sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Violência: a culpa é da polícia?


“Quando a polícia é chamada para entrar em ação, já foram transpostos todos os obstáculos existentes no longo caminho que se percorre até se chegar à violação da lei. À polícia cabe, por dever constitucional, conter o avanço daqueles que numa escalada gradual e progressiva não tiveram os seus ímpetos freados pela família, a escola, a igreja e demais instituições tradicionalmente inseridas nos projetos de construção das chamadas civilizações.

Inicialmente imperceptível, quando, por exemplo, na infância algumas manifestações de desobediência aos pais e professores ocorrem em grau que deveria ser considerado elevado, e, por isso, inaceitável, o processo de degradação do sentimento de respeito se acentua paulatinamente e se consuma, mais tarde, de forma chocante, na agressão às instituições e à ordem, cuja preservação exige a força da lei.”

(Trecho do Editorial da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro publicado em 7 de junho de 2004).

Infelizmente, a polícia continua sendo o centro das atenções, atuando em cenário impróprio, onde não foram esgotados todos esforços de prevenção primária do delito (saúde, educação, saneamento, esporte, cultura, lazer, trabalho, geração de renda, etc).

Enquanto as instituições políticas, sociais e econômicas não cumprirem, democraticamente, suas funções, as instituições policiais brasileiras continuarão correspondendo às demandas e expectativas de uma sociedade marcada pela desigualdade.
Fonte: Diário de um PM

Um comentário:

Anônimo disse...

acho q a profiçao de policial é a mais dificio q tem pois o salario é uma miseria pra o q eles passam todos os dias.Sem contar q sofrem muito preconceito por parte da populaçao.

Se mata um bandido diz q era pai de familia se nao mata reclama q a policia nao combate o crime,sabe isso tem q mudar,estou cansada de ver isso nos jornais.