sábado, 5 de setembro de 2009

Polícia Militar troca tiros com assaltantes no Vale de Apodi.

Marcas de sangue no local do confronto ( hoje cedo, ilustração).

GTO : preparados para o combate

"24:00Hs no Vale"
Ontem, por volta das 20: 30hs, uma viatura do GTO de Apodi, fazia rondas ostensivas pela região do Vale, Zona rural de Apodi, mais precisamente no sítio Reforma, quando ao abordar uma pessoa, o mesmo informou que em um corredor a frente existia umas pessoas dentro do mato, nesta hora os policiais desceram da viatura e foram a pé até o local, quando se aproximaram foram recebidos a tiros, os policiais responderam a altura e uma intensa troca de tiros aconteceu, os meliantes adentraram no mato e pegaram um carro que estava do outro lado, em um corredor, conseguindo escapar. Ao rastrear os assaltantes no mato, a polícia conseguiu observar muito sangue no local, provavelmente alguém saiu ferido no confronto, nesse instante a central de operações da polícia militar entrou em contato com os hospitais da região para ficarem atentos ao fato, graças a Deus nenhum profissional de segurança pública ficou ferido. O cap. Carvalho informa que o policiamento no vale continua, de dia ou de noite, nós estaremos lá, para garantir a segurança daquelas comunidades.

Segurança Total.

Rondas Ostensivas com Apoio Motorizado

Policiais Militares

Se deslocam a todo momento pelo bairro

No intuito de combater a violência e o tráfico de drogas no bairro do CAIC, o Cap. Carvalho intensifica o policiamento daquele bairro, e para isso o comandante já colocou uma equipe de policias em motos que vai monitorar e abordar quem entra e quem sai daquela área. A polícia já sabe que existem pontos de drogas naquele local e que muitas pessoas vão até aquele bairro para comprar entorpecentes.

Guerra: Polícia x Traficantes.

Rio de Janeiro

ÁLCOOL NÃO COMBINA COM TRÂNSITO.




Os estudos mais recentes mostram que em 61% dos acidentes de trânsito, o condutor havia ingerido bebida alcoólica. Uma capacidade indispensável ao motorista é prejudicada pelo consumo de bebida alcoólica: a percepção. O condutor que insistir em se embebedar e depois dirigir, corre o risco de sofrer diminuição dos reflexos e terá predisposição a acidentes de todo o tipo – que podem ir de um tropeço a um acidente automobilístico. Por isso, é muito importante que se tenha sempre em mente que BEBIDA E ÁLCOOL não combinam. É de mau gosto. É contra a vida. Sabe o que as estatísticas mostram como resultado dessa mistura? 28 mil mortos por ano e 199 mil feridos. Geralmente quem bebee acha que tem condições de dirigir pensa que o álcool não influencia em sua habilidade como motorista. É comum ouvir que a ingestão do álcool em doses determinadas não altera os efeitos psicológicos. Isso é falso pois muitas vezes o indivíduo ingere uma pequena dose e o efeito acaba sendo idêntico a ingestão de uma grande dosagem alcoólica. EFEITOS DO ÁLCOOL NO ORGANISMO: Digestivos – gastrite, vômitos fáceis, hemorragia gástrica ou intestinal. Hepáticos- hepatite alcóolica, figado gorduroso, pele amarela, cirrose hepática. Respiratórios- laringe, bronquite, efisema pulmonar, falta de ar ao falar ou subir escadas. Cardíacos- doença do miocárdio com alterações circulatórias sob os efeitos tóxicos do álcool, aumenta o trabalho cardíaco, provoca o aumento dos batimentos cardíacos. Neurológicos- lesão etílica cerebral, diminuição da coordenação motora, delírios e confusão mental, inflamações dos nervos, doenças dos músculos, demência progressiva, falta de apetite, diminuição da glicose sanguínea, inflamação do pâncreas.
Fonte: Detran do PA.

Pai engravidou filha adolescente

Delegada que investiga o caso: Adriana shirley
Um eletricista de 40 anos foi preso pela Polícia Civil, em Parnamirim, acusado de abusar sexualmente e engravidar sua filha adolescente. A denúncia foi feita pela mãe da adolescente, que perdeu contato com a jovem há cerca de um ano e meio. O caso está sendo investigado pela titular da Delegacia Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente (DCA), Adriana Shirley de Freitas. A polícia não divulgou a idade da jovem e nem há quanto o pai abusava dela.
A delegada Adriana Shirley de Freitas investiga o caso de abuso sexual. Com um mandado de busca e apreensão expedido pela 3ª Vara da Família de Natal, os policiais encontraram o acusado na última quarta-feira. De início, ele negou a acorrência do crime, afirmando que a filha teria fugido de casa grávida do namorado. O acusado acompanhou os policiais em diligência para localizar o endereço do suposto namorado da filha. Sem ter uma explicação plausível para a localização da menor, o eletricista acabou cedendo e indicou o local onde morava com o recém-nascido, fruto do relacionamento com a adolescente. Os agentes do SOS Criança compareceram à residência e encontraram, entre outras coisas, uma pasta com cartas de amor assinadas por ela e destinadas ao próprio pai, além de documentos que comprovavam que os menores não estudavam desde 2008. A mãe das crianças, que conviveu com o acusado por dez anos, revelou que quando a menina tinha apenas dez anos de idade chegou a flagrar o ex-marido em atitudes suspeitas e que, na época, denunciou ao SOS Criança. Desde então, os três filhos do casal passaram a morar com a avó paterna. A mãe do acusado chegou a denunciar o filho por abusar da neta. Após essa denúncia, ele fugiu com os dois filhos. O eletricista vai responder pelos crimes previstos nos artigos 217, 234 e 246 do Código Penal Brasileiro, que correspondem, respectivamente à corrupção de menores, porte de objeto obsceno para fim de comercialização e abandono intelectual.
Fonte: Diário de Natal

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

SEGURANÇA PÚBLICA


Prefeita Gorete e Dr. Klinger participam da reunião, dando total apoio a PM.



Cap. Carvalho fala sobre o Vale


Todos escutam as propostas




Capitão Carvalho recebe Apoio da Prefeita Gorete e dos vereadores





Hoje, foi realizada na sede da Companhia de policia militar de Apodi, uma reunião que contou com a participação da Prefeita Gorete, Dr. Klinger, Josivan Duarte (CDL), Evangelista (presidente da câmara), e todos os vereadores. Na ocasião, foi discutida a questão da segurança pública de nossa cidade, bem como medidas a serem tomadas para garantir a população apodiense uma segurança pública de qualidade. O cap. Carvalho iniciou a reunião falando sobre o trabalho que vem sendo realizado em Apodi e região, destacando o trabalho na zona rural. Tanto o poder executivo como o legislativo de nossa cidade deram total apoio ao projeto de segurança pública, que vai buscar aumentar o efetivo policial, criação de postos policiais,resolver problemas de trânsito e poluição sonora. Medidas já estão sendo tomadas para agilizar esse processo de mudanças na segurança de nossa cidade.

Dirija com cuidado no feriado prolongado.




Mais um feriado prolongado se inicia com esse 7 de Setembro, e devemos ter muito cuidado nas estradas, independente do destino. Qualquer que seja a escolha, atenção com a segurança é o principal aliado dos motoristas ou motociclistas. Ao lado das recomendações em torno da obediência às placas de sinalização, evitar bebidas alcoólicas, etc, próprias da pilotagem defensiva, os cuidados com a manutenção dos veículos constituem outro aspecto garantidor da segurança. Para os motoristas, o que seria um agradável passeio, por falta de atenção ou desrespeito a sinalização, torna-se verdadeira tortura. Repetem-se os acidentes, e os problemas.
basta ter paciência, obedecer à sinalização de trânsito, dirigindo com muita atenção. Uma dica importante: dirija com atenção, em velocidade moderada, e deixe entre o seu carro e o que segue a frente, distância de segurança. Não dirija "colado" no pára-choque do carro da frente, pois em caso de emergência ele pode frear, e você não conseguirá parar o seu carro a tempo.

Quem és tu policial?




“Quem és tu policial, se não um mero escudo de segurança da sociedade, quando expõe tua vida ao perigo avassalador a todo momento. Quem és tu, se não um acadêmico cumpridor de tua escola, onde aprendeste que a vida dos teus irmãos tem mais valor que a tua e por ela tens o dever de zelar, de dar tua vida se preciso for, por amor dos teus iguais.
Quem és tu policial, que aprendeste na academia que a arma que ostentas é um símbolo de defesa, jamais de ataque. Quem és tu, que tomba na mão do fora da lei a qualquer hora. Quem és tu que atende o pedido de socorro sem demora?
Ah, meu amigo! Tu és meu irmão, é a ti que eu devo apertar a mão, é a ti que eu devo minha fiel devoção, e não ao vil bandido morto em ação.
Ostenta policial, ostenta o teu distintivo, a tua farda contra o mal. Sê sempre consciente e corajoso, sempre majestoso em defesa do bem, honra sempre teu juramento, em todo e qualquer momento, sem ver a quem. Se a infeliz covardia, algum dia tua vida tirar, tu haverás de a encontrar em outro lugar.”

Violência no Rio de Janeiro: Vídeo incrível!

Mossoró: Pedreiro é assassinado a tiros em rua da Favela do Fio e família suspeita de enteado.

O pedreiro Severino Soares de Sousa, de 47 anos, que residia na Rua Melo Franco, bairro Santo Antônio, foi morto a tiros por volta das 7 horas de ontem em plena via pública na Favela do Fio, nas proximidades do bairro Abolição IV. A Polícia Militar foi acionada por populares logo em seguida ao ocorrido. A vítima era filho de Severino Francisco de Souza e de Zilda Soares de Souza, e atualmente morava com uma tia e uma avó.
As primeiras informações prestadas por familiares da vítima ao delegado Rubério Pinto, titular da 2ª Delegacia de Polícia, é de que o suspeito de ter praticado o assassinato seja um enteado de Severino Soares, cujo nome não foi divulgado.
Em contato com a reportagem da GAZETA, alguns familiares e amigos de Severino confirmaram a suspeita sobre o enteado dele. "Há alguns anos ele viveu com uma mulher que tinha alguns problemas de saúde e um dia amanheceu morta. Disseram que foi morte natural, mas o filho dela não acreditou e passou a acusar Severino de ter assassinado a mulher. Ele até chegou a ser preso por isso, mas foi liberado por falta de provas. Desde então o rapaz não acreditava na inocência dele e sempre fazia ameaças", disse um familiar.
Ainda segundo informações da família, o pedreiro já havia sofrido outras duas tentativas de homicídio quando morava sozinho numa casa no bairro Abolição IV, fato que deixou inclusive algumas marcas de tiro nas paredes. "Ele era um homem bom, calmo e trabalhador. Não sabemos quem fez isso com ele e também quem tentou outras vezes, até porque nem conhecemos nada de onde ele morava antigamente".
Logo após o crime ontem pela manhã, policiais se dirigiram ao local, onde uma equipe do Serviço de Atendimento às Urgências (SAMU) já se encontrava tentando socorrer a vítima, mas ela já estava sem vida.
A investigação do caso está a cargo do bacharel Rubério Pinto, da 2ª DP de Mossoró. Após passar por exames no Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP), o corpo foi liberado para o velório que ocorreu na casa da vítima. O sepultamento ocorrerá hoje no Cemitério Novo.
Fonte: Gazeta do Oeste.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

GTO - Policia Militar do RN









O Grupo Tático de Operações (GTO), que antes se chamava Grupo Tático de Combate (GTC), é formado por guerreiros treinados taticamente para diversos tipos de ocorrencia de alto grau de risco e periculosidade.

O GTO está presente nos maiores municipios do Rio Grande do Norte, como: Parnamirim, São Gonsalo do Amarante, Ceará Mirim, Macaíba, Extremóz, Mossoró, Apodi, Caraúbas, Caicó, Currais Novos, Assú, Pau dos Ferros, Nova Cruz, Santa Cruz, Canguaretama e etc, além também das Penitenciárias de ALCAÇUZ e PARNAMIRIM, que dão apoio aos trancas e aberturas de celas, como também em casos extremos como Rebeliões e outros.

Sua farda é camufaldo DESERT também conhecido como Camuflado de caatinga, no qual é de excelente ajuda nesse tipo de caso.

Como já foi dito, o GTO veio substituir o GTC, ainda em atividade em alguns municipios e o antigo GOE (Grupo de Operações Especiais) com atividades exclusivamente nas cidades do Interior pois na Capital Natal ja Existe o BOPE Batalhão de Operações Especiais) e o COE (Cia de Operações Especiais), antigo GATE (grupo de Ações Táticas Especiais).

Suspeitos de assalto mortos em Tenente Ananias eram de Caraúbas








Os dois suspeitos de terem cometido assalto a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) agência de Tenente Ananias na tarde de ontem residiam no Bairro Leandro Bezerra em Caraúbas. A identificação foi confirmada na manhã de hoje no Instituo Técnico Científico de Polícia (Itep) de Mossoró quando as famílias das vítimas compareceram para fazer o reconhecimento e apresentar documentação.

Os corpos são do estudante Francisco Hungre Xavier da Costa, 20 anos, e do agricultor Willian Vieira Batista, 20 anos. Hungre residia na Rua Bento Neco, 518, Bairro Leandro Bezerra e Willian na Rua Projetada, s/n, também no Bairro Leandro Bezerra em Caraúbas.

A dupla morreu durante uma troca de tiros com a Polícia Militar de Tenente Ananias que foi acionada para conter um assalto nos correios da cidade. Ao chegar em frente a agência os PMs flagraram os dois suspeitos tentando fugir e ao receberem voz de prisão atiraram contra os policiais que revidaram.

Além do valor em dinheiro que estava em poder dos suspeitos, a polícia ainda identificou que a moto usada por eles uma Honda Titan de cor verde, ano 2002 e placa MYE - 6583 - Mossoró-RN, havia sido tomada de assalto em Mossoró no dia 24 de agosto deste ano.




Fonte: Fotos (http://patunews.blogspot.com/)
Artigo (http://www.correiodatarde.com.br/editorias/policia-47254)

DICAS DE SEGURANÇA

CARTILHA DO CIDADÃO SEGURO


Nas Ruas



Previna-se contra a ação dos marginais não ostentando objetos de valor como relógios, pulseiras, colares e outras jóias de valor.
Evite passar em ruas ou praças mal iluminadas.

Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.
Não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade.
Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos. Separe pequenas quantias de dinheiro para pagar passagem, café, cigarros etc.
Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo suspeito.
Não deixe de comunicar a presença de elementos suspeitos nas proximidades de sua casa.
Ao retornar, notando algum sinal estranho (porta aberta, luzes acesas, etc.), não entre em casa, chame a polícia.


Nas Compras



Procure não ir às compras sozinho. Se possível leve alguém para acompanhá-lo, é mais seguro.
Nunca deixe sua bolsa ou compras em locais onde possam ser roubados.

Prefira pagar suas contas com cartão ou cheque. Assim você não precisa conduzir grandes quantias em dinheiro.
Procure não entrar em lojas muito cheias. Faça suas compras em horários de menor movimento.
Evite carregar muitos pacotes para não ocupar as duas mãos.
Nunca mostre dinheiro em lugares públicos, especialmente em bares, restaurantes, cinemas, lojas, barracas de camelôs, etc.
No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Delegacia de Polícia mais próxima da área.


Nos Bancos



Evite conversar com pessoas estranhas dentro ou fora do banco.
Proteja bem o dinheiro ou cheques na hora que for ao banco fazer depósitos.

Ao sair do banco olhe bem para todos os lados para ter certeza de que não está sendo seguido.
Nunca aceite ajuda de estranhos ao utilizar os caixas eletrônicos.
Se, ao sair do banco, o pneu do seu carro estiver vazio, volte e confie seu dinheiro à guarda do gerente e, só então providencie a troca pelo estepe. Você estará evitando a ação dos ladrões que roubam sua pasta com dinheiro enquanto você troca o pneu ("golpe da furadinha").


No Transporte Coletivo



Dentro do coletivo mantenha a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo.
Em ônibus com poucos passageiros, procure viajar próximo ao motorista.

Ande sempre com o dinheiro da passagem contado ou dê preferência aos vales transporte.
Evite ficar sozinho em pontos de ônibus isolados.
Nos trens urbanos evite andar em vagões vazios, principalmente à noite.


Nas Praias



Nunca leve objetos de valor para a praia.
Cuidado com vendedores ambulantes. Alguns deles vão à praia somente para praticar pequenos furtos.

Nunca deixe seus pertences sozinhos. Peça a alguém de confiança para olhar enquanto você vai tomar banho de mar.
Não aceite bebida de estranhos. Pode estar adulterada com algum tipo de narcótico.
Confira bem a sua despesa. Garçons desonestos existem em todos os lugares.
Evite tomar banho de mar em locais que você não conhece.


Nos Cruzamentos



Ao parar sozinho em cruzamentos desertos, principalmente à noite, deixe o carro em primeira marcha e ao sentir a aproximação de suspeitos, não hesite, se não vier carros no outro sentido, avance o sinal e saia.
Ao dirigir evite usar jóias, relógios caros, pulseiras e outros objetos de valor. Isso costuma atrair marginais.

Se possível, mantenha os vidros do carro fechados e as portas travadas por dentro. Tenha cuidado ao parar nos sinais de trânsito.
Procure não abrir os vidros de seu carro para vendedores ambulantes. Muitas vezes são assaltantes disfarçados.
Não pare para discutir pequenas batidas principalmente à noite. Bandidos usam esse artifício como um pretexto para assaltar.



No Carro



Onde estiver, tenha cuidado com o seu carro. Não existem locais totalmente seguros.
Nunca deixe documentos, talões de cheques, objetos de valor dentro do carro.
Ao sair do carro mesmo que por alguns minutos, levante os vidros, tranque as portas e o porta-malas e se possível ligue o alarme.
Nunca deixe as chaves sobressalentes dentro do carro.
Procure estacionar em locais vigiados por pessoas de confiança e se possível em locais iluminados e visíveis.
Em locais que você não conhece, procure não hostilizar os guardadores. Seu carro pode sair arranhado.
Nunca dê carona a estranhos.
Procure usar dispositivos de segurança como: sistema de alarme, corrente de direção, chave geral interruptora e tranca de direção.
Ao perceber alguém lhe seguindo insistentemente dirija-se a um posto ou cabine policial.
Não entregue seu carro a manobristas ou lavadores.
Procure não se aproximar do seu carro e nem entrar nele se perceber a presença de pessoas suspeitas nas proximidades.
Não jogue lixo pela janela do veículo.


Nos Grandes Eventos



Sempre que possível, compre ingressos antecipados. Evite cambistas, você pode estar comprando ingresso falso.

Ao levar crianças às praças de esportes, procure identificá-las com nome, endereço e telefone.
Nunca atire objetos dentro do campo de jogo.
O clima de disputa deve restringir-se à partida. Evite discutir ou hostilizar torcedores contrários.
Nunca leve fogos de artifício para praças esportivas. Isso pode provocar sérios acidentes e até incêndios.
Garrafas, latas, mastros de bandeiras de metal e outros objetos são proibidos na platéia.
Ao sair do estádio, saia com calma. Evite pânico e correrias e se possível não se misture com a torcida adversária.


Condomínios e Edifícios



Ao atender estranhos, mantenha os portões fechados e a pessoa do lado de fora.
Só abra o portão após a identificação e o aviso prévio ao morador. Se for o caso peça ao morador para identificar o visitante.
Ao receber encomendas, solicite a presença do morador na portaria. Caso o morador não se encontre, receber e guardar para posteriormente ser retirado por um morador ou entregue por um funcionário.
Nunca permita que o entregador faça a entrega pessoalmente.
Ao receber prestadores de serviços, identifique-os e anote o número do documento de identificação. Em seguida avise ao condômino para que ele autorize o acesso ao apartamento. É prudente o funcionário do condomínio acompanhar o visitante até o apartamento a ser visitado.
Na entrada e saída de pessoas do condomínio, verificar se não existe a presença de estranhos ou suspeitos.
Ao abrir a porta da garagem para os condôminos, verifique se não há pessoas suspeitas dentro do carro.
Procure não deixar cópias de chaves na portaria.
Como critério de segurança preventiva é prudente a fixação de listas com telefones de emergência em pontos estratégicos do condomínio.


Ao Viajar
Casa ou apartamento




Não comente sua viagem com pessoas estranhas por perto.
Avise a um vizinho de confiança sobre a sua viagem. Se possível deixe um número de telefone e ligue de vez em quando para saber se está tudo bem.
Ao se ausentar por um longo período, peça a um parente para visitar sua casa periodicamente.
Suspenda a entrega de jornais e solicite a um vizinho para recolher a correspondência.
Nunca deixe jóias ou dinheiro guardado dentro de casa mesmo que seja num cofre. Procure os cofres dos bancos.
Reforce a fechadura da porta da frente. Feche bem todas as portas e janelas se possível com trancas.
Desligue a campainha para evitar que pessoas fiquem testando para saber se existe alguém em casa.
Evite colocar cadeados do lado de fora do portão. Isso pode mostrar que os moradores estão fora de casa.
Só entregue as chaves de sua casa a pessoas de confiança.

Um tributo aos policiais


Editorial do Fantástico (14/05/2006), narrado pelo jornalista Pedro Bial. Eles são a linha de frente da democracia. Para além de manter a ordem, sua função é garantir nossa liberdade.Há coisas que consideramos certas, como o ar que se respira, e que só valorizamos quando as perdemos: como a saúde, a liberdade, a vida.É fácil criticá-los, são eles que morrem por nós. Num fim de semana, trinta e cinco se foram.Dia das mães, dia do enterro dos filhos.Policiais civis... Militares... Um bombeiro!O nome oficial é agente do estado, mas desde crianças, aprendemos a chamá-lo de "seu guarda".Guardam. Vivem, e morrem, para nos guardar.Quem sabe, esta tragédia não seja a oportunidade que nos faltava para refletir sobre esses homens e mulheres, que por tão pouco soldo, protegem algo muito frágil, delicado: a construção do Brasil.Sua principal arma não é de fogo, nem branca, é letra, palavra: o nome da lei.

O blog está crescendo!


Em menos de 15 dias, o nosso blog já foi acessado quase 2.500 vezes, possui 21 seguidores, e cresce a cada momento. Esse blog é uma realização da companhia de policia militar de Apodi, na pessoa de seu comandante, o capitão Carvalho, bem como o auxílio do Sargento Aldessandro e o Soldado Jakson. Agradecemos a todos os visitantes e colaboradores, e se você quiser ser um patrocinador deste blog entre em contato conosco, e tenha sua marca registrada aqui.

Tipos de Drogas

Existem vários tipos de drogas


Drogas estimulantes

As drogas estimulantes mais conhecidas são as anfetaminas, a cocaína e seus derivados. As anfetaminas podem ser ingeridas, injetadas ou inaladas. Sua ação dura cerca de quatro horas e os principais efeitos são a sensação de grande força e iniciativa, excitação, euforia e insônia. Em pouco tempo, o organismo passa a ser tolerante à substância, exigindo doses cada vez maiores. A médio prazo, a droga pode produzir tremores, inquietude, desidratação da mucosa (boca e nariz principalmente), taquicardia, efeitos psicóticos e dependência psicológica.
A cocaína também pode ser inalada, ingerida ou injetada. A duração dos efeitos varia, as a chamada euforia breve persiste por 15 a 30 minutos, em média. Nos primeiros minutos, o usuário tem alucinações agradáveis, euforia, sensação de força muscular e mental. Os batimentos cardíacos ficam acelerados, a respiração torna-se irregular e surge um quadro de grande excitação. Depois, ele pode ser náuseas e insônia. Segundo os especialistas, em pessoas que têm problemas psiquiátricos, o uso de cocaína pode desencadear surtos paranóides, crises psicóticas e condutas perigosas a ele próprio ou a terceiros. Fisicamente, a inalação deixa lesões graves no nariz e a injeção deixa marcas de picada e o risco de contaminação por outras doenças (DST/aids). Em todas as suas formas, causa séria dependência, sendo o crack o principal vilão.

Drogas depressoras
No conjunto das drogas depressoras, as mais conhecidas são o álcool, os soníferos, a heroína, a morfina, a cola de sapateiro, os remédios ansiolíticos e antidepressivos (barbitúricos) e seus derivados. Seu principal efeito é retardar o funcionamento do organismo, tornando todas as funções metabólicas mais lentas.

A heroína é uma substância inalável. Excepcionalmente, pode ser injetada, o que leva a um quadro de euforia. Quando inalada, porém, resulta em forte sonolência, náuseas, retenção urinária e prisão de ventre – efeitos que duram cerca de quatro horas. A médio prazo, leva à perda do apetite e do desejo sexual e torna a respiração e os batimentos cardíacos mais lentos. Instalada a dependência, o organismo apresenta forte tolerância, obrigando o usuário a aumentar as doses. A superdosagem pode resultar em coma e morte por insuficiência respiratória.

Os derivados da morfina apresentam efeitos muito parecidos com os da heroína, porém, com características euforizantes menores. Seu efeito depressor é explorado pela Medicina há várias décadas, principalmente no alívio da dor de pacientes com câncer em estado terminal.

Outra preocupação constante dos médicos é o uso abusivo dos antidepressivos, soníferos e ansiolíticos (barbitúricos). Para pessoas que têm doenças psiquiátricas, como as depressões e os distúrbios de ansiedade, estas drogas são extremamente importantes, pois o tratamento adequado atenua o mal-estar e permite que o indivíduo leve uma vida normal. No entanto, só um médico é capaz de identificar quem deve usar e em que dosagem. Como o próprio nome indica, os antidepressivos aliviam a ansiedade e a tensão mental, mas causam danos à memória, diminuição dos reflexos e da função cardiorrespiratória, sonolência e alterações na capacidade de juízo e raciocínio. A conduta do usuário é muito parecida com a do dependente alcoólico. Em pouco tempo, estas drogas causam dependência, confusão, irritabilidade e sérias perturbações mentais.

Drogas alucinógenas
As drogas alucinógenas mais comuns são a maconha, o haxixe, o LSD, os cogumelos e o ecstasy.
A maconha e o haxixe são usadas em forma de cigarro (também pode ser cheirada ou ingerida). Seu efeito dura entre uma e seis horas. Inicialmente, o usuário tem a sensação de maior consciência e desinibição. Ele começa a falar demais, rir sem motivo e ter acessos de euforia. Porém, ele pode perder a noção de espaço (os ambientes parecem maiores ou menores) e a memória recente, além de apresentar um aumento considerável do apetite (“larica”). A maconha costuma afetar consideravelmente os olhos, que ficam vermelhos e injetados. Com o tempo, pode causar conjuntivite, bronquite e dependência. Em excesso, pode produzir efeitos paranóicos e pode ativar episódios esquizofrênicos em pacientes psicóticos.


O LSD é encontrado em tabletes, cápsulas ou líquido e é ingerido. Sua ação dura entre 10 e 12 horas. Inicialmente, a droga intensifica as percepções sensoriais, principalmente a visão, e produz alucinações. Com o tempo, pode causar danos cromossômicos sérios, além de intensificar as tendências psicótica, à ansiedade, ao pânico e ao suicídio, pois gera um medo enlouquecedor. O usuário costuma dizer que ouve, toca ou enxerga cores e sons estranhos; fala coisas desconexas e tem um considerável aumento da pupila.

Já o cogumelo, geralmente, é ingerido em forma de chá. Seu efeito dura cerca de seis a oito horas, propiciando relaxamento muscular, náuseas e dores de cabeça, seguidos de alucinações visuais e auditivas. A médio prazo, não se conhecem seus efeitos sobre o organismo. Seus sintomas são muito parecidos com os do LSD.

Mais recentemente, surgiu no mercado das drogas o Ecstasy, um comprimido que vem sendo comercializado cada vez mais em todo o mundo. Seus efeitos também são alucinógenos, como no caso do LSD e a dependência é inevitável.





Filhos de Apodi participam do Curso de Formação de Soldados ( CFSD )


Em breve estará sendo formado em todo o estado novos policiais militares, e pra nossa alegria existem filhos de Apodi que fazem parte dessa nova turma, e desde já damos as boas vindas a todos que vão ingressar na Policia Militar. Queremos destacar que em todo concurso da PM passam pessoas de nossa cidade, e hoje o número de policiais filhos de Apodi é muito grande.

Assaltantes são mortos em confronto com a polícia

TENENTE ANANIAS - Um assalto à agência dos Correios do município de Tenente Ananias terminou com duas mortes. Após assaltarem a agência, dois assaltantes foram surpreendidos pela polícia. Na troca de tiros, os policiais acertaram os dois bandidos, que vieram a óbito no local.De acordo com informações do soldado Ivaneide de Araújo, da Delegacia de Polícia de Alexandria, responsável pelo município de Tenente Ananias, o assalto ocorreu por volta das 15h30. Logo após invadirem a agência, os dois assaltantes pegaram o dinheiro do caixa, valor que não foi divulgado pela polícia, e também de populares que se encontravam no interior da agência, cerca de 20 pessoas. Após renderem os funcionários e praticarem o assalto, os dois saiam em fuga quando foram surpreendidos pela brigada que chegava ao local. Além dos dois homens ninguém ficou ferido na ação. Percebendo a presença dos policiais, os dois efetuaram disparos a fim de conseguir fugir, no entanto, os três policiais conseguiram detê-los e os dois não resistiram aos ferimentos, ficando caídos na calçada da própria agência.Ainda segundo informações do soldado Ivaneide, essa é a segunda vez em poucas semanas que a agência dos Correios de Tenente Ananias é assaltada. Na outra investida os ladrões conseguiram fugir levando uma quantia em dinheiro que também não foi divulgada pela polícia.Até o fechamento desta matéria, na Delegacia de Alexandria ainda não se sabia a identidade de nenhum dos assaltantes. Os dois corpos foram removidos para Mossoró pela equipe do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP).VERA CRUZ - Ainda na tarde de ontem outra agência dos Correios foi invadida por bandidos armados. Desta vez no município de Vera Cruz. Uma dupla também não identificada levou cerca de R$ 5 mil reais da agência e conseguiu fugir levando também dinheiro e um celular de uma mulher que estava no local. Segundo informações da polícia, o assalto ocorreu por volta das 14h20, quando os dois chegaram ao local em uma moto vermelha. Eles invadiram a agência, tiraram os capacetes e armados renderam todos. A polícia ainda chegou a fazer diligências pela região, mas sem êxito. Os suspeitos ainda não foram localizados. A delegacia local fará a investigação do caso.
Fonte: Gazeta do oeste.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

carro tomado de assalto em Campo Grande - RN foi recuperado em Apodi.




Semana passada, homens armados tomaram de assalto em Campo Grande-RN um santana de cor verde, Placa MYC 5685, que foi localizado pelo GTO esta manhã próximo ao sítio do Góis, quando era feito rondas pela chapada. A polícia militar aguarda o proprietário para fazer a entrega do veículo.

O que é receptação?

Objetos
Art. 180 - Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influi para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: (Alterado pela L-009.426-1996)
Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

§ 1º - Adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito, desmontar, montar, remontar, vender, expor à venda, ou de qualquer forma utilizar, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, coisa que deve saber ser produto de crime: (Alterado pela L-009.426-1996)
Pena - reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa.
§ 2º - Equipara-se à atividade comercial, para efeito do parágrafo anterior, qualquer forma de comércio irregular ou clandestino, inclusive o exercício em residência. (Alterado pela L-009.426-1996)
§ 3º - Adquirir ou receber coisa que, por sua natureza ou pela desproporção entre o valor e o preço, ou pela condição de quem a oferece, deve presumir-se obtida por meio criminoso: (Alterado pela L-009.426-1996)
Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, ou multa, ou ambas as penas.
§ 4º - A receptação é punível, ainda que desconhecido ou isento de pena o autor do crime de que proveio a coisa. (Acrescentado pela L-005.346-1967) (Alterado pela L-009.426-1996)
§ 5º - Na hipótese do § 3º, se o criminoso é primário, pode o juiz, tendo em consideração as circunstâncias, deixar de aplicar a pena. Na receptação dolosa aplica-se o disposto no § 2º do Art. 155. (Acrescentado pela L-009.426-1996)
§ 6º - Tratando-se de bens e instalações do patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista, a pena prevista no caput deste artigo aplica-se em dobro. (Acrescentado pela L-009.426-1996)

Capitão Carvalho: "Nosso trabalho vai continuar intensamente"

Cap. Carvalho recebe informações constantemente
Estamos fazendo uma varredura em toda zona rural de Apodi, andando em todos os lugares que estão acontecendo assaltos e furtos. Pedimos as pessoas que nos mandem informações, pois só assim a polícia pode chegar a esses criminosos. Agradecemos a todos que nos ajudaram até o momento, bem como aos anônimos.

Polícia Militar recupera bombas de ‘água’ (motores).


Motores foram recuperados



Cap. Carvalho e o GTO em busca de assaltantes


Policiais conduzindo um dos motores


Durante a operação no vale, ainda foi localizado dois motores que teriam sido furtados no vale, os mesmos foram levados a Delegacia e entregues a seus respectivos donos. As pessoas envolvidas neste caso foram conduzidas até a Policia Civil para ser feito os procedimentos cabíveis. Informamos que as investigações estão dando continuidade em busca de mais pessoas envolvidas.

Preso acusado de praticar assalto na Zona Rural de Apodi.

Material encontrado
Policiais fazem buscas por toda a várzea a procura de suspeitos

Durante todo o dia de ontem, O Cap. Carvalho juntamente com o GTO, deram continuidade a uma operação realizada na Várzea, zona rural de Apodi, na ocasião, foi conduzido a Delegacia a pessoa de Damião Aldemberg Lima Fernades, 29, desocupado, o mesmo estava com uma quantia de R$ 200,00 e uma espingarda que foi utilizada em um assalto sábado passado (29/08/09) e o dinheiro pertencia a vítima. Todo o material foi entregue a delegacia de policia civil de Apodi, onde serão investigadas pelo delegado Célio Fonseca.

Comentários: Anônimo disse...

"Sr Capitão PM-Carvalho: PARABÉNS! PARABÉNS! Nós Apodienses e cidadãos(ãs)trabalhadores(as)que nos mantemos dos proventos laborais ou aqueles empreendedores(as)honestos(as)e que somos de boa índole; desejamos excelentes trabalho e desempenho das suas funções pertinentes à área da Segurança Pública, Social e Patrimonial e, incluindo-se em epígrafe, as Fiscalizações do Trânsito em nosso município,(pois,o transito veiculuar,encontra-se um verdadeiro caos).Parabéns, também,para os seus comandados e subalternos-(também, trabalhadores honestos)e integrantes do quadro efetivo da nossa gloriosa Polícia Militar, pertencentes ao 2ºBPM/3ª Cia/Apodí-RN. Capitão PM- Carvalho,o Senhor apenas fique atento e cauteloso, ao que diz respeito e que, eventualmente possa ocorrer em termos de dissabores e decepções sobre os vossos trabalhos sérios, árduos e espinhosos. Pois,com certeza, os vossos trabalhos, irão incomodar e muito aos filhinhos que se dizem de "papai" e, sobretudo, alguns politiquinhos e politiqueiros inescrupulosos do nosso Apodí. OBS: O que mais atrapalha o bom andamento dos serviços das nossas autoridades Policiais-(Militares ou Civís), do nosso município do Apodí e, até mesmo, no Estado do Rio Grande do Norte, é a ENGRENAGEM POLITIQUEIRA."

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Mudanças: Alerta a todos.


O comandante da Companhia de policia Militar de Apodi, o cap. Carvalho, informa a população de modo geral, que já se iniciou um trabalho que visa organizar gradativamente o trânsito de nossa cidade, a princípio, vamos coibir os menores ao volante, para isso contamos com a participação de todos, principalmente os pais e professores, que devem orientar os jovens a não cometeram tais atos. O menor pego ao volante será encaminhado junto com o responsável até a Delegacia de Polícia para os procedimentos e o caso entregue a promotoria de justiça. O responsável vai responder na justiça comum, bem como as penalidades das infrações de trânsito. O cap. Carvalho informa que todos os procedimentos relacionados a trânsito será encaminhado para o 2 DPRE em Mossoró, ficando a cargo daquela instituição militar a liberação e regularização do veículo. Outro fator importante que o comandante chama a atenção é que todos as pessoas que conduzem veículos andem com os documentos obrigatórios, pois se for pego sem a documentação o transporte vai ficar retido, até a comprovação e a verificação dos dados. "Vamos fiscalizar a todo momento".

Lugar de menor não é no volante.


Existem várias possibilidades de punição. Primeiro se o acidente deixou vitima, e o menor é filho do proprietário do veículo acontece o seguinte, se o dono deixou seu filho dirigir por sua livre e espontânea vontade; 1) sua carteira de habilitação é apreendida, 2) o veículo deve ser conduzido a delegacia para ser lavrado o RO ou BO do acidente e neste constar a apreensão do veículo em depósito público, 3) O dono do veículo terá de assinar um termo de responsabilidade, concordando em se apresentar espontaneamente e a seu filho, á autoridade quando for convocado, 4) o menor é claro, também deve ser citado como o condutor do veículo quando houve o acidente, 5) o delegado deve enviar os autos para o Ministério Público e comunicar o fato ao juízado da Infância e juventude ou órgão similar. Tudo isso vai gerar um inquérito, que pode virar processo, que pode gerar pena brandas (custear o tratamento médico da vitima e ou serviços comunitários, etc.) ou severas (recolhimento do menor em instituição para infratores, condenação do pai do infrator a até 04 anos de detênçao, etc). Mas tudo isso vai depender de inúmeros fatores, pois as leis além de ter várias maneiras de interpretação, ainda há os detalhes do acidente que podem atenuar ou agravar a pena do acusado ou dos acusados. De qualquer forma, quando falei em apreensão da CNH do pai do menor, isso seria somente se ele admitisse que deu por sua conta e risco o carro para o rapaz e nesse caso a carteira seria recolhida ao Detran e só seria devolvida a este ou não após o término do inquérito ou processo. Se o caso não for este, desconsidere este itêm (o restante que foi dito está valendo).Isso tudo se a vitima não ficar incapacitada definitivamente ou morrer (o que seria bem pior), pois nesse caso virá homicídio e pode ser culposo (sem intenção) ou doloso (com intenção). Aí meu amigo o maior de idade pode pegar até 30 anos de cadeia e o menor até 03 anos em uma instituição para menores.

Entregar carro na mão de menor de idade, Crime ou Contravenção?


Não é bem entregar, um exemplo: se eu roubar o carro do meu pai, e depois a policia me pegar dirigindo(sem nenhum acidente), o que poderia dar para mim e para o meu pai? sendo que meu pai não sabe que eu peguei o carro e o carro está no nome de uma agência.
O seu pai vai responder do mesmo jeito, porque ele é responsável por você, mesmo que você tenha pego o carro escondido, pois é ele quem deveria prevenir que atitudes como esta pudessem ocorrer. Sem contar que você teria que dar um jeito de provar que você pegou o carro escondido né, porque se por acaso passar pela cabeça que o seu pai deixou...daí o artigo 310 do CTB prevê pena de detenção de seis meses a um ano ou multa, para quem “permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou, ainda, a quem, por seu estado de saúde, física ou mental, ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo com segurança”.

Menor no volante. De quem é culpa?

Fizemos um levantamento pela internet e chegamos a seguinte conclusão: 20% dos jovens de 16 e 17 anos costumam dirigir carros e motos, mesmo sem ter idade legal para fazê-lo. Destes, 61% se metem atrás do volante ou guidão com alguma frequência. O que mais assusta, porém, é constatar que a maioria conta com a anuência familiar: 60% dos menores que dirigem aprenderam a atividade com seus pais; os 40% restantes, com amigos ou outros parentes. Quando trazemos esses dados para Apodi, percebemos que essa idade é bem menor.

Preso morre ao tentar fugir da cadeia pública de Mossoró.

A Polícia Militar procura desde a madrugada de domingo, 30, três dos quatro apenados que fugiram da Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza - mais uma vez furando um buraco na laje do teto, e pulando a cerca de arame. Um deles, Erwagner Nunes da Silva, acusado de envolvimento com assalto e formação de quadrilha, foi alvejado com um tiro e morreu na parte externa do presídio. Os demais: Carlos Cezar de Oliveira, indiciado por homicídio; Izaque Fernandes Soares, homicídio; e José Williame da Silva, tráfico de drogas, conseguiram escapar. A evasão de presos, a segunda em menos de cinco meses, vai ser investigada pelo bacharel Rubério Vieira Pinto, titular da Segunda Delegacia de Polícia Civil (2ª DPC) de Mossoró. "Nós assim que chegamos à delegacia na manhã de hoje, segunda-feira, fomos informados da ocorrência e caímos em campo. Estamos aqui no presídio para saber o nome dos policiais que estavam de guarda. Vamos começar por conversar com eles", disse a autoridade policial. De acordo com Alexandre Santos Nóbrega, diretor da cadeia pública, os quatro apenados estavam atualmente ocupando a cela solitária, local para onde são levados os detentos que de alguma forma deixam de respeitar as normas do presídio. Com dois deles, haviam sido encontrados telefones celulares e os demais se encontravam de castigo porque vinham desacatando os companheiros. "Os colegas de cela já não aguentavam mais eles e ameaçavam colocá-los da cela pra fora", disse. Por sua vez, o administrador disse ainda não ter como explicar como foi que uma lâmina de serra chegou até as mãos dos detentos. Eles estavam lá há cerca de duas semanas. Com o auxílio do instrumento cortante, eles serraram a lingueta da fechadura da cela, mas não completamente. Deixaram num ponto em que quem chegasse manobrava o ferrolho sem perceber que estava cortado. "Os agentes estiveram lá na cela no início da noite para fazer a vistoria de praxe e disseram não ter visto nada de anormal", disse.Já por volta da meia-noite, os apenados iniciaram o plano de fuga. Conseguiram arrancar uma barra de ferro da estrutura de cimento na parede e com uso da mesma, abriram um buraco na laje do teto, pelo qual saíram e caminharam até uma diferença de nível na estrutura do prédio, existente desde quando foi construído e por onde outras fugas em massa deram certo. Após pularem a cerca de arame, um dos policiais da guarita percebeu o movimento suspeito e efetuou alguns disparos de arma de fogo. Um dos tiros atingiu Erwagner Nunes, que morreu na hora, mas o corpo só foi localizado quando o dia amanheceu. "Sabemos que ele foi morto com um tiro de arma de fogo, porque os peritos do Itep constataram isso. Estive aqui no domingo, mas não consegui falar com os policiais que estavam de plantão. Eles já tinham sido revezados em seus postos de serviço e só voltam a trabalhar amanhã. Comuniquei o ocorrido às autoridades competentes e solicitei adoção de medidas para investigar o caso", disse Alexandre Nóbrega. No dia 16 de abril deste ano, a Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza, que fica localizada na comunidade de Riacho Grande e distante 10 quilômetros da zona urbana de Mossoró, sofreu uma alteração no número de apenados, que teve uma diminuição de 11 presos. Eles, ocupantes das celas 2 e 3 da Ala B, serraram as grades e depois, de uma delas, conseguiram chegar ao teto e depois cavaram um buraco na laje. Do total que se evadiu, a polícia já conseguiu recapturar pelo menos sete deles. Ainda encontram-se desaparecidos as pessoas de Sanmário Yuri da Costa Lima, Diego Armando da Silva, Francisco Ferreira de Lima e Francisco Nazareno da Silva.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Polícia encontra dificuldade em realizar trabalho no Vale!

Desde que chegou em nossa cidade, O cap. Carvalho procura fazer um trabalho de segurança pública em toda a zona rural, a qual é bastante extensa e com muitas estradas ruins, no entanto, a maior dificuldade está relacionada a falta de informações, as pessoas da comunidade não denunciam, não informam a polícia os locais, as pessoas que cometem os delitos. Os policiais comentam que as vezes perguntam aonde é tal casa, e as pessoas não dizem ( as vezes é vizinho), o que prejudica e muito um trabalho minucioso. O cap. Carvalho informa a população que está de segunda a sexta em seu gabinete para atender a todos, conversar e ouvir o que a sociedade tem a dizer, e se preferir pode ligar pro 190 ou 96057650, como também para o 084-3333-2703 ou 084-3333-2332. O importante é que a população trabalhe junto a polícia.