terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Programa de prevenção às drogas alcançará 120 mil crianças em 2010


Em todo o Rio Grande do Norte 120 mil crianças e jovens serão beneficiados com as ações do Proerd, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência neste ano de 2010. Na tarde desta sexa-feira (5), houve encerramento da semana pedagógica e de capacitação dos 71 policiais militares que se dedicam ao trabalho de prevenção às drogas no Estado.O vice-governador Iberê Ferreira de Souza representou a governadora no evento.

Até abril deste ano serão somados outros 25 policiais ao efetivo do Proerd. Responsável pelo Programa, a major Margarida Brandão agradeceu o apoio do vice-governador que como governador em exercício assinou em dezembro de 2008 o decreto que criou a Companhia Estadual Independente de Prevenção ao Uso de Drogas (CIPRED), iniciativa pioneira no país. "Hoje nós estamos presentes em 27 municípios do nosso Estado, mas com a ajuda do Governo do Estado esse número deve aumentar", disse.

De acordo com os dados do Proerd, 90% dos crimes cometidos no Rio Grande do Norte tem ligação direta com o tráfico e uso de drogas. "As drogas são hoje a maior ameaça para as nossa cidades, por isso o trabalho de prevenção desenvolvido aqui pelo Proerd é de fundamental importância para os nossos jovens. Não tenho dúvidas de que o futuro do Rio Grande do Norte passa pelas mãos de vocês", ressaltou Iberê se referindo aos policiais.

Integração – Durante o mês de fevereiro, o Proerd receberá oficio de escolas, centros comunitários e demais instituições que desejem participar das ações do Proerd. O contato pode ser feito através do e-mail proerd@rn.gov.br.

Trabalho social reúne policiais militares, escolas e famílias

Criado em 2002, o programa leva às salas de aula, da rede pública e privada, atividades educacionais de conscientização contra o uso de drogas. O Programa consiste em uma ação conjunta entre as polícias militares, escolas e familiares.

O Curso é desenvolvido com os alunos do 5º e 7º anos (faixa etária entre 9 a 16 anos). Nele, o Policial Militar vai à escola uma vez por semana para aplicar as dez lições do Livro do Estudante. Com os pais/responsáveis o curso é desenvolvido durante seis semanas, onde também são realizadas lições do Livro do Estudante. Ao final dos cursos é realizada uma formatura dos alunos dos 5º e 7º anos e pais.

Fonte: www.rn.gov.br

Nenhum comentário: