quinta-feira, 4 de março de 2010

Dois detentos da Mário Negócio são transferidos para o Presídio Federal de Mossoró


Sob um forte esquema de segurança, agentes penitenciários federais e estaduais transferiram no início da noite de ontem dois detentos do Complexo Penitenciária Estadual Agrícola Mário Negócio (CPEAMN) que estavam cumprindo pena no regime semiaberto. Eles foram encaminhados para o Presídio Federal de Mossoró (PFMOS), onde atualmente estão presos mais de vinte apenados.
A ação de ontem é resultado de uma parceria entre o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC) que tem como objetivo isolar os presos de maior periculosidade e líderes de facções criminosas responsáveis por exercer influências nocivas no interior das unidades prisionais do Estado do Rio Grande do Norte. Até o final do mês outros oito presos deverão ser levados do CPEAMN para o PFMOS.
Os detentos transferidos ontem são Alcimar Salvino de Araújo, que foi condenado quatro vezes por tráfico de drogas e que atualmente cumpre pena de 30 anos de reclusão; e Pablo Diego Marcolino da Costa, 24, condenado por assalto, tentativa de sequestro, e formação de quadrilha, que atualmente cumpre 12 anos de reclusão.
As transferências foram coordenadas pelo chefe de segurança do presídio federal de Mossoró, Rogério Baicers.
Pablo Diego é considerado de alta periculosidade e foi preso por policiais militares do município de Alexandria há quase um ano, no dia 18 de março de 2009, numa churrascaria em Tenente Ananias, com outros quatro comparsas fortemente armados. Com o bando foi apreendido quatro revólveres calibre 38, uma pistola 9 milímetros, uma escopeta calibre 12, 14 munições 9 milímetros, 14 munições calibre 12, 29 munições calibre 38, um colete à prova de balas, uma algema, dois capuzes, além de um Celta preto e um Corola preto. Houve trocas de tiros e um dos bandidos foi baleado.
Os cinco presos foram identificados como Francisco Theonargi Lopes de Moura, que tem 24 anos, é mais conhecido como "Téo", que atualmente está preso no Presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta; José Maria Dias, 25 anos; Diego César Silva de Moura, 25 anos, que já havia sido condenado por assalto em Mossoró e que atualmente está foragido do presídio de Pau dos Ferros; e Almiro Gomes Maia Filho, 42 anos, vulgo "Novinho", soldado reformado da PM.
Na abordagem, "Téo" efetuou quatro disparos contra os policiais que revidaram. Houve troca de tiros e "Téo" acabou atingido por um dos disparos. Os bandidos tentaram fugir, mas foram contidos pela polícia. No interior do Celta, que pertence a Almiro Gomes, foi encontrada a pistola e mais um capuz. Já no veículo Corola, tomado de assalto em Fortaleza, no Ceará, foi encontrado o outro capuz.
"Téo" e Diego César também são suspeitos de cometerem um assalto contra um promotor de Justiça na Praia de Tibau.
Em depoimento, os bandidos alegaram que estavam armados para vingarem a morte de parentes de "Téo". A intenção seria matar os assassinos identificados pela quadrilha como sendo um bandido conhecido como "Sinval Deca" e seu filho "Alan". No entanto, a polícia acredita que as armas e os veículos eram utilizados para praticar um sequestro contra um comerciante do ramo de perfumaria, em Tenente Ananias.

Fonte: http: www.gazetadooeste.com.br

Nenhum comentário: