sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Ministério da Justiça autoriza construção de nova cadeia no RN

Secretário Leonardo Arruda recebeu informação nesta quinta-feira (24).

Secretaria de Justiça recebeu informação nesta quinta-feira (24). Unidade de Lajes será a primeira da região Central e vai custar R$ 9,3 milhões.

O Rio Grande do Norte ganhou um presente de fim de ano. Nesta quinta-feira (24), o Ministério da Justiça autorizou a construção de mais uma cadeia pública no Estado. A secretaria de Justiça e Cidadania recebeu a informação do diretor de Política Penitenciária Nacional, André Luiz Cunha.

De acordo com o secretário Leonardo Arruda, a nova unidade será construída no município de Lajes e será a primeira da região Central do Rio Grande do Norte. “Essa cadeia pública está orçada em R$ 9,3 milhões. Com isso, o Ministério Autorizou a liberação dos recursos junto a Caixa Econômica Federal”, disse o secretário de Justiça.

Leonardo Arruda informou ainda que com a construção de mais essa unidade prisional, 2010 será o ano de “zerar o déficit” de vagas no sistema penitenciário do Estado. “Teremos três cadeias públicas em construção e mais a de Nova Cruz, que está sendo concluída. Também temos a reformulação de um setor de Alcaçuz, que vai garantir 400 vagas para presos provisórios”.

Além de Lajes e Nova Cruz, o Governo do Estado construirá as cadeias da Ceará-Mirim e Macau. No total, serão 1036 vagas disponibilizadas a partir do próximo ano.

Nas cadeias de Lajes, Ceará-Mirim e Macau são 150 vagas em cada. Já a de Nova Cruz são 186 vagas. Esta está em fase de conclusão e deverá começar a receber presos já a partir de janeiro.

Atualmente, o Rio Grande do Norte dispõe de apenas três cadeias públicas, em Natal, Mossoró e Caraúbas. “Essa autorização do Ministério da Justiça é um grande avanço. Com todas essas unidades sendo construídas em 2010, vamos zerar o déficit de vagas no Estado”, comentou Leonardo Arruda.

Fonte: WWW.nominuto.com

Nenhum comentário: