sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Anistia de policiais do RN é aprovada na Câmara dos Deputados

Com a aprovação, será garantida a suspensão das punições contra os policiais e bombeiros que participaram das greves entre os anos de 1997 a 2009.

A anistia para policiais e bombeiros militares de dez estados brasileiros, que participaram de mobilizações por melhores condições de trabalho e salário, foi aprovada na Câmara dos Deputados. Agora, o projeto volta ao Senado para ser aprovado no plenário da Casa.

O projeto de anistia, que é de autoria do senador Garibaldi Alves (PMDB/RN) e foi subscrito pelos senadores Rosalba Ciarlini (DEM/RN) e José Agripino (DEM/RN), quando foi proposto previa apenas a anistia para os policiais e bombeiros potiguares.

Entretanto, durante a tramitação pelas comissões da Câmara, o projeto recebeu emendas e passou a beneficiar também militares estaduais dos estados da Bahia, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Mato Grosso, Ceará, Santa Catarina e Distrito Federal.

“O rápido andamento nas aprovações do projeto foram conseguidas graças a pressão feita por nós durante várias semanas aqui em Brasília. Durante esta última semana policiais e bombeiros de todo Brasil, estiveram de plantão em Brasília e com muita competência sensibilizaram parlamentares para garantir a aprovação do projeto na Câmara Federal”, afirma o Cabo Jeoás Nascimento, presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM/RN.

Com a aprovação do projeto de anistia será garantida a suspensão das punições e processos em andamento contra os policiais e bombeiros que participaram das greves realizadas entre os anos de 1997 a 2009.

“O projeto foi o último a ser apreciado pela casa nesse ano legislativo e garantiu a liberdade política de mais de 5000 famílias pelo país afora. É preciso lembrar que ele não prevê a anistia a crimes comuns e danos contra o patrimônio público, mas somente aos crimes militares. Crimes esses contra a liberdade de reivindicação por melhores salários e condições de trabalho”, afirma o Cabo Jeoás.
Fonte: http://www.nominuto.com/noticias/policia/anistia-de-policiais-do-rn-e-aprovada-na-camara-dos-deputados/43756/

Nenhum comentário: