segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Reforço na PM aumenta flagrantes; 204 novos policiais estão patrulhando as ruas

Uma semana após a formatura dos mais de 204 novos policiais do 2º Batalhão da Polícia Militar, o número de prisões em flagrantes já duplicaram em Mossoró. O número de prisões nas delegacias especializadas passou de dois a três por semana para dois a três flagrantes por dia.
Outro reflexo no aumento de prisões pode ser constatado no elevado número de detentos na Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR). Antes do aumento do contingente, havia 30 detentos na Defur, mas atualmente existem 71 presos, que estão amontoadoem apenas em quatro celas, com capacidade para, no máximo, 16 detentos.
Segundo o escrivão da Defur, Domingos, a delegacia não estava preparada para absorver o aumento do número de flagrantes. O setor de vistoria do Defur também constatou um aumento de 30% nos serviços burocráticos, como consulta no sistema Renavam.
O Comando de Operação da Polícia Militar (COPOM) também registrou o aumento das ocorrências, já que no período de fim de ano há maiores probabilidades de assaltos. De acordo com o comandante coronel Elias Cândido, os novos policiais representam um reforço na segurança local e da região, onde serão integrados ao contingente ostensivo no combate ao crime. "Os novos militares chegarmm numa boa hora e será um importante reforço contra a criminalidade, não só de Mossoró, mas de toda a região", disse.
O coronel disse ainda que com a incorporação dos novos homens na PM de Mossoró, vai poder intensificar cada vez mais as rondas nos bairros, além de dar maior apoio às cidades circunscritas ao 2º BPM.
Segundo os oficiais do 2º BPM, mais de 90% dos 204 novos policiais que passaram pelo curso de formação são estudantes universitários. Para o coronel Elias Cândido, a formação superior ajuda na formação do policial e na prestação de serviço à comunidade.
Os investimentos em viaturas também têm contribuído para o aumento das prisões, já que com a aquisição das unidades têm se intensificado também as rondas nos bairros.

Nenhum comentário: