagra-outro-acidente-na-br-304.html

domingo, 11 de outubro de 2009



AS LEIS BRASILEIRAS (PARTE 4 - Final)

Nosso Código Penal prevê penas muito brandas? Faz sentido dar tanto benefício a um condenado? Veja como melhorar a legislação e reduzir a impunidade

Defende o promotor da Matta, só assim seria possível interromper a “porta giratória da Justiça”, mecanismo pelo qual o condenado por um crime grave fica preso por pouco tempo para em seguida voltar às ruas e tornar a delinqüir.

O que precisa ser feito

• Tirar os presos condenados das delegacias.

• Corrigir as distorções do Código Penal que prevêem penas mais severaspara crimes contra o patrimônio do que para crimes contra a vida.

• Rever o regime de progressão penal (que dá à maioria dos condenados direito à liberdade depois de cumprido um sexto da pena, para quem comete crimes violentos).

• Agravar as penas para criminosos violentos reincidentes.

• Criar leis contra crimes específicos, como delitos cometidos pela internet e crime organizado.

• Agravar as penas para o crime organizado.

• Modificar a lei para evitar que menores de 18 anos reincidentes em crimes violentos livrem-se da pena até os 21 anos.

Linha do tempo

1603 - Surge o primeiro Código Penal, ainda no Brasil Colonial, batizado de Livro V das Ordenações do Rei Felipe II. Fundamentado em preceitos religiosos, o crime confundia-se com o pecado e com a ofensa moral. As penas eram cruéis, desproporcionais e severas.

1830 - Fica pronto o Código Criminal do Império, a legislação penal prevista pela Constituição de 1824. Apesar da tendência liberal, previa a pena de morte.

1890 - Com a instauração da República, é editado um novo Código Penal. Entre outras coisas, ele abole a pena capital e cria o regime penitenciário de caráter correcional.

1890 a 1932 - Feito a toque de caixa, o estatuto penal dos republicanos deixa muitas lacunas. Na tentativa de torná-lo mais eficiente, são criadas inúmeras leis. O código parece uma colcha de retalhos.

1932 - No início da Era Vargas, é editada a Consolidação das Leis Penais de Piragibe, para agrupar todas as emendas feitas ao Código Penal nos 40 anos anteriores. Composta de quatro livros e 410 artigos, vigorou até 1940.

1940 - É promulgado o Código Penal, que só entra em vigor em 1942, junto com o Código de Processo Penal. Considerado uma legislação eclética, teve inspiração nos códigos da Itália e da Suíça.

1941 - Edição do Código de Processo Penal, que trata do rito do Judiciário, da investigação criminal ao julgamento. Considerado falho por muitos, ainda está em vigor.

1969 - Durante a vigência do regime militar, houve várias tentativas de reforma da legislação penal brasileira. É aprovado um anteprojeto elaborado pelo ministro Nélson Hungria. Alvo de severas críticas, acabou sendo revogado em 1978.

1984 - O Código Penal de 1940 sofre sua primeira grande reformulação, com a alteração de sua Parte Geral, na qual encontram-se as regras básicas que orientam a interpretação e a aplicação da Parte Especial, que prevê os crimes e as penas.

1984 - Entre as mudanças, uma sobressai: a criação da Lei de Execução Penal, que prevê a forma de cumprimento da sentença. Considerada muito frouxa por alguns juristas, é ela que permite o abrandamento das sentenças depois de cumprida parte da pena.

1998 - É criada a Lei de Crimes Hediondos, que prevê penas mais duras para criminosos violentos.

2001 - Na tentativa de desburocratizar o rito da Justiça e agilizá-la, são encaminhados ao Congresso Nacional oito projetos de lei para reformar o Código de Processo Penal. As propostas devem ser votadas este ano.

2002 - Uma onda de violência mobiliza o Congresso para discutir, em caráter de emergência, um pacote de leis para combater o crime. Entre elas, figuram propostas relacionadas à redução da maioridade penal, criação de penas alternativas e tipificação de crimes hediondos.

Tentativa de Homicidio em Apodi


Chegando no Sítio Canto de Varas




Moto do acusado e Derlânio sendo conduzidos para a DP

Apoio do GTO

Por volta das 13:00hs nas proximidades da Construtora BJ no Bairro Lagoa Seca a pessoa de nome Jeremias Pereira Maia (Jeremias de João Velho) tentou matar Carlos Augusto Nascimento com golpes de faca peixeira. A ocorrência ocorreu nas proximidades da casa da vitima, onde os mesmos, que já tinham uma desavença antiga, discutiram e o acusado sacou de uma faca e cutilou a vitima provocando um ferimento muito profundo no braço esquerdo. Carlos Augusto que estava perdendo muito sangue teve os primeiros atendimentos no hospital local e em seguida foi encaminhado para a cidade de Mossoró.

Minutos após o crime a Radio Patrulha recebeu informações que o acusado Jeremias de João Velho poderia está escondido na chapada mais precisamente no Sitio Canto de Varas. Quando a policia chegou ao local encontrou Gilderlânio Maia de Freitas, mais conhecido como Derlânio, em uma moto pop azul. Depois de indagado pela policia sobre o acusado o mesmo respondeu ter tido uma conversa minutos atrás com ele. A Radio Patrulha ainda conseguiu recuperar no local a moto titan 125 vermelha MYU-9969 que o acusado tinha usado para apreender fuga. Derlânio foi conduzido ate a delegacia local e foi autuado no Artigo 348 por favorecimento pessoal.