quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Avaliação da Polícia sobre o carnaval é positiva


Coronel Francisco Araújo, do CPC
Apesar das sete mortes violentas ocorridas na Grande Natal desde a sexta-feira até a manhã de ontem, a Polícia Militar avalia como tranquilo o carnaval 2010. Aliás, não só como tranquilo, mas como um dos mais calmos dos últimos tempos. Segundo o Comando Geral da PM, tudo ocorreu dentro do esperado e as medidas preventivas fizeram a diferença na garantia da segurança para os foliões.
As mortes registradas na Grande Natal foram do marinheiro Weslley Pereira da Silva, 19 anos, executado na zona Norte de Natal ainda na sexta-feira; do idoso Benedito Pinto de Oliveira, 64, assassinado dentro de casa no sábado, no conjunto Soledade II; do ASG João Batista Silva Delmiro, 32 anos, morto na madrugada de domingo, no Jardim Progresso; do viciado e ex-presidiário Jeferson Vieira da Silva, 20, morto com dois tiros no Vale Dourado no domingo; do jovem Luiz Michael Pinheiro do Nascimento, 20, atingido na madrugada de segunda-feira, após trocar tiros com policiais militares em Ceará-Mirim, Grande Natal, depois de ter roubado um carro; do desempregado Cláudio Venâncio da Silva, 29, morto na rua João XXIII, em Mãe Luiza, na madrugada de domingo; e do adolescente identificado como Adaelson Alves do Nascimento, 17, assassinado na segunda-feira, em Igapó.
Das mortes, a que chama mais a atenção é a de Cláudio Venâncio, que foi esfaqueado pelo irmão, Daniel Venâncio da Silva, 25, após uma discussão. Daniel foi preso em flagrante e conduzido para a 4ª Delegacia de Polícia em Mãe Luiza. Ele preferiu não falar sobre o motivo da briga que teria levado ao assassinato. Segundo moradores do local, os dois já haviam brigado por outras vezes. Nenhuma das ocorrências, porém, foi registrada nas áreas onde ocorreram as festas, o que ressalta o planejamento da Polícia desenvolvido para o carnaval. “Nos locais onde estamos com um efetivo reforçado, não está sendo registrada nenhuma ocorrência relevante – em 2009, houve uma morte, registrada em Touros. São mais confusões simples, muitas delas por consequência da ingestão de bebidas alcoólicas. Pequenas agressões físicas, furtos de carteira, celular”, explicou o comandante do Policiamento da Capital (CPC), coronel Francisco Araújo.
Os locais onde a PM reforçou o efetivo na Grande Natal foram os seis circuitos de carnaval - Redinha, Rocas, Alecrim, Centro Histórico, Ribeira e Ponta Negra - e as praias de Pirangi, Muriú e Graçandu. “Nesse ano estamos administrando a área da Região Metropolitana da Capital e isso nos permite maior integração, pois podemos deslocar efetivos de um ponto a outro dependendo da necessidade”, afirmou o coronel Araújo, que acredita que este seja um dos carnavais mais tranquilo dos últimos anos. “O folião também está mais consciente de que a festa é para se divertir. Com os policiais nas ruas, mostramos que existe o combate à violência e a insegurança e, quem for pego cometendo crimes, será encaminhado à delegacia”, completou o comandante.
No interior do estado, também até a terça-feira, havia sido registrado apenas um homicídio no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) de Mossoró. Outras oito pessoas tiveram mortes violentas na região da Capital do Oeste - três afogadas e cinco em acidentes de trânsito - como informou o órgão.
O Comando de Policiamento do Interior registrou entre as ocorrências mais graves uma tentativa de assalto, em um mercadinho no município de Canguaretama. Dois homens armados e encapuzados mantiveram cerca de 30 pessoas no interior do estabelecimento enquanto roubavam o dinheiro dos caixas. Quando deixavam o prédio se depararam com uma guarnição da Polícia Militar e houve troca de tiros. “Nessa ação, um dos dois bandidos foi baleado no braço e tórax. Mas foi socorrido para o Walfredo Gurgel”, disse o comandante de Policiamento do Interior, coronel PM Reinaldo. O segundo assaltante fugiu.

Nenhum comentário: