domingo, 14 de fevereiro de 2010

Novo ministro da Justiça manterá foco na segurança


Luiz Paulo Barreto é novo ministro da Justiça. Ele substituirá Tarso Genro, que deixou o governo para concorrer ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de outubro.

Ao tomar posse quarta-feira (10) o novo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, destacou que a segurança pública continuará a ser a maior preocupação do Ministério da Justiça.

“Nós vamos continuar implantando projetos de prevenção à criminalidade no Brasil com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). E, a partir daí, vamos medir e aferir. O que estiver dando resultado vamos intensificar. E o que estiver dando problema vamos rever, mas no sentido de ampliar o projeto na grande esperança de uma reversão no quadro da segurança pública no Brasil”.

Uma das prioridades citadas pelo ministro da Justiça é o sistema penitenciário que, em sua avaliação, necessita de uma reestruturação, como já ocorreu com a polícia e o poder Judiciário.

“Hoje nós temos uma Justiça que funciona bem e uma polícia preparada, mas o sistema penitenciário não acompanhou essa evolução. Queremos investir na recuperação desses presos para que a população não tenha a impressão de que um bandido está voltando às ruas quando um detento sai da prisão”,destacou.

Outro foco destacado por Barreto é o plano de segurança para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Segundo o ministro, o objetivo é deixar o Brasil preparado para receber os jogos em paz.

Durante a cerimônia de posse, Lula elogiou o trabalho de Tarso à frente da pasta e disse confiar na capacidade de Barreto de "dar conta do recado". O presidente acrescentou que prefere ocupar os espaços deixados pelos ministros que vão disputar as eleições por secretários executivos porque estes últimos já conhecem a estrutura da máquina.

"Eu não vou inventar um novo ministro, porque trazer uma pessoa nova significa a pessoa nova querer escolher um novo chefe de gabinete, um novo secretário executivo, uma nova secretária, e aí, até ele montar o Ministério, terminou o mandato", justificou Lula.

Funcionário de carreira, Barreto ingressou no Ministério em 1983, aos 19 anos, por meio de concurso público. Assumiu o cargo de secretário executivo em 2003. Desde então, atuou na condução das políticas de segurança pública, implantação do sistema penitenciário federal, reforma do judiciário e processos de defesa da concorrência e do consumidor, entre outros.

Participou ainda da criação e implantação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), lançado pelo ministro Tarso Genro em agosto de 2007. Até este mês, ocupou ainda as presidências do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP) e do Comitê Nacional para Refugiados (Conare).

Fonte: www.caboheronides.blogspot.com

Nenhum comentário: