quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Sejuc define início da formação dos novos agentes penitenciários


Curso terá início no dia primeiro de fevereiro. A partir daí, serão 30 dias até que estejam prontos para assumirem presídios.

Os 490 novos agentes penitenciários aprovados no concurso do ano passado começarão a ser treinados no próximo dia primeiro de fevereiro. A data foi estabelecida pela Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania que também estabeleceu para o próximo sábado (16) o término da investigação social junto aos candidatos.

De acordo com a Sejuc, o curso de formação será realizado na escola penitenciária desembargador Ítalo Pinheiro, localizada na Redinha. O intervalo de tempo entre o término da investigação social e o inicio do curso será utilizado para divulgação dos resultados, convocação de candidatos e para possíveis esclarecimentos.

O secretário Estadual da Justiça e da Cidadania, Leonardo Arruda Câmara, estima em 30 dias a duração do curso, com as nomeações dos novos 490 agentes penitenciários sendo realizadas logo em seguida.

“Essas nomeações serão de fundamental importância para a normalização do sistema penitenciário estadual, que está operando no limite crítico do número de agentes penitenciários. Além disso, haverá uma expansão, com a transformação de carceragens de delegacias de policia em centros de detenções provisórias”, comentou.

De acordo com Leonardo Arruda, os novos agentes serão divididos também nos novos presídios que estão sendo construído. “Estão em fase conclusão as obras de ampliação da penitenciária feminina de Natal, a cadeia pública de Nova Cruz e foram iniciados os serviços da ampliação da cadeia pública da comarca de Mossoró”, frisa.

Além disso, Arruda destaca que está previsto para este mês de janeiro o início da construção da cadeia pública de Macau e para a expedição da ordem de serviço para o inicio das obras de construção da cadeia pública de Ceará-Mirim.

Para este ano, estão programadas as construções da cadeia pública de Lajes, com recursos já disponibilizados na Caixa Econômica Federal e de uma unidade pré-moldada, com 400 vagas, a ser construída com recursos próprios do Estado.

FONTE: NO MINUTO

Nenhum comentário: