sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Papa Bento 16 cai ao ser empurrado no início da Missa do Galo


Uma mulher não-identificada burlou a barreira de segurança na basílica de São Pedro do Vaticano nesta quinta-feira, no momento em que o papa Bento 16 entrava no local, derrubando-o ao chão no momento em que ele se preparava para dar início à Missa do Galo.

Segundo Ciro Benedettini, porta-voz do Vaticano, o papa se levantou rapidamente, sem sofrer ferimentos, e continuou a sua caminhada até o altar para celebrar a tradicional missa.

De acordo com o porta-voz, a mulher --que aparentemente sofria de problemas mentais-- foi detida pela polícia do Vaticano.

Segundo ele, o cardeal Roger Etchegaray também foi derrubado ao chão no incidente, e foi levado ao hospital para passar por exames médicos.

A quinta missa do pontificado de Bento 16 teve início às 22h (19h de Brasília), duas horas mais cedo que o horário tradicional da meia-noite.

O novo horário foi adotado pela Santa Sé para poupar o pontífice de 82 anos, que nesta época do ano preside uma série de celebrações e cumpre uma agenda intensa.

No início do mês, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, explicou que a decisão de antecipar o início da missa celebrada na noite de Natal teria como objetivo "aliviar um pouco o cansaço" do papa.

Milhares de pessoas, que desde o final da tarde lotaram a basílica no Vaticano, se reuniram para assistir à missa, realizada em uma noite chuvosa.

A cerimônia teve início com o antigo texto que anuncia o nascimento de Cristo, e que foi cantado no princípio da missa em latim por um cantor da Capela Sistina.

No momento da oração dos fiéis, serão lidos pensamentos em várias línguas, que mudam a cada ano --na noite de hoje serão russo, francês, filipino, português e alemão.

Como representante do Estado italiano, assiste à missa o presidente do Senado, Renato Schifani.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com Folha Online

Nenhum comentário: