sábado, 14 de novembro de 2009

Educar seus filhos é a solução!

É comum durante nossas rondas, encontrarmos crianças brincando pelas calçadas, e ao notarem a presença da polícia correrem para dentro de casa, como uma espécie de medo instantâneo, fruto de uma educação errônea dos pais, que não possuem autoridade sobre seus filhos e educam a criança pelo medo, colocando a figura da polícia como uma espécie de repressão moral. A frase mais ouvida nesses casos é aquela que diz assim: -Venha se não chamo a polícia!
A policia mudou, a repressão e o uso da força bruta deu lugar a uma polícia comunitária, social, humanitária, onde o cidadão preza pelos policiais e sentem segurança aos encontrarem pelas ruas.
Para finalizar um pequeno conceito sobre educação que foi retirado da internet:
Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade.
* Se você não tem condições de educar seu filho, não use a policia como forma de fazer medo, procure outra coisa (Bicho de sete cabeças, uma alma, um saci, sei lá procure!)

2 comentários:

Anônimo disse...

As pessoas acham que a solução para a violência no brasil está em investir na polícia e equipar ela com o que há de melhor ou em investir em educação como os paises desenvolvidos fazem, isso é importante, contudo nao basta.Temos que ter a conciencia que educação é chave para a solução de qualquer mazela social e somente com o apoio dos pais é que se pode ter uma educação de qualidade e com isso a solução para todos o problemas social de nosso país.

Djaíne disse...

Bom dia a todos!
Esta matéria aponta uma questão muito importante que merece atenção e que pode estreitar ainda mais o vinculo que vem se criando entre sociedade e Polícia Militar, que é a existência ou não de projetos ou programas sociais elaborados pela polícia em conjunto com escolas, secretarias municipais e os demais segmentos sociais de Apodi. Estes projetos tem exatamente a função de orientar a população sobre como se dá o funcionamento da PM, qual é o seu papel social para que pensamentos como estes citados na materia possam deixar de existir. Além do que este trabalho também atua em questões preventivas no combate às drogas e prostituição, por exemplo. Existem vários exemplos bem sucedidos deste tipo de ação. Assim a população quebra essa visão preconceituosa que ainda se tem, mesmo com menor intensidade, da Polícia e passa a respeitar mais o seu trabalho. Então aqui fica a minha dúvida: Existe um trabalho desta natureza aqui em Apodi? Se existe, qual é e como ele é realizado? Se não existe, já se pensou em fazê-lo, há algum tipo de exigência por parte do comando Geral da PM para que o mesmo se realize?
Fica também a minha sugestão: Caso ainda não tenha sido feito algo do tipo, porque não tentar realizá-lo? Tenho certeza que seria algo bastante proveitoso!
Se possivel, gostaria que o encarregado me mandasse alguma resposta, publicasse alguma materia sobre o assunto. Desde já muito obrigada!
Parabéns pelo trabalho efetuado e pelo blog também!