sábado, 26 de dezembro de 2009

Um morre e outro é preso em troca de tiros com a polícia



Rallison disse que resolveram atirar após perceberem os policiais

Uma troca de tiros entre bandidos e polícia militar terminou com um criminoso morto e o outro preso, na madrugada de hoje em Cidade da Esperança em Natal. Policiais Militares ao verem os dois rapazes em uma moto resolveram se aproximar para realizar uma abordagem. Ao perceber a aproximação da PM, “Caquinho” que estava na garupa sacou uma arma e atirou contra os policiais que revidaram a ação. Na troca de tiros, “Caquinho” foi atingido com um disparo. Socorrido para o hospital Walfredo Gurgel não resistiu aos ferimentos e faleceu. A polícia não tem ainda a identificação de “Caquinho”.
Está preso Rallisson Almeida de Medeiros, 20 que pilotava a moto, 125 Fan. Conduzido para a Delegacia de Plantão da zona Sul foi flagranteado e, posteriormente, encaminhado para o Itep (Instituto Técnico-Científico de Polícia) para exame de corpo de delito. Rallisson que estava com alguns ferimentos disse que, após, o amigo ter sido baleado na troca de tiros, abandonou a motocicleta e correu, mas caiu quando tentava fugir. Questionado de quem era a arma que a dupla usava. Rallisson preferiu manter o silêncio. Sobre o porquê de ter atirado contra a polícia, o preso respondeu: “Eles vinham atrás da gente e resolvemos atirar”.
Rallisson disse também que não sabe o nome de “Caquinho” e que só conhecia o rapaz pelo apelido. “Estive com ele cinco vezes”.
O acusado afirmou que o revólver calibre 38 usado pela dupla teria sido jogado em um matagal durante a perseguição. O preso não quis dizer o que estava fazendo na capital, disse apenas que é natural de São Bento (PB) e morador da cidade de Macau.

Jovem é assassinado com tiro na cabeça na Zona Norte em Natal

Um jovem de 23 anos identificado como Erivaldo dos Santos Moura foi morto na tarde deste sábado, com um tiro na cabeça, na rua Dix-Huit Rosado, no Jardim Progresso, Zona Norte de Natal. De acordo com a polícia, o crime aconteceu por volta das 16h. No local, impera a lei do silêncio, ninguém ouviu ou viu nada. "Fomos acionados com a informação de que havia disparos de arma de fogo no local e quando chegamos aqui nos deparamos com o jovem caído", infomou um policial. A polícia ainda não sabe o que motivou o crime e nem tem pistas dos suspeitos. O caso será investigado pela polícia.

Homem de 41 anos é preso após ser acusado de estupro pela filha de 14

Patu - Um vigilante de 41 anos, natural e residente da cidade, foi preso pela Polícia Civil sob acusação de abusar sexualmente de sua filha, uma adolescente de apenas 14 anos. Ele foi denunciado à polícia por um tio da menina e acabou sendo preso por força de um mandado de prisão temporária - de 30 dias - na manhã de ontem. O preso negou o crime à polícia, mas a menina foi ouvida e confessou que o pai vinha tentando consumar o ato sexual havia vários dias. O homem foi autuado em flagrante por estupro, já que com base na nova lei não é preciso consumar o ato sexual.
De acordo com o delegado Roberto Moura, titular da Regional de Patu, o crime foi informado à polícia no início desta semana. Ele conta que o vigilante chegou em casa embriagado e tentou agarrar a adolescente. Porém, dessa vez, uma parte dos familiares da menina presenciou a atitude do vigilante e um tio resolveu denunciar o caso à polícia. A partir disso, o delegado intimou o suspeito para comparecer à delegacia e prestar depoimento. Roberto Moura conta que o vigilante negou, mas deu respostas vagas e não apresentou um motivo para justificar a acusação da filha.
A adolescente foi submetida a exames no Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) de Mossoró e, como esperado, não foi confirmado o ato de conjunção carnal, entretanto os abusos aconteceram, de acordo com as suspeitas das autoridades policiais. "Hoje, não precisa mais haver o ato, e sim, basta haver os abusos, como o que foi narrado pela vítima, que está caracterizado o crime de estupro", explica o delegado, ressaltando que vai dar continuidade às investigações e o fato de o suspeito estar preso pode ajudar. "É melhor porque assim ele não atrapalha", diz Roberto Moura.
De acordo com o delegado, esse crime, apesar de ser um caso complexo, não é nenhuma novidade naquela região do Estado. Ele revela que outras investigações nessa mesma perspectiva estão sendo realizadas pela Delegacia de Polícia Civil de Patu, onde foi instaurado o inquérito policial. "A gente não pode adiantar nada ainda sobre essas outras investigações porque esse tipo de crime é muito delicado e pode até mesmo prejudicar as próprias vítimas, então a gente só vai falar quando as outras investigações concluírem, ou pelo menos se encaminharem, como essa de agora", explica.
Fonte: defato

Menor é baleado e detido pela PM com droga no conjunto Promorar

Uma ação da Polícia Militar, na tarde de quinta-feira (24), por volta das 17h20, no conjunto Promorar em Mossoró, fechou uma boca-de-fumo e baleou um adolescente de 15 anos, ao reagir a apreensão na hora da abordagem.
Segundo informações do 2° Batalhão da Polícia Militar, quando uma viatura fazia patrulhamento no bairro, avistou o adolescente em "atitude suspeita", resolvendo averiguar o que estava acontecendo. Ao ser abordado, segundo policiais, o rapaz teria tentado fugir e acabou baleado.
Após a apreensão, os policiais encontraram com o menor: 43 tabletes de maconha prensada e 176 pedras de crack, além de sacos plásticos pequenos e R$ 20 em dinheiro fracionado.
O adolescente foi levado ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) para ser medicado, onde permanece internado e apresenta um quadro estável. Depois que se recuperar, o jovem deverá ser levado para a Delegacia Especializada no Atendimento ao Menor Infrator (DEA).

Adolescente de 16 anos mata acidentalmente a mãe em Caicó

A noite de Natal terminou em tragédia para uma família de Caicó. Um adolescente de 16 anos matou a mãe com um tiro acidental na noite desta quinta-feira (24).
De acordo com a polícia, a família seguia para a ceia na casa de familiares, quando o pai, identificado com Alcir, que é cabo do Exército, parou em um supermercado.
Enquanto esperavam a volta do militar, por volta das 18h30, o adolescente encontrou a arma e disparou acidentalmente contra sua mãe, Edneide Lopes de Medeiros, 38 anos, na região do abdómen. A mulher ainda chegou a ser socorrida e submetida a uma cirurgia no Hospital Regional de Caicó, mas não resistiu e morreu durante na madrugada.
O pai afirmou, em depoimento, que mostrou a arma sem munição ao seu filho no dia anterior. O adolescente foi liberado após o militar ter assinado um termo de responsabilidade.
A ocorrência será investigada pela Polícia Civil local.

O trabalho continua...


Apodi - A policia militar, sob o comando do capitão Carvalho, continua os trabalhos de fiscalização sobre os sons e rondas pela cidade. Também é comum aos sábados policiais fazerem revistas nos bares e na feira livre. O objetivo é dar a população apodiense o sentimento de segurança, e de que a policia militar está presente e pronta para ajudar todos aqueles de que dela precise. Um bom dia a todos..

A CULPA É DA POLICIA

Se morrer alguém, a culpa é da policia.

Se o bandido foi solto pela justiça, a culpa é da policia.

Se o mandado de prisão demora a sair, a culpa é da policia.

Se o bandido desaparece, a culpa é da policia. A sociedade simplesmente despreza o fato de o país possuir uma dimensão de 8.511.965 Km2.

Se o bandido é morto durante um tiroteio, a policia é culpada. “Coitadinho do criminoso”.

Se ele sobrevive, a policia é inoperante, pois “deveria ter acabado com ele”.

Se a policia age com rigor para manter a ordem, é truculenta.

Se a policia não age com rigor, é muito mole.

Se estiver presente na hora do fato, é cúmplice. Se não estiver presente, é omissa.

Se revistar um suspeito, desrespeita o direito do cidadão.

Se não revista, “faz vista grossa”.

Se prende pobre, “é injusta”.

Se prende rico, “é porque quer aparecer”.

Se prende um ladrão, tem que apresentar as provas.

É difícil ser policial no Brasil.

Pois a culpa é da policia.


Enviado por anônimo

Detentos são liberados para festas de Natal e réveillon


Detentos do Complexo Penitenciária Estadual Agrícola Mário Negócio (CPEAMN) beneficiados com a saída temporária foram recebidos ontem pela manhã, na porta da penitenciária, por seus familiares para comemorar juntos o Natal e as festas de fim de ano.
Inicialmente, a lista contemplava 71 presos, depois foi reduzida para 66, após três presidiários terem recebido progressão de regime para o sistema aberto, e outros dois fugiram do semiaberto. Ontem, horas antes de serem liberados, outros dois presos foram excluídos da lista com a chegada de dois mandados de prisão, relacionado a outros crimes praticados pela dupla.
Antes de serem liberados por um prazo de oito dias, já que só retornarão ao presídio no dia 1º de janeiro, os internos se reuniram com o vice-diretor do CPEAMN, tenente Manoel Lima. Eles foram instruídos a cumprir as normas de comportamento como não sair à noite, não cometer delitos ou crime, não frequentar bares ou lugares suspeitos.
Está foi a primeira vez que os detentos foram temporariamente soltos para passar o Natal e o ano-novo junto a seus familiares. Um dos responsáveis por esta inovação foi o homicida Jozemar Franco da Silva, 27, que foi condenado a uma pena de 19 anos e seis meses. Considerado um interno de bom comportamento, Jozemar Franco organizou um abaixo-assinado com 88 assinaturas de detentos pedindo ao juiz da Vara das Execuções Penais, José Armando Pontes Júnior, que permitisse que a saída temporária pudesse abranger o período natalino e o réveillon. Sensibilizado com o apelo, o juiz concedeu a saída entre o período de 24 de dezembro a 1º de janeiro e 2010. "A concessão do juiz foi um presente para todos nós. Cadeia nenhuma ressocializa ninguém. Cabe a cada um procurar melhorar sua vida", declarou Jozemar Franco.

Fonte:http://www.gazetadooeste.com.br/policia.php#

Dupla é presa com 8 trouxas de maconha em Mossoró


Um homem identificado como Alisson Bruno da Silva, de 19 anos foi preso e um adolescente de 18 anos foi apreendido na manhã desta sexta-feira (25), por volta das 9h45, na Rua Raimundo Firmino de Oliveira, no bairro Alto de São Manoel, Zona Oeste da cidade de Mossoró, distante 285 km de Natal.
De acordo com a polícia, durante ronda feita na região, os policias perceberam dois indivíduos suspeitos em uma moto YBR de cor azul e placa MXM-8719. Após persegui-los os policias conseguiram aborda-los e encontraram com eles 8 trouxas de maconha.
Droga foi apreendida e a dupla levada para a delegacia ficando a disposição da polícia.

fonte:DN Online

Adolescente é morto com tiro na cabeça no interior

Um adolescente, de 14 anos, foi morto na tarde desta sexta-feira (25), por volta das 16h, vítima de um tiro na cabeça de arma calibre 32, na Rua General Péricles, no bairro de Ilha de Santa Luzia, na Zona Leste do município de Mossoró, cidade distante 285 km da capital Natal.

De acordo a polícia, o suspeito é outro adolescente, de 16 anos. Ainda segundo a polícia, moradores disseram que viram o jovem realizando vários disparos naquele local, mas ainda não se sabe se ele tem algum envolvimento no crime.

Após denuncias os policias conseguiram chegar até o suspeito, que foi levado para a delegacia e está a disposição da justiça. O caso está sendo investigado e ainda não há provas de que tenha sido mesmo ele o autor do disparo, nem se sabe ao certo como tudo aconteceu.

Segundo informações do 2º Batalhão de Polícia de Mossoró a vítima foi levada para o Hospital Tarcísio Maia e morreu logo em seguida.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Presos irão trabalhar na ampliação da cadeia


Com o canteiro de obras pronto e o material de construção já disponibilizado no local, as obras de ampliação da Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre terão início na primeira semana de janeiro, mais precisamente no dia 4 do próximo ano. Oito apenados do Complexo Penitenciária Estadual Agrícola Mário Negócio (CPEAMN) que participaram de um treinamento prestado pela empresa Votorantim, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Rio Grande do Norte (SEJUC/RN) irão trabalhar na ampliação do presídio.
O prazo para conclusão das obras é de quatro meses, quando serão edificadas dez novas celas com capacidade para abrigar mais 80 detentos. Segundo o diretor da Cadeia Pública, Alexandre Santos Nóbrega, durante o período em que o presídio estiver passando por obras de ampliação a guarda externa será reforçada. Atualmente, antes da chegada dos operários, o comando do 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM) atendeu a solicitação do diretor do presídio e designou um reforço de 15 policiais, que já estão trabalhando nas guaritas.
A Cadeia Pública está com sua lotação máxima e não mais recebe presos provisórios até a conclusão das obras.

Fonte: http://www.gazetadooeste.com.br/policia.php#

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Inquérito Policial


O Dr Luiz Antônio, delegado da policia civil de Apodi, nos informou agora a pouco que já foi aberto um inquérito policial para apurar as causas da fuga da presa de justiça Rogéria Cristina Soares (Lelinha), que fugiu hoje cedo daquela delegacia. O delegado nos informou que o policial já foi ouvido e afastado das atividades daquela delegacia até a conclusão do processo. Até o momento a policia não conseguiu prender Lelinha..

Rocam recupera ""moto""

Não estão mais pegando peixe na lagoa, a onda agora é moto....

O que restou da moto: Uma placa e o quadro

Apodi - Uma equipe de policias da Rocam recebeu uma ligação anônima informando um possível lugar onde estaria uma motocicleta roubada, os policiais foram até o local e constataram o fato. O lugar onde esses policiais encontraram a moto ("depenada") foi dentro da lagoa, e só foi possível a retirada graças a ajuda de um pescador. No local os policiais conseguiram encontrar apenas o Quadro (CHASSI) e a placa. A policia militar através do sistema de informações, conseguiu identificar o proprietário da moto, o qual nos contou que a moto POP 100, foi tomada de assalto na cidade de Mossoró faz 8 dias, nas proximidades do Hiper Bom Preço. As investigações continuam para descobrir os autores desse fato.

Nota: Mais uma vez a ROCAM mostra eficiência no combate ao crime, parabéns a todo que fazem parte dessa equipe.

Acidente de trânsito

Motocicleta colidiu na lateral direita do carro

Várias pessoas no local

Apodi - Hoje, por volta das 17:30hs, em frente a Borracharia do Borracha (BR 405), aconteceu mais um acidente de trânsito, desta vez envolvendo uma moto e um carro. Tudo aconteceu quando um Carro Fiat Palio, de cor prata, placa AKP 3240 (Natal-RN), conduzido por Gerson Gomes de Oliveira Junior, natural de Natal, entrou para a direita e colidiu com a moto, que estava sendo pilotada por José Sergio Luiz, cearense, que afirma que o condutor do carro entrou de vez, enquanto o condutor do carro diz que a motocicleta estava fazendo uma ultrapassagem pela direita. Policia militar foi acionada e aguarda no local a chegada da Polícia Rodoviária Federal, enquanto que o condutor da moto Honda CB 300 de cor vermelha, placa NNQ 5289 (Areia Branca), foi socorrido ao Hospital e será transferido para Mossoró com fraturas pelo corpo.

Nota: Como já foi mencionado em matérias passadas, todas as ocorrências de trânsito na BR a policia militar irá acionar a PRF.

Em seis meses, Justiça abriu 526 vagas nos presídios do RN


Grupo de Apoio às Execuções Penais intensificou fiscalização nas unidades prisionais do Estado e conseguiu resolver processos de vários presos.


Depois de seis meses de trabalho, a Justiça do Rio Grande do Norte conseguiu um grande benefício para a segurança pública do Estado. Desde junho deste ano, a Corregedoria Geral de Justiça criou o Grupo de Apoio às Execuções Penais (Gaep) e de lá para cá foram abertas 526 vagas nos presídios estaduais.O objetivo do grupo, de acordo com o juiz corregedor Francisco Seráfico de Nóbrega Coutinho, é fazer uma revisão no sistema carcerário RN para analisar processos dos réus condenados. “Nós começamos os estudos em abril e em junho iniciamos os trabalhos. A partir daí, vamos às varas criminais e fazemos uma relação de todos os processos e o que pode ser feito por ele”, explicou. Ao todo, já foram analisados 4.268 processos em todo o Rio Grande do Norte de réus condenados. Além disso, foram deferidos os benefícios da lei de Execução Penal a diversos presos. Os números finais do Grupo de Apoio às Execuções Penais deste ano apontam que 219 apenados recebem a progressão para o regime semiaberto, 80 foram transferidos para o regime aberto e 111 receberam o livramento condicional. Também foram autorizadas 70 saída temporárias e houve 116 extinções de pena, de presos já falecidos mais cujo processo continuava ativo ou que estavam presos por outro processo, e ainda outros que já haviam cumprido a pena. “Das saídas temporárias que autorizamos, todos os presos retornaram”, destacou Francisco Seráfico.De acordo com o juiz corregedor, só em Natal foram visitadas a Penitenciária João Chaves, os Centros de Detenção da Zona Norte, da Zona Sul e da Ribeira, o Hospital de Custódia, a Cadeia Pública e as delegacias de polícia. Já no interior do Estado, o Gaep inspecionou as penitenciárias e delegacias, Cadeias Públicas e Batalhões de polícias que custodiam presos nos municípios de Caicó, Parnamirim, Nova Cruz, Caraúbas, Nísia Floresta e Mossoró. Para o próximo ano, o grande objetivo da Corregedoria de Justiça é intensificar ainda mais as inspeções nas cadeias públicas, onde se encontram os presos provisórios. “Nós estamos fazendo nossa parte de agilizar os processos e retirar os presos das unidades. Mas, o grande problema hoje são os presos provisórios, para presos condenados não faltam vagas”, declarou. Francisco Seráfico faltou também que a única solução para o problema da superlotação nas unidades provisórias é a construção de novas cadeias públicas. Atualmente, nove juízes participam do Grupo de Apoio às Execuções Penais. Novas cadeiasNa semana passada, a governadora Wilma de Faria se reuniu em Brasília com o ministro da Justiça, Tarso Genro. Na pauta de discussão, entre outros temas, esteve a solicitação para que o projeto de construção da cadeia pública de Parelhas fosse aprovado. O projeto já está no Ministério e o ministro ficou de aprovar a liberação dos recursos para a construção no próximo ano. “Já temos o terreno na cidade e já houve discussão com a sociedade sobre a obra, faltam os recursos”, disse o secretário da Justiça e da Cidadania (Sejuc), Leonardo Arruda.Pelo projeto encaminhado para o Ministério, a cadeia pública de Parelhas está orçada em 7 milhões. A Governadora também solicitou a construção de uma penitenciária feminina e de um presídio para jovens e adultos que tenham sido condenados. A proposta é que essas duas obras sejam construídas com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Por hora, enquanto os novos presídios não são construídos, o Governo do Estado aposta na conclusão da cadeia pública de Nova Cruz. A unidade está toda erguida e para entrar em funcionamento falta apenas o termino da estação de esgotamento. A expectativa da Secretaria de Justiça, é que até o fim deste a cadeia seja entregue e em janeiro comece a receber novos presos. O titular da Sejuc anunciou que também foi aberta nesta semana a concorrência nacional para a construção das cadeias de Ceará-Mirim e Macau, orçadas em quatro milhões cada uma. Outra cadeia que deve ser construída, mas que ainda aguarda os tramites burocráticos, é a de Lajes, no valor de R$ 9 milhões.

Fonte: www.nominuto.com

A todos....


Fuga

Fugiu agora cedo: ROGERIA CRISTINA SOARES (LELINHA)

Delegacia de Policia Civil de Apodi

Presa iria fazer a limpeza da delegacia

Pulou o muro e foi embora....

Apodi
- Hoje, por volta das 09:00hs da manhã, na delegacia de policia civil, conseguiu fugir a Pessoa de Rogeria Cristina Soares, 29 anos, mais conhecida por LELINHA, a mesma estava presa fazia alguns dias por tráfico de drogas e receptação. Tudo aconteceu quando o Policial de plantão retirou a detenta da sela para que ela fizesse a limpeza da delegacia, a mesma se aproveitou da oportunidade e pulou o muro da delegacia, com distino ignorado. A policia militar foi acionada e nesse momento estão sendo feitas deligências no sentido de prender Lelinha.

*Doutor Luiz Antônio, delegado de Polícia, informa que não autoriza a ninguém tirar preso de sela e que a atitude partiu do policial de plantão.

Relembrando a Prisão da fugitiva:

Apodi - Hoje (13) em uma operação conjunta a policia militar e a policia civil conseguiram estourar mais uma boca de fumo em Apodi, agora no bairro Bico Torto (saída para Pau dos Ferros). Na residência foi presa em flagrante ROGERIA CRISTINA SOARES de 29 anos (natural de Apodi), mais conhecida como LELINHA, no local foram apreendidos 13 trouchas de maconha e uma quantidade que seria embalada para a venda, 9 pedras de crack, 33 reais em notas que seria usadas para passar troco, 01 canivete, 01 celular, 5 capacetes de moto, varias peças de roupas e jóias que provavelmente são produtos de furto que os viciados trocavam por drogas.
A mesma já vinha sendo denunciada, onde através disso as policias iniciaram as investigações que terminou com o estouro e prisão de LELINHA. A mesma foi conduzida para a delegacia onde responderá por trafico de drogas e receptação.


Quem souber de alguma informação que leve a captura da Lelinha, entre em contato conosco, sua identificação será preservada.


Saúde


O alerta vem de médicos de diversos países, convencidos de que as pessoas não conhecem direito os benefícios desta santa fórmula, o H2O. Ela é simples, eficiente e sem contra-indicações. Basta seguir uma receita trivial – tome pelo menos oito copos de água por dia – e os efeitos aparecem no corpo inteiro, do cérebro aos intestinos e ossos. O difícil é descobrir algo que a água não faça dentro do organismo. Ela transporta nutrientes e oxigênio para as células, dissolve vitaminas e sais minerais dentro delas, ajuda a desintoxicar os rins, dá flexibilidade aos músculos, lubrifica as juntas ósseas e refrigera o corpo ao expulsar pela pele o suor aquecido. Perder apenas 20% dos 40 ou 50 litros do volume total de água do corpo pode ser mortal. A sede já é sinal de desidratação. E, se você não beber água, podem aparecer sintomas mórbidos. Eles surgem no cérebro, que é 74% líquido. Se ele começa a secar, você sente dor de cabeça, moleza e um pouco de confusão mental. Já o sangue, que contêm 83% de H2O, engrossa, elevando a pressão. E o apetite também desaparece. Portanto não perca tempo: encha a cara de água.

Fonte: http://super.abril.com.br/saude/agua-melhor-remedio-441513.shtml

O SOBREVIVENTE


Após um naufrágio, o único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo e ter conseguido se agarrar a parte dos destroços para poder ficar boiando.

Este único sobrevivente foi parar em uma pequena ilha desabitada e fora de qualquer rota de navegação.

Com muita dificuldade e restos dos destroços, ele conseguiu montar um pequeno abrigo para que pudesse se proteger do sol, da chuva, de animais, e para guardar seus poucos pertences. Novamente agradeceu.

Nos dias seguintes a cada alimento que conseguia caçar ou colher, ele agradecia.

No entanto um dia quando voltava da busca por alimentos, ele encontrou o seu abrigo em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça. Terrivelmente desesperado ele se revoltou.

Gritava chorando:”O pior aconteceu! Perdi tudo! Deus, por que fizestes isso comigo?”

Chorou tanto , que adormeceu, profundamente cansado. No dia seguinte bem cedo, foi despertado pelo som de um navio que se aproximava.

“Viemos resgatá-lo”-disseram.
“Como souberam que eu estava aqui?”-perguntou ele.
“Nós vimos o seu sinal de fumaça!”

É comum sentirmo-nos desencorajados e até desesperados quando as coisas vão mal. Mas Deus age em nosso benefício, mesmo nos momentos de dor e sofrimento.

Lembre-se:
Se algum dia o seu único abrigo estiver em chamas, esse pode ser o sinal de fumaça que fará chegar até você à Graça Divina.
Para cada pensamento negativo nosso, Deus tem uma resposta positiva.

Confirmado Pagamento do Bolsa Formação


A partir do dia 28 de dezembro.
No ambiente de estudo do Pronasci, recebemos esta mensagem do Adiministrador.

Prezados Profissionais de Segurança Pública,

É com grande satisfação que informamos a aprovação pelo Congresso Nacional do PL 91. A partir do dia 28 o beneficio do Bolsa Formação estará disponível na Caixa Econômica Federal. Agradecemos o empenho de cada um de vocês nessa conquista.

Aproveitamos a oportunidade para desejar-lhes Boas Festas!

Equipe da SENASP

Fonte: http://caboheronides.blogspot.com/

Ministério da Justiça autoriza construção de nova cadeia no RN

Secretário Leonardo Arruda recebeu informação nesta quinta-feira (24).

Secretaria de Justiça recebeu informação nesta quinta-feira (24). Unidade de Lajes será a primeira da região Central e vai custar R$ 9,3 milhões.

O Rio Grande do Norte ganhou um presente de fim de ano. Nesta quinta-feira (24), o Ministério da Justiça autorizou a construção de mais uma cadeia pública no Estado. A secretaria de Justiça e Cidadania recebeu a informação do diretor de Política Penitenciária Nacional, André Luiz Cunha.

De acordo com o secretário Leonardo Arruda, a nova unidade será construída no município de Lajes e será a primeira da região Central do Rio Grande do Norte. “Essa cadeia pública está orçada em R$ 9,3 milhões. Com isso, o Ministério Autorizou a liberação dos recursos junto a Caixa Econômica Federal”, disse o secretário de Justiça.

Leonardo Arruda informou ainda que com a construção de mais essa unidade prisional, 2010 será o ano de “zerar o déficit” de vagas no sistema penitenciário do Estado. “Teremos três cadeias públicas em construção e mais a de Nova Cruz, que está sendo concluída. Também temos a reformulação de um setor de Alcaçuz, que vai garantir 400 vagas para presos provisórios”.

Além de Lajes e Nova Cruz, o Governo do Estado construirá as cadeias da Ceará-Mirim e Macau. No total, serão 1036 vagas disponibilizadas a partir do próximo ano.

Nas cadeias de Lajes, Ceará-Mirim e Macau são 150 vagas em cada. Já a de Nova Cruz são 186 vagas. Esta está em fase de conclusão e deverá começar a receber presos já a partir de janeiro.

Atualmente, o Rio Grande do Norte dispõe de apenas três cadeias públicas, em Natal, Mossoró e Caraúbas. “Essa autorização do Ministério da Justiça é um grande avanço. Com todas essas unidades sendo construídas em 2010, vamos zerar o déficit de vagas no Estado”, comentou Leonardo Arruda.

Fonte: WWW.nominuto.com

Em casa de traficante, PM encontra mais de 100 pedras de crack em fralda de bebê


Caicó - Policiais Militares do 6º Batalhão, em Caicó, foram até a rua Elísio Elói de Medeiros, na bairro João XXIII, na cidade seridoense, na noite desta quarta-feira (23), no intuito de prender o traficante Josenildo Virgílio Lopes da Silva, mais conhecido como Mimi, que já vinha sendo investigado pela polícia.

No entanto, segundo informações colhidas na delegacia local, quando os PMs chegaram à residência, por volta das 18h40, Mimi não se encontrava. Na casa, estava apenas a esposa, Joelma Medeiros Fernandes, de 36 anos, com um bebê no colo, e a filha Juliana Virgílio de Medeiros, de 20 anos.

Os policiais encontraram na casa do acusado quatro aparelhos celulares, duas TVs de LCD, sendo uma de 42 polegadas e outra de 32, além de 122 pedras de crack e 38 tabletes de maconha, que estavam escondidos na fralda da criança, já embalados para comercialização.

Segundo a polícia, os objetos encontrados no local, provavelmente adquiridos com o dinheiro do tráfico de drogas, foram apreendidos, assim como os entorpecentes. Joelma Medeiros, que inclusive já tem passagem pela polícia, foi presa em flagrante. Mimi continua foragido.

Fonte: http://gtcmossoro.blogspot.com/


Polícia prende acusado de matar PM na Grande Natal


Com um mandado de prisão nas mãos, o delegado Delmontiê Falcão prendeu nesta quinta-feira (24) o jovem Paulo José Costa Júnior, de 19 anos. Ele é apontado como sendo o autor dos disparos que matou o policial militar Francisco de Assis Gomes da Silva, de 40 anos, na sexta-feira (18), em São Gonçalo do Amarante, Grande Natal.

De acordo com o delegado, o acusado já havia sido identificado, mas, como não se entregou espontaneamente à polícia, foi capturado por policiais, após a expedição judicial do mandado. O jovem estava em casa, no bairro Golandim, onde o crime aconteceu.

Ainda segundo Falcão, Paulo José confessou o crime, mas alegou que o policial teria atirado primeiro. O titular da Delegacia de Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante não revelou onde o acusado ficará detido.

Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Papa Bento 16 cai ao ser empurrado no início da Missa do Galo


Uma mulher não-identificada burlou a barreira de segurança na basílica de São Pedro do Vaticano nesta quinta-feira, no momento em que o papa Bento 16 entrava no local, derrubando-o ao chão no momento em que ele se preparava para dar início à Missa do Galo.

Segundo Ciro Benedettini, porta-voz do Vaticano, o papa se levantou rapidamente, sem sofrer ferimentos, e continuou a sua caminhada até o altar para celebrar a tradicional missa.

De acordo com o porta-voz, a mulher --que aparentemente sofria de problemas mentais-- foi detida pela polícia do Vaticano.

Segundo ele, o cardeal Roger Etchegaray também foi derrubado ao chão no incidente, e foi levado ao hospital para passar por exames médicos.

A quinta missa do pontificado de Bento 16 teve início às 22h (19h de Brasília), duas horas mais cedo que o horário tradicional da meia-noite.

O novo horário foi adotado pela Santa Sé para poupar o pontífice de 82 anos, que nesta época do ano preside uma série de celebrações e cumpre uma agenda intensa.

No início do mês, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, explicou que a decisão de antecipar o início da missa celebrada na noite de Natal teria como objetivo "aliviar um pouco o cansaço" do papa.

Milhares de pessoas, que desde o final da tarde lotaram a basílica no Vaticano, se reuniram para assistir à missa, realizada em uma noite chuvosa.

A cerimônia teve início com o antigo texto que anuncia o nascimento de Cristo, e que foi cantado no princípio da missa em latim por um cantor da Capela Sistina.

No momento da oração dos fiéis, serão lidos pensamentos em várias línguas, que mudam a cada ano --na noite de hoje serão russo, francês, filipino, português e alemão.

Como representante do Estado italiano, assiste à missa o presidente do Senado, Renato Schifani.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com Folha Online

Dupla em moto assalta e leva R$ 2,5 mil de homem

Mossoró - Um homem identificado até o momento apenas pelo nome de Weiner foi vítima de um assalto na manhã desta quinta, véspera de Natal, na avenida Alberto Maranhão, em Mossoró, região Oeste do estado.

De acordo com o 2º Batalhão de Polícia Militar da cidade oestana, Weiner caminhava pela avenida localizada no bairro Santo Antônio, quando dois homens armados e a bordo de uma Titan de cor azul e placas não identificadas o abordou.

A dupla anunciou o assalto e fugiu logo em seguida, levando R$ 2.500,00 da vítima. O crime aconteceu por volta das 11h30. A polícia foi acionada e fez várias diligências pela região, mas não conseguiu localizar os suspeitos. O caso foi registrado na delegacia de Plantão de Mossoró.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

CONHECENDO A POLICIA MILITAR DE APODI- RN



Com uma nova filosofia de trabalho, o capitão Carvalho procura aproximar a população da polícia, unindo o policial ao cidadão, uma parceria ao combate da criminalidade. E para isso o comandante conta com uma equipe de policias do GTO, Rádio Patrulha e ROCAM que a todo momento está a disposição para servir a nossa cidade. Esses policiais Fazem mensalmente cursos do PRONASCI, que os qualificam e os orientam na prestação de uma segurança pública de qualidade. Os cursos estão relacionados a direitos humanos, crimes ambientais, polícia comunitária, dentre outros. Em uma outra matéria postaremos um pouco mais sobre o GTO, ROCAM e rádio patrulha.

O Cmt 2BPM Cel Elias Lança OPERAÇÃO VERÃO 2010


A chegada das férias de final de ano representa o período em que boa parte da população mossoroense passa o veraneio na cidade de Tibau e Areia Branca. Nesta última semana (18/12), o 2º BPM lançou a Operação Verão 2010 visando garantir aos veranistas de Tibau a sensação de segurança necessária para que as férias de fim de anos sejam as mais tranqüilas.
Além de Tibau, o 2º BPM também irá intensificar o policiamento nas cidades litorâneas de Areia Branca e Grossos, conforme comunicou o 2º SGT GAMA, que trabalha no setor de Planejamento d.e Operações do 2º BPM. Somente para Tibau, o comandante do 2º BPM, tenente Coronel Elias, ampliou o efetivo da cidade enviando mais de 30 policiais militares que ficarão efetivos naquele destacamento durante todo veraneio. Além desse efetivo, em todos os finais de semana o policiamento local ainda contará com mais reforços, para que as ações de combate a criminalidade tenham pleno êxito.
Durante o mês de dezembro, janeiro e início de fevereiro, o 2º BPM manterá várias modalidades de policiamento nas cidades litorâneas: “Esse é um período em que essas cidades recebem uma quantidade enorme de pessoas, algumas delas chegando a triplicar seu número de habitantes, portanto, contaremos com um conjunto de ações como: blitz, policiamento rádio motorizado, policiamento montado, policiamento com motos, bem como, Patrulhamentos a pé, com o intuito de proporcionar a devida segurança à todos”, informa o 2º SGT GAMA.
A Operação Verão teve início nesse último final de semana na cidade de Tibau e já está gerando frutos, quando o efetivo deslocado para aquela cidade conseguiu prender alguns traficantes e usuários de drogas.


Termina dia 31 prazo para recadastramento de armas no país


O prazo para o recadastramento de armas de fogo termina no dia 31 de dezembro. Mais de três milhões de armas já foram entregues em todo o Brasil. Quem não fizer o recadastramento estará incorrendo em crime de porte ilegal de armas, podendo ser processado e, se condenado, preso de um e três anos. "Apesar de acharmos que o recadastramento deveria ser a qualquer tempo, pois é sempre melhor que todas as armas sejam regularizadas, sabemos que existe uma lei e ela prevê que o prazo final é 31 de dezembro", afirmou Salesio Nuhs, diretor institucional da Aniam (Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições). A associação promove a campanha nacional em conjunto com a Polícia Federal. Salesio disse que a hipótese de prorrogação do prazo está totalmente descartada. "Tivemos uma reunião na PF e a decisão é de que não haverá prorrogação." Segundo ele, se o sistema da PF estiver congestionado, é necessário levar os documentos --cópias autenticadas do RG, CPF, comprovante de residência e registro antigo da arma-- até um endereço da PF ou na agência dos correios. A arma não precisa ser levada. Os proprietários podem fazer o recadastramento, que é obrigatório e gratuito, em uma das 2.000 lojas especializadas e credenciadas, em uma das 6.000 agências dos Correios, em uma das unidades da Polícia Federal ou pelo site www.recadastramento.org.br. Todo o cidadão brasileiro ou naturalizado, maior de 25 anos, tem o direito de adquirir até seis armas de uso permitido.


Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com Folha Online

Sean deixa consulado americano com o pai biológico



Conforme divulgado pelo portal G1, da Globo, o menino Sean Goldman deixou o consulado americano no Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (24), por volta das 9h, horário local. A guarda de Sean, de 9 anos, foi transferida ao pai, David Goldman, por conta de decisão judicial do Tribunal Regional Federal da 2ª região (TRF2) que determinava a entrega do menino até as 8h de hoje.O menino deixa o Brasil ainda hoje, em voo fretado. Sua avó, Silvana Bianchi, pediu para acompanhar o neto, mas o pedido foi negado tanto pelo governo americano quanto pelo brasileiro.Sean chegou ao consulado por volta das 7h30 acompanhado do padrasto, a avó materna e o advogado da família. Eles pararam a aproximadamente 100 metros do local e tiveram de completar o percurso a pé, sendo assediados pela imprensa. Cerca de 30 seguranças tentaram fazer um cordão de isolamento para facilitar a passagem.David Goldman, pai biológico do menino, se declarou feliz com a determinação judicial, alegando que o Brasil terá “um futuro melhor honrando a lei”. A avó de Sean, por outro lado, se mostrou “chocada, triste, decepcionada e envergonhada”.Ela divulgou, na última terça-feira (22), carta aberta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pedindo que o menino fosse ouvido pela Justiça. A avó também enfatiza o desejo de que o neto permaneça no Brasil, uma vez que considera absurda a retirada do menino da família com a qual ele conviveu por cinco anos ininterruptos na véspera do Natal.
Fonte. Numinuto.com

Apoio


Agradecemos o total apoio da Prefeitura Municipal de Caraúbas !

A todos os policiais.....


Mais um Natal chegou e com ele o fim de mais um ano, é tempo de agradecimento, de reflexão, de analisar o ano que passou, e agradecer ao nosso pai celeste pelas nossas vidas, pelas nossas famílias. Feliz Natal, bravos guerreiros, vocês merecem tudo de bom....

Felicidades a todos....

O Natal chegou e nós deste blog gostariamos de desejar a todos os nossos amigos um Feliz Natal e que o nosso senhor Jesus Cristo possa nos abençoar com AMOR, SAÚDE e PAZ.

Boas Festas..... (Beba com Moderação)

Anônimo disse.....

"o sistema prisional do Brasil é falido, a justiça é muito lenta, o que fazer? acho que a unica soluçao era criar formas destes delinquentes devolver aos cofres publicos todo o prejuizo que ele causou, botando os mesmos para trabalhar, concertando cadeiras das escolas, pintando muros e praças que foram degradadas, plantando ou colhendo em areas agricultaveis, enfim dando ocupaçao para que ests nao fiquem por ai achando que cadeia é hotel e policial garçon ou motorista particular pra vagabunda. Quanto a esse Fabiano, o que falta ele fazer para ser punido severamente? esses crimes nao atestam que ele é perigoso, acredito que tem que ser feito alguma coisa, tratamento ou prisoes alternativas para ocupar-lo."

Nota do blog: Gostariamos de parabenizar ao internauta que fez esse comentário, e com base nessa opinião faremos uma breve matéria.

Bons Exemplos:

Em Mossoró por Exemplo, a segunda regional de saúde (URSAP) faz todo o acompanhamento do sistema prisional, fornecendo aos presos camisinhas, prevenindo assim as DST / AIDS, mostrando que o governo do Estado está presente com a saúde nesses locias. Gostariamos de agradecer a todos os profissionais da 2 URSAP pelo trablho que vêm desenvolvendo em Mossoró.


Profissionais da Saúde

Presos trabalhando

Outro grande Exemplo é o trabalho realizado pelo Major Alvibar, que a frente da penitenciária agrícola Mário Negócio, desenvolve um excelente trabalho de resocialização dos presos, os quais desenvolvem várias atividades durante o dia e a noite são recolhidos (semi-aberto).

Major Alvibar

NÃO SE ESQUEÇA DE MIM, FOI POR VOCÊ


Mais um dia de serviço, assim como uma noite, uma missão cumprida...

Momentos repletos de perigo, emoção, aventura, alegria, tristeza...

O Sol ardente na pele, um cinturão cheio de balas, botas pretas, boina na cabeça, um rádio tagarela, onde não se ouve lindas músicas, somente números, vozes, um caráter geral, ocorrências que nos deslocam a todo tipo de lugar, asfalto, lama, mato, poeira...

Num local ermo um corpo frio, um mistério... um bêbado, um desordeiro, assaltos à banco...

Em nossas rondas noturnas, a lua, companheira de nossas noites, da luta.

Nas corridas, faróis, velocidade, sirenes, uma louca corrida para o fim da estrada, sem o fim da chegada...

Um certo policial, chuvas de balas, coração que dispara, uma lagrima que cai, um amigo que se vai...

E assim vamos nós, nas lutas, nas rondas, nas madrugadas, nos dias de sol e de chuva, passando aí em sua rua, em seu bairro, em sua cidade, em seus olhos, em seu medo, no seu pensamento, no seu sorriso, em sua vida...

E assim é o dever que abraçamos, para que se acentue ainda mais sua segurança e sua felicidade...

Deixamos nossos lares, nossas famílias, nosso mundo, nossos sonhos, nossos amigos, nossa companheira, nossos filhos; POR VOCÊ...

Cada vez que escutar uma sirene de viatura, mesmo que distante, mesmo que em seu pensamento, diga: Vão com DEUS, estou com vocês.

Cada vez que uma estrela brilhar mais forte para você, lembre-se que pode ser a vida de um de nós, que num último suspiro tenta dizer:

FOI POR VOCÊ

Estado vai indenizar família de vítima de homicídio praticado por fugitivo.


Em setembro de 2004, o preso de iniciais J.A.L fugiu do 5º Distrito Policial e praticou um homicídio contra M.W.M, casado e pai de uma criança.

O Estado do Rio Grande do Norte foi condenado ao pagamento de danos morais no valor de R$ 50 mil a família de vítima de homicídio praticado por um preso foragido.

Em setembro de 2004, o preso de iniciais J.A.L fugiu do 5º Distrito Policial de Natal e praticou um homicídio contra M.W.M, casado e pai de uma criança.

O preso permaneceu em fuga por seis dias e, de acordo com informações da sentença em 1º grau, não ficou comprovado que o ente público tenha empreendido esforços na captura do fugitivo, “sendo responsável, pois, pelos crimes por este praticados quando se encontrava foragido”.

Em sua defesa, o Estado disse que o delito foi realizado no calor de uma briga e foi decorrente de uma antiga rixa entre a vítima e seu assassino. O órgão público alegou, ainda, que, devido o histórico de desavenças entre ambos, o homicídio poderia ter ocorrido a qualquer tempo.

Entretanto, o relator do processo, o desembargador Dilermando Mota, entende que o Estado foi omisso por ter permitido a fuga do preso provisório, pois tem o dever de garantir a segurança pública, de acordo com o art. 144, caput, da Constituição Federal: “entendo caracterizados os elementos da responsabilidade extracontratual subjetiva do Estado”, disse o relator.

Fonte: http://www.nominuto.com/noticias/policia/estado-vai-indenizar-familia-de-vitima-de-homicidio-praticado-por-fugitivo/44107/.

Dupla é presa ao oferecer R$ 150 para PRFs na BR-406


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 746 Dvd's e 341 Cd's piratas na tarde desta terça-feira (22) no interior do Rio Grande do Norte. O flagrante ocorreu no km 98, da BR 406, em João Câmara. Duas pessoas foram presas.

Ivan da Silva Luz, 40 anos, e Miguel Djalma Rodrigues Filho, 53 anos, foram presos quando tranportavam a mercadoria no veículo VW/Parati, placa KKO 6604/RN. As mercadorias foram adquiridas no Alecrim, em Natal, e seriam revendida em Macau.

Segundo a PRF, Ivan Luz e Miguel Filho também foram autuados por corrupção ativa. Eles ofereceram R$ 150,00 em dinheiro para não serem presos.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

COMO DENUNCIAR: Pelos telefones -190 ou 3333-2703 , GTO-9634-6039, RP-9605-7650.
GARANTIMOS ABSOLUTO SIGILO DAS INFORMAÇÕES FORNECIDAS EM NOSSO BLOG.

0800-0429999
Disk Denúncia do Estado

Populares encontram pedreiro morto dentro de banheiro de bar na Praça Felipe Guerra

Mistério

Mossoró - Os frequentadores de um bar que funciona em um quiosque instalado na Praça Felipe Guerra, nas proximidades do shopping Boulevard, no centro da cidade, tomaram um susto ao se deparar com um cadáver estendido no banheiro do estabelecimento.
Eles encontraram nas primeiras horas de ontem o corpo do pedreiro Antônio Arruda Filho, 40, mais conhecido como "Negão".
Testemunhas informaram à polícia que a vítima era bastante conhecida pelos frequentadores da praça e que além de ajudar os comerciantes servindo bebidas, ainda trabalhava vigiando e lavando os veículos dos clientes. Peritos do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) foram informados que o pedreiro tinha o hábito de consumir muita bebida alcoólica, mas não era usuário de drogas. A vítima residia na Rua Jean Menescau, 30, no bairro Alto do Xerém. As causas da morte ainda não foram identificadas. Segundo funcionários do Itep, ainda são necessários exames mais detalhados que serão realizados em Natal.

Fonte: http://www.gazetadooeste.com.br/policia.php#

Pronasci


Brasília 23/12/09 (MJ) – O pagamento do Bolsa Formação a profissionais de segurança pública referente a dezembro estará disponível na primeira semana de janeiro, após os trâmites legais com a Caixa Econômica Federal. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (23), pelo Ministério da Justiça, após a aprovação pelo Congresso Nacional de crédito suplementar que destinava R$ 65 milhões ao pagamento das bolsas de dezembro.

Um dos projetos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para valorizar os profissionais da área, o Bolsa Formação oferece um auxílio financeiro de R$ 400 a policiais civis e militares, agentes, peritos, bombeiros e guardas municipais que recebam até R$ 1.700.

Para receber o benefício, eles devem participar dos cursos à distância ou de especialização e pós-graduação oferecidos gratuitamente pelo pela Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) do MJ. São mais de 40 cursos em temas como Direitos Humanos, uso progressivo da força, policiamento comunitário, isolamento do local do crime e identificação veicular.

Em dezembro, 160 mil profissionais de segurança pública de 25 estados do país deixaram de receber a bolsa por atraso na votação do crédito suplementar, solicitado pelo Ministério da Justiça em agosto. “Assim que percebemos que o orçamento do Ministério em 2009 não seria suficiente para o Bolsa Formação pedimos mais crédito. O projeto teve grande adesão dos policiais do Brasil inteiro e superou as expectativas neste ano”, explicou. Em alguns estados, como o Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, o valor equivale entre 30% a 40% do salário dos policiais.

Como o Plenário da Câmara também aprovou o orçamento de 2010 o pagamento de janeiro será realizado normalmente. De acordo com o cronograma, o dinheiro deve estar disponível até o dia 17 de janeiro.

Segundo Luiz Paulo Barreto, antes dos cursos do Ministério da Justiça e do Bolsa Formação, a maioria dos policiais só tinha participado da formação inicial nas Academias de Polícia. “Hoje o Bolsa Formação tem sido o principal mecanismo de motivação para a capacitação e a formação dos policiais, fazendo com que as corporações atinjam outro nível de preparação”, conclui.

Fonte: www.mj.gov.br

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Governadora envia projeto à AL e efetivo da PM será de 12 mil




Proposta do Executivo prevê o redimensionamento dos quadros de graduados da Polícia Militar; mais 1.700 postos serão criados.

A governadora Wilma de Faria enviou, na tarde desta quarta-feira (23), um presente de Natal aos policiais militares do estado: o projeto de redimensionamento dos quadros de graduados da Polícia Militar potiguar. Ao todo, o efetivo da corporação passará de 10.300 para 12 mil policiais, e ainda será ampliada a possibilidade de crescimento na carreira.De acordo com a proposta da governadora, 1.700 novos postos de graduados serão criados e mais 300 vagas de graduados na área de Saúde. Com isso, crescem as possibilidades de ascensão na carreira, tanto entre os praças quanto entre os oficiais. Para os policiais, a medida será importantíssima para a melhoria dos serviços da Polícia Militar.“Com o projeto, o estado não estará mais dividido apenas entre o policiamento do interior e o da região metropolitana. Haverá quatro grandes áreas de gestão, que serão a região oeste, Seridó-Trairi, Agreste e o Comando Metropolitano. A proposta vai interiorizar os comandos operacionais, já que os quadros de graduação vão crescer”, explicou o comandante do policiamento na capital, Coronel Araújo.Segundo o comandante, há policiais militares que há mais de 10 anos não têm uma promoção e, com a aprovação da proposta, haverá um fluxo maior na carreira e o resultado será o oferecimento de um serviço de maior qualidade à população
É uma proposta importante para a melhoria da auto-estima dos policiais. Eles vão ter a certeza da carreira e quem ganha com isso é a sociedade, pois os policiais motivados irão prestar um melhor atendimento. As unidades da PM, batalhões, as diversas áreas, estarão em comando de pessoas que serão promovidas, o que motivará todos”, explicou.Sobre quais vagas serão criadas, entre praças e oficiais, Cel. Araújo explicou que dependerá das promoções e, de acordo com a abertura das vagas, o governo promoverá a entrada de novos policiais, seja por um novo concurso ou acomodação dos suplentes.Mesmo sendo enviado à Assembleia ainda neste ano, e havendo a possibilidade real da autoconvocação, a votação da matéria não está garantida para este ano. A proposta precisa ser inclusa na pauta quando a convocação dos parlamentares for publicada.
Fonte. Numinuto.com

Mais um Traficante Preso

Welligton Pinto dos Santos

Dinheiro e drogas apreendidos

Upanema-RN
: Agora a tarde, por volta das 15:00hs, uma operação comandada pelo capitão Carvalho, juntamente com o Ten. Brilhante e Ten. Eromar, conseguiram prender Welligton Pinto dos Santos, 42 anos, natural de Assu-RN e residente na rua Lucas Carlos s/n, centro de Upanema. Com ele a policia conseguiu prender 22 pedras de crack, 7 trouxas de maconha e 24 reais em notas trocadas. O mesmo já respondeu por um assalto aos correios de Upanema em 2002, e ficou preso 9 meses e 10 dias. A operação contou com a participação do GTO Apodi, Campo Grande e Caraúbas, além de policias militares daquela cidade. Parabéns a todos os envolvidos na missão.

Uma Policia efetivamente cidadã


Autor: *Archimedes Marques

Parece ser tradição arraigada do povo brasileiro em generalizar que a polícia é ineficiente, corrupta e corruptível, que todo policial é ignorante, arbitrário e irresponsável, quando, na verdade, de uma maneira geral, tais entendimentos não passam de pensamentos ilógicos e insensatos, pois a polícia também evoluiu com o tempo, não estagnou como muitos continuam em teimar com tais concepções retrógradas.

As ações desastradas e violentas ocorridas no passado protagonizadas pela maioria dos componentes das instituições policiais trouxeram consequências negativas e depreciativas para todos os nossos agentes atuais que lutam por dias melhores.

A questão da corrupção e da violência policial de outrora, principalmente quando da ditadura militar, que ultrapassaram todos os limites da decência e dos direitos do cidadão praticadas por grande parte dos seus componentes ainda hoje respingam na polícia atual feito um forte ácido sempre a corroer as boas e novas intenções dos nossos valorosos profissionais.


Mesmo agora, depois de muito tempo, vencida a ditadura e instalado o Estado Democrático de Direito através da Constituição cidadã e construída pela vontade popular a polícia cidadã, restaram as mazelas desta triste impressão que infelizmente permanece incutida em grande parte da nossa sociedade.

As manchas negras das ações corruptas e desumanas praticadas pelos nossos antecessores sujaram o conceito da polícia brasileira. A estrada trilhada pelos nossos organismos visando extirpar essa infeliz fase dos anais policiais é árdua e espinhosa, mas passível de ser ultrapassada e vencida pela presente polícia cidadã, desde que haja a conscientização do povo de que os tempos são outros e quando tais fatos negativos se repetem logo os responsáveis são punidos na forma da Lei.

A sociedade ainda teme a polícia ao invés de respeitá-la como aliada. A sociedade repudia a polícia e dela quer distância. A sociedade não confia na sua polícia e pouco faz para ajudá-la no combate ao crime e, para piorar, ainda critica todos os seus atos.

A polícia cidadã é a transformação pela qual passou a polícia de outrora por exigência da Constituição cidadã e pelo desejo do cidadão. Essa polícia estabelece um sincronismo entre o seu labor direcionado verdadeiramente a serviço da comunidade, ou seja, uma polícia em defesa do cidadão, e não ao combate do cidadão.

Hoje a atuação policial se baliza nos princípios norteados pelos Direitos Humanos, os quais constam expressamente ou intrinsecamente na nossa normatização, ou seja, os Direitos Humanos refletindo na conduta policial, embora tais direitos para os policiais quase sempre não são aplicados e confundidos como se os mesmos não fossem também cidadãos.

É preciso que se repensem tais conceitos irracionais para o próprio bem-estar da coletividade. Urge, portanto, de mudanças nessas concepções errôneas para que haja uma maior união e interatividade entre o povo e a sua polícia. Para que haja confiança do cidadão nas ações da sua polícia. Para que a sociedade tenha a polícia como sua amiga, como sua aliada, como sua parceira, como sua cúmplice no combate ao crime.

A polícia cidadã é a guardiã da Lei e digna protetora da sociedade e da cidadania. No seu cotidiano, o policial investiga, protege o bem, combate o mal, gerencia crises, aconselha, dirime conflitos, evita o crime, faz a paz e regula as relações sociais. É o policial, portanto, um grande amigo do cidadão e no seu cotidiano resguarda os seus direitos contra os seus transgressores, ou seja, protege os Direitos Humanos dos humanos direitos em detrimento dos seus reais direitos que de regra são pouco respeitados até mesmo pela sua própria instituição.

Conclui-se assim que o policial é incompreendido, massacrado, humilhado, injuriado, desrespeitado, atacado e mesmo assim permanece de pé, firme, forte e trabalhando sempre em busca da tão sonhada paz social.

* Archimedes Marques é Delegado de Polícia no Estado de Sergipe, pós-graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela UFS