quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Mais uma agência dos Correios é roubada



Em menos de 24 horas, duas agências dos Correios foram roubadas no interior do Rio Grande do Norte. O primeiro alvo foi a agência de Luís Gomes, crime ocorrido na tarde de segunda-feira, 9. Ontem, foi a vez dos Correios de São Miguel. Para a polícia, não resta dúvida de que os dois crimes tenham sido praticados pela mesma dupla. Através de imagens feitas pelas câmeras, os dois já foram reconhecidos pelas vítimas. Só no primeiro semestre deste ano, ocorreram 16 casos de furtos ou roubos.
O modo operacional usado pelos dois assaltantes de ontem é completamente idêntico às outras ações que vêm sendo registradas desde os últimos meses contra agências dos Correios no interior do RN. Os dois bandidos chegaram à agência de São Miguel por volta das 15h, em uma motocicleta tipo Honda Titan de cor preta. Os dois desceram da moto e não retiraram os capacetes, na tentativa de dificultar qualquer tentativa de reconhecimento. Renderam cerca de cinco pessoas, entre funcionários e clientes da agência, e fugiram levando o dinheiro que estava no caixa - valor não divulgado.
A ação, assim como as outras que vêm sendo acompanhadas pelo DE FATO desde os últimos meses, não demorou mais do que 10 minutos. A Polícia Militar foi acionada somente após a fuga dos dois assaltantes e não chegou a tempo de prendê-los. "Nessas horas, não tem como ligar para a polícia durante o assalto. Eles ligaram depois que os assaltantes foram embora, mas nossa viatura está em diligência", explica o soldado Janduir, lotado no Destacamento da Polícia Militar de São Miguel. No momento do assalto havia menos de cinco PMs na cidade.
Coincidentemente, os funcionários da agência dos Correios de São Miguel tinham acabado de receber os vídeos que foram gravados pelo sistema de câmeras da agência de Luís Gomes, alvo dos bandidos na segunda-feira. De acordo com o soldado Janduir, as vítimas confirmaram que era a mesma dupla do outro assalto. A PM fez o trabalho de policiamento na região, mas até o encerramento da matéria (19h) nenhum dos suspeitos havia sido preso ou pelo menos identificado. Como se trata de um crime contra uma instituição federal, o caso será apurado pela Polícia Federal

Pouca segurança atrai assaltantes no interior
O registro de duas ações criminosas contra agências dos Correios no interior do Rio Grande do Norte, ambas praticadas possivelmente pela mesma dupla, mostra duas coisas: primeiro, que está fácil demais roubar no interior, e segundo, que as autoridades policiais ainda não conseguiram dar uma resposta à altura contra os assaltantes.
Em 10 de junho deste ano, o JORNAL DE FATO entrevistou o delegado-chefe da Polícia Federal de Mossoró, Gilson Maporunga da Costa, que atende esta cidade e mais 59 no interior do Estado. À reportagem, a autoridade policial afirmou que a grande quantidade de crimes contra agências dos Correios do interior estava acontecendo devido à falta de segurança.
"Não tem segurança nenhuma. Está fácil demais", disparou o delegado, em matéria publicada no dia 10 de junho deste ano, ao ser questionado a cerca de 16 casos que foram registrados pela PF de Mossoró somente durante o primeiro semestre de 2009.
Dois suspeitos de terem participado de alguns dos assaltos que foram registrados no início do ano foram presos e, ao prestar depoimento, reforçaram a ideia do delegado. "Um deles disse a mim que não precisou nem mostrar a arma no assalto", ironizou Gilson Maporunga.
"Está muito fácil de furtar ou roubar aqui no interior. As agências não têm a mínima segurança. O cara pega uma arma, bota na cintura, vai lá e assalta. Não tem a menor segurança nesses prédios. São apenas os funcionários. Eles não podem e nem devem resistir. Têm mais é que entregar o que os bandidos pedirem", comentou o delegado.
Geralmente, as instituições que são alvo constante de ataques criminosos costumam não divulgar o valor que foi subtraído pelos bandidos. Em um dos furtos que foram registrados em 2008, de acordo com Gilson Maporunga, foram levados cerca de R$ 40 mil em dinheiro. Noutra ação, essa neste ano, os bandidos fugiram levando apenas R$ 800,00.

Fonte: jornal de fato

Nenhum comentário: