quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Policiais participam de curso sobre técnicas de abordagens

Ministrado por dois instrutores da polícia pernambucana, o curso aprimora os conhecimentos dos policiais potiguares.

Trinta policiais civis, entre agentes e delegados, concluem nesta semana o curso avançado de técnicas de abordagens a pessoas, veículos e edificações. Ministrado por dois instrutores da polícia pernambucana, o curso aprimora os conhecimentos dos policiais potiguares que, após a certificação, passarão a ser agentes multiplicadores.

A qualificação profissional é prioridade da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). O delegado Raimundo Rolim e um oficial da PM se encontram em El Salvador, na América Central, realizando um curso na área de inteligência. Na semana passada, 25 PMs foram capacitados para ministrar o Curso de Especialização para Condutores de Veículos de Emergência.

O curso de abordagens está sendo realizado na Academia da Polícia Civil (Acadepol) graças a uma parceria da Sesed com a Senasp. Os policiais pernambucanos José Carlos de Almeida e Eraldo Alencar do Nascimento estão repassando aos policiais potiguares conhecimentos teóricos e, principalmente, práticos.

“O curso atende nesse primeiro momento aos policiais de operações. Aqueles que chamamos linha de frente no atendimento das ocorrências”, disse a diretora da Acadepol, delegada Andréia Matos.

O instrutor José Carlos tem experiência como docente em academia de polícia, na área militar e diversos cursos no exterior ministrados pela Swat, FBI e Escotland Yard voltados para operações policiais de alto risco como abordagens, combates e imobilizações táticas.

“O curso em Natal será concluído com uma prova prática onde os alunos serão colocados em uma situação próxima da real”, disse. Eraldo Alencar é instrutor da polícia pernambucana e formação em operações de alto risco.

Para o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Agripino Oliveira Neto, os cursos desenvolvidos nas polícias valorizam a atividade, reforçam a auto-estima dos servidores e melhora o atendimento a população. O secretário adianta que na próxima semana será realizado na Sesed um ciclo de palestras com temáticas ligadas a segurança pública.

O delegado Geral da Polícia Civil, Elias Nobre, explicou que o curso em El Savador é ministrado pelo Governo dos Estados Unidos e tem foco na área de inteligência policial. “O curso tem duração de quarenta dias e atraiu policiais de vários países”, falou.

Direção
Vinte e cinco instrutores da Polícia Militar concluíram na semana passada uma capacitação para ministrar o Curso de Especialização para Condutores de Veículos de Emergência a tropa.

Os instrutores, agora, vão multiplicar os conhecimentos ao efetivo em cursos como direção defensiva, primeiros socorros, relacionamento interpessoal, convívio social, meio ambiente e legislação de trânsito. Durante uma semana, praças e oficiais da PM foram capacitados no Detran.

A Diretoria de Ensino da PM deve divulgar nos próximos dias o cronograma do Curso de Especialização para Condutores de Veículos de Emergência. O curso deverá ser ministrado aos condutores de automóveis e motocicletas da corporação.

Nenhum comentário: