sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Convocação da Civil será em fevereiro


Depois de quase um mês de atraso em relação ao que se estava previsto, o resultado final do concurso público da Polícia Civil do Rio Grande do Norte foi finalmente divulgado pelo Cespe UnB, responsável pela correção das provas.
A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) informou na tarde de ontem que hoje o Diário Oficial do Estado terá a lista final dos aprovados e também a provável data para a convocação - que será feita possivelmente na segunda quinzena de fevereiro.
Sobre o motivo do atraso na divulgação dessa lista de aprovados na terceira e última etapa da seleção - quando os candidatos passam pelo exame de psicoteste -, a Sesed voltou a afirmar que foi consequência de uma pendência judicial.
"Por mais que os candidatos não aceitem, é essa a justificativa. O Cespe nos mandou um e-mail, explicando que um candidato havia entrado com um processo diretamente contra o Cespe e isso paralisou todo o processo", afirmou o delegado Josiel Pereira, responsável pelo setor de concursos da Sesed.
Josiel Pereira informou ainda que a Sesed recebeu ontem a lista e enviou novamente ao Cespe para que fossem feitas algumas correções no texto. "Eram só alguns problemas de digitação. Amanhã deve ser publicada a lista dos aprovados e a data da possível convocação, que ainda estamos vendo quando será, mas deve ser na segunda quinzena de fevereiro", informou Josiel Pereira.
Após ser divulgado o edital, o delegado geral da Polícia Civil, Elias Nobre, afirmou que começa o procedimento para o curso de formação dos aprovados - que deve durar quatro meses. Ele declarou ainda que os excedentes aos cargos oferecidos terão sua nomeação feita durante os dois anos seguintes à primeira nomeação.
Essa demora na divulgação da terceira etapa do concurso causou um certo temor nos candidatos. Eles temiam que o atraso no início do curso de formação impedisse que eles fossem nomeados ainda neste ano, devido à realização das eleições em outubro - que proíbe que haja nomeações até três meses antes das eleições.
Devem ser chamados 90 delegados, 320 agentes da Polícia Civil e 137 escrivães, o que ainda é pouco para o Sindicato dos Policiais Civis do Estado (SINPOL). "Temos um déficit de seis mil agentes, 800 escrivães e 250 delegados no Estado. Só com esse efetivo nós poderemos garantir, realmente, que a Polícia Civil vai estar no interior do Estado", afirmou a presidenta do Sinpol, Wilma Marinho.
Sobre o interior do Estado, Elias Nobre confirmou também que os aprovados devem ser encaminhados ao final do curso de formação justamente para cidades fora da região metropolitana de Natal. "Esperamos que todos os aprovados sejam convocados e também que outros concursos sejam realizados, para diminuir o déficit no Estado", afirmou Wilma Marinho.
(Com informações da Tribuna do Norte).

Fonte: http://www.defato.com/popular.php

Nenhum comentário: