segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Comando da PM em Apodi ressalta trabalho na região


O comandante da 3ª Companhia de Policia Militar de Apodi, Capitão Jose Marcos Honorato de Carvalho, que tem vasta experiência e credibilidade nos quadros da Polícia Militar do Rio Grande do Norte foi promovido aspirante a oficial em 1997 e já comandou os pelotões das cidades de Luís Gomes, São Miguel, Caraúbas, e as companhias de Areia Branca e Angicos. Em 1999, Carvalho foi comandante do Pelotão de Apodi e hoje volta a comanda a 3ª Companhia que jurisdiciona cinco cidades da região. O trabalho do Capitão Carvalho em Apodi já começa a surti efeitos positivos para a segurança da população, pois diariamente são realizados blitzen e policiamento ostensivo em bairros e comunidades rurais, nessa entrevista o capitão aborda vários assuntos relacionados à segurança dos apodienses. Confiram

Como está sendo a experiência de comandar a Cia. da Polícia Militar de Apodi?
Capitão Carvalho - De início posso dizer que Apodi é uma cidade muito boa de trabalhar, e de se morar também. Mesmo com poucos dias aqui já estou ciente de vários problemas que a região possui, e diante disso quero informar à população apodiense e região da qual segurança também é de minha responsabilidade, que já estão sendo feitos trabalhos como rondas em locais com maior frequência de criminalidade, barreiras policiadas nas entradas que ligam à região, melhoramos também o número de viaturas nas ruas, isso por que Apodi já possui tanto carros novos como motos ajudando na melhoria da segurança pública da região, temos também um blog próprio da Polícia Militar de Apodi que visa divulgar os trabalhos feitos pela Polícia Militar, e esse blog tem como finalidade também buscar opiniões, comentários e sugestões de todos para juntos achamos soluções para os problemas da cidade e região. Para isso conto com o apoio tanto da classe política como da própria população.

Qual a área de atuação da Cia. de Apodi. Quantas e quais cidades?
Capitão Carvalho - Atualmente, a 3ª Companhia da Polícia Militar de Apodi cobre as cidades Itaú, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Felipe Guerra e Caraúbas. Totalizando seis cidades.

Qual o tipo de ocorrência é mais frequente em nossa região?
Capitão Carvalho - Podemos destacar os casos de som alto, desordem por embriaguês e às vezes roubo a residências. Esses são os casos com maior frequência na região. Quero lembrar que devido ao intenso trabalho da Polícia Militar com prisões recentes de determinados elementos já se percebe uma diminuição relacionada a furtos e roubos, como também na taxa do índice de homicídios na região.

Muito se fala em aumento da criminalidade, como está esta questão na nossa região?
Capitão Carvalho - Primeiramente não devemos nos espantar com esse tipo de conversa, pois sabemos que esse tipo de comentário sempre chega de forma exagerada. Posso dizer que os problemas de segurança em Apodi e região vão ser resolvidos e para isso conto mais uma vez com a ajuda da população em geral, pois ela muitas vezes pode nos fornecer as informações necessárias para a solução de vários delitos. Hoje já existe um trabalho no Vale do Apodi, mais especificamente no setor da Várzea, onde estão sendo feitos um monitoramento de pessoas suspeitas de envolvimento com crimes na região, e nesse trabalho a polícia já conta com ajuda de fotos e endereços de alguns dos envolvidos, alertamos ainda a população que em casos de informações complementares que levem a identificações dos suspeitos (informações como: cor da pele, porte físico, marcas, cicatrizes ou tatuagens, cor dos olhos, sotaques que identifique uma provável naturalidade) ligue imediatamente para o 190 ou 3333:2703, que sua identidade será preservada e as informações serão de grande valor para Polícia Militar.

Então, qual a sua avaliação da realidade local em termos de segurança?
Capitão Carvalho - A realidade da segurança na região esta a cada dia melhorando, pois temos viaturas novas, motos nas ruas, estamos esperando a chegada de mais uma viatura e novos policiais que estão se formando na cidade de Mossoró.

Muito se discute sobre drogas, vandalismo e atos de violência envolvendo menores. Isso seria uma questão apenas de Segurança Pública?
Capitão Carvalho - Devemos destacar que segurança publica é um assunto que envolve a todos, tanto a polícia a população em geral e a classe política. Em relação a alguns atos praticados por menores como Menor ao Volante, envolvimento com furtos e drogas, a Polícia Militar esta fazendo os procedimentos cabíveis diante da situação, e muitos dos atos envolvendo menor são de responsabilidade também do Conselho Tutelar.

Sabemos que a Polícia Militar, além de atuar na repressão à criminalidade, também atua na prevenção com várias ações. Fale um pouco a respeito.
Capitão Carvalho - Sobre prevenção como já falei anteriormente, estão sendo feitas rondas ostensivas tanto na cidade como nas zonas rurais, estão sendo feitas barreiras com intuito de buscar armas, e estou em meu gabinete de segunda e sexta-feira ao dispor de todos para atender e receber sugestões para a melhoria da segurança pública da região.

Apodi tem um dos piores trânsitos do interior do RN, o que o senhor pretende fazer para mudar essa realidade?
Capitão Carvalho - O trânsito de Apodi já é um problema antigo e vejo que todos desejam uma melhoria neste caso. Estou pensando em sentar com outras autoridades da cidade para tentar sanar esse problema.

Como é o relacionamento da Polícia Militar com a Polícia Civil em nossa cidade e na região?
Capitão Carvalho - Temos muitas obrigações em comum, mas vale lembrar que uma de nossas maiores obrigações é o policiamento ostensivo, enquanto que o da Polícia Civil é a parte investigativa e confecção do Inquérito Policial. Ambas trabalham em conjunto sempre trocando informações e buscando os esclarecimentos ainda mais rápidos dos crimes e as punições dos envolvidos.

Fonte: http://www.gazetadooeste.com.br/cidades4.php

10 comentários:

Anônimo disse...

Capitão Carvalho o seu trabalho junto com os demais policiais está muito bom, agora a questão do som alto ainda tá díficil de resolver, pois nesse domingo que passou, a tarde todinha houve disputa de quem tinha o maior som na churrascaria do ALDECI e a policia teve de vir 3 VEZES para poder resolver o problema. É uma falta muito grande de respeito a lei e a autoridade policial.

Anônimo disse...

a questão do som auto infelizmente é muito complicado de resolver,acho q depende mais da conciencia de cada um do q a açao da policia.Em relação a entrevista adorei foi muito bom saber o q estar sendo feito na nossa cidade,alias desde q o blog foi criado essas informaçoes sao dadas diariamente.Esse blog é o melhor q eu participo.

Anônimo disse...

Capitão vc é o cara!!!!!!!!!!!

universitario disse...

a sociedade apodiense precisa colaborar com o sentimento do comando militar de apodi,que é colocar alguns pontos nos IS,nos agradecemos ao trabalho doferenciado que apodi vem recebendo,PARABENS capitão.

apodiense confiante disse...

acho coerente o trabalho que o novo comando da policia militar esta desenvolvendo em apodi,pois a cidade estava quase que abandonada,espero que isso não seja só inicio,pois creio que desta vez ,eu estou sentindo que agora realmente chegou a apodi alguem com a decisão que apodi tanto precisava.cadeia para os que transgride as leis.

Anônimo disse...

a sociedade tem que cooperar,denunciando e colaborando na forma de se comportar,e o poder publico municipal far´a sua parte?

Anônimo disse...

Não se pode negar a mudança que o Cap.Carvalho está promovendo em nossa cidade. Mas temos que admitir e reconhecer que os seus "subauternos" estão também desenvolvendo o trabalho assim mandado por ele com muito vigor, porém não estão sendo reconhecidos, não da forma que devia. Não se pode negar o esforço que o Cap.Carvalho está fazendo pra melhorar nossa cidade porém não é justo só ele receber o mérito.( com todo respeito). Parabéns pra vocês soldados.

Anônimo disse...

vlw capitão!

tem q ser assim.

Anônimo disse...

parabens para a polícia de Apodi. Com certeza a melhor do Rio Grande do Norte.

Anônimo disse...

tem que ser assim
se nâo estragar num é naum capiotão