quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Apodi entra na disputa por selo do Unicef

O município de Apodi é uma das cidades do semi-árido Potiguar na disputa pelo Selo UNICEF - Município Aprovado 2009.
A adesão foi feita pela prefeita da cidade, professora Goreti da Silveira Pinto, e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONDICA, presidido por Patrícia Lorena Raposo.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) tem realizado um trabalho com a finalidade de fortalecer a mobilização de governos e da sociedade brasileira para que o País conquiste suas metas de redução das desigualdades regionais, relacionadas à proteção e à garantia dos direitos da infância e adolescência.

Ao mobilizar gestores e a população, a metodologia do Selo tem contribuído para que os municípios conquistem importantes melhorias na vida de crianças e adolescentes do Semiárido. Entre os resultados alcançados nos últimos anos, está a redução da mortalidade de crianças menores de 1 ano. De 2004 a 2006, esse indicador caiu 15,2% nos municípios da região que foram certificados pelo UNICEF. A média nacional de queda do indicador, nesse mesmo período foi de 3,1%. Da mesma forma, o crescimento do acesso ao exame pré-natal no Semiárido foi muito acima da média nacional. O número de mulheres com sete ou mais consultas de pré-natal aumentou 30,2% nos municípios que receberam a certificação, enquanto o crescimento médio do País ficou em 7%.

Os municípios que se inscreverem na nova edição serão convidados a participar de encontros de capacitação, realizar atividades de participação social, além de ter um conjunto de indicadores de impacto social e gestão de políticas públicas monitorado e avaliado. No final desse processo, que vai durar de 2009 a 2012, os municípios que apresentarem avanços consistentes, segundo a metodologia de avaliação desenvolvida pelo UNICEF, receberão o Selo UNICEF Município Aprovado, que é um reconhecimento internacional às conquistas na garantia e proteção dos direitos da infância e adolescência.

As inscrições podem ser feitas até 30 de outubro. O Termo de Adesão e o regulamento foram enviados pelo correio para cada prefeitura e também estão disponíveis nos sites www.unicef.org.br e www.selounicef.org.br. O documento deverá ser assinado pelo(a) prefeito(a) e encaminhado para o Escritório do UNICEF responsável pelo Estado onde está situado o município.

Lançado no Ceará, em 1999, o Selo teve o seu lançamento nacional em abril de 2005 nas cidades de Petrolina e Juazeiro. A iniciativa faz parte da contribuição do UNICEF ao Pacto Um mundo para a criança e adolescente do Semiárido, compromisso firmado em junho de 2004 e renovado em 2007 pelo Presidente da República, 11 ministros de Estado e os governadores dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O Pacto conta ainda com o compromisso de mais de 80 organizações da sociedade civil, organismos internacionais e empresas.

Comunidades rurais recebem poços tubulares

Moradores de quatro comunidades rurais da região da Pedra, no município de Apodi, estão sendo contempladas com a perfuração de quatro poços tubulares, que garantirão o fornecimento de água potável as localidades que ainda são carentes desse tipo de serviço. O benefício é fruto de uma parceria da Prefeitura Municipal de Apodi com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, presidido pelo potiguar Elias Fernandes Neto.

O convênio atende as Comunidades Rurais de Grossos, Cápua, Arção, Sucupira. Essas localidades sempre foram abastecidas com carro pipa e água de açudes e agora vão ter água potável. A prefeita Goreti da Silveira Pinto tem buscado apoio junto ao DNCS para a perfuração de mais 11 poços tubulares que atenderiam aos moradores de outras regiões do município que também sofrem com o problema.

Os poços tubulares que estão sendo perfurados no território apodiense pelo Governo Municipal e DNCOS serão instalados pela Prefeitura do Apodi que, mesmo diante da crise que os municípios brasileiros vêm passando, busca melhorias para a população.
Fonte: www.correiodatarde.com.br

Nenhum comentário: