sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

RN tem a maior redução de criminalidade no Nordeste


Estudo realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública indica que Estado apresentou redução de 27,4% nos homicídios.

O Rio Grande do Norte apresentou a maior redução na criminalidade nos últimos dois anos. Um estudo realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública indica que Estado é o que vem registrando mais tranquilidade no Nordeste. O número de homicídios entre os anos de 2007 e 2008 caiu 27,4%. No primeiro ano, foram contabilizados 697 contra 510 do ano seguinte.

Para se ter uma ideia, o estado que aparece em segundo lugar nessa redução é Pernambuco, com apenas 2,8%. Os demais estados nordestinos registraram aumento na quantidade de mortes. O campeão foi a Paraíba com crescimento de 34,5% nos homicídios entre os anos de 2007 e 2008.

As estatísticas foram levantadas durante dois anos pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em todas as unidades federativas. O resultado do trabalho foi publicado em setembro deste ano e aqui no Rio Grande do Norte ainda não tinha sido apresentado. O estudo abrange áreas como estatísticas criminais, gastos com políticas de segurança pública, sistema prisional, medidas sócioeducativas e instituições policiais.

Outra redução identificada no RN foi em relação aos latrocínios. Entre 2007 e 2008, a quantidade desse tipo de crime (roubo seguido de morte) caiu 46,5%. Também é a maior diminuição do Nordeste. Nesse tipo de registro, outros três estados apresentaram redução: Ceará (28,8%), Maranhão (22,5%) e Bahia (12,4%).

As demais unidades federativas do Nordeste registraram crescimento na quantidade de latrocínios. Alagoas, por exemplo, teve uma alta de 44,2%. Esse número representa o valor de 38 roubos seguidos de morte no ano de 2008. No total de homicídios, Alagoas contabilizou 2.070 no último ano.

Já em valores totais, a Bahia é o estado campeão de assassinatos. Em 2008, o estado registrou 4.143 casos. No que diz respeito ao cenário nacional, como já era esperado, o Rio de Janeiro aparece em primeiro na quantidade de mortes. No entanto, houve uma redução entre 2007 (5.504 mortes) e 2008 (5.235 mortes).

Outra estatística do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indica que o Rio Grande do Norte também apresentou diminuição na quantidade de lesões corporais. Contudo, neste quesito ocupa a terceira posição do Nordeste. A redução foi 22,8%, contra 50,9% do Piauí e 65,4% do Maranhão.

Para o comandante do Policiamento Metropolitano da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, os números são frutos dos investimentos realizados em segurança pública nos últimos anos.

“Houve um crescimento no efetivo, na quantidade de viaturas, armas e na capacitação do profissional de segurança. Tudo isso faz com que o aparato policial comece a controlar mais a criminalidade. Digo isso porque não se combate a criminalidade se controla”, destaca.

Fonte: http://www.nominuto.com/noticias/policia/rn-tem-a-maior-reducao-de-criminalidade-no-nordeste/43293/

Nenhum comentário: