quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

PM coloca 500 policiais a mais para patrulhar costa

Coronel Marcondes Pinheiro

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte e o Corpo de Bombeiros anunciam hoje (30), detalhes da Operação Verão 2010. A solenidade de lançamento está prevista para começar às 9h, na praia do Meio, em frente ao antigo Hotel Reis Magos, onde será apresentado o esquema de segurança e prevenção de acidentes ao longo do litoral potiguar. Toda a costa será patrulhada, desde a praia de Baía Formosa até Tibau.
De acordo com o comandante da Polícia Militar, coronel Marcondes Pinheiro, haverá 500 policiais a mais trabalhando nos pontos de movimentação de turistas e atividades de veraneio. Mesmo quem estava de folga foi convocado, mediante pagamento de diária operacional, para reforçar as equipes da PM em toda a extensão da costa. Os policiais ficarão em pontos fixos e móveis, montados de acordo com a necessidade de patrulhamento.
Este ano serão utilizadas cerca de 300 viaturas, além do apóio da motos e da cavalaria, que dão suporte nas rondas. O PM já possui unidade de patrulhamento permanentes em locais como Via Costeira, Redinha, Genipabu, Pitangui, Muriú e Touros. “Vamos reforçar a segurança para que todos possam desfrutar as belezas do nosso estado. Os homens foram devidamente treinados para atender as ocorrências. Mesmo que não ocorram estaremos preparados”, disse o comandante da PM.
A apresentação da operação vai contar com a presença da governadora Wilma de Faria, dos comandantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, e do secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes. Foram convidados ainda representantes de outros segmentos como taxistas, moto entregadores, bares, restaurantes e hotelaria.O Corpo de Bombeiros também vai intensificar a presença de salva-vidas no litoral, trabalhando principalmente na prevenção de afogamentos. Este ano serão 60 homens trabalhando, um número que será reforçado nos finais de semana com a presença de mais 80 estudantes em treinamento. No ano anterior, eram 130 bombeiros atuando todos os dias nas praias.
O comandante do Grupamento de Busca e Salvamento dos Bombeiros, major Luiz Monteiro, disse que o fato de não ter concluído o treinamento dos alunos não ter sido concluído antes do início da operação resultou na redução do efetivo durante a semana. “Temos um litoral com aproximadamente 41 km e temos que atuar na prevenção dos afogamentos, garantindo a segurança dos banhistas. Mesmo estando em apenas 20% da costa temos que estar preparado para atender todo tipo de ocorrência”, disse major Monteiro.
O comandante de busca e salvamento disse ainda que a intensificação do patrulhamento será feito aumentando o número de postos de observação nas praias. Normalmente, a corporação conta com quatro postos em funcionamento, e na Operação dos bombeiros estarão presentes em oito, devido o aumento no número de homens. O CB contará ainda com o auxílio de lanchas, quadriciclos, botes e equipamentos de resgate aquático. Durante a apresentação haverá uma simulação de salvamento e resgate no mar, que contará com o apóio do helicóptero da PM.

Nenhum comentário: