quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Equipamento usado para ‘grampear’ telefones terá capacidade duplicada

Foto ilustrativa

A Central de Comutação Digital da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, o Guardião, terá a capacidade duplicada a partir deste mês. O software, que atualmente possui aproximadamente 100 canais para interceptações telefônicas, será ampliado, chegando a poder "grampear" até cerca de 200 telefones simultaneamente.
Além de ampliado, o Guardião passa a contar com uma nova tecnologia. A Central vai funcionar totalmente através de web. "Isso vai facilitar o trabalho da Inteligência Policial, uma vez que não será mais preciso se instalar programas em computadores. A partir de agora, as interceptações serão feitas através de browsers Internet Explorer", explicou o capitão Emiliano Loiola, que trabalha no setor de Informática da Sesed.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do RN prevê um investimento de R$ 765.763,00 para duplicar a capacidade do Guardião. A empresa Dígito Tecnologia Ltda. foi contratada para realizar o serviço.
Os recursos para duplicação da capacidade do Guardião serão oriundos de um convênio firmado entre a Sesed e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
Emiliano Loiola disse que, com a duplicação da capacidade, o Guardião poderá atender a demanda de interceptações autorizadas pela Justiça potiguar. "Já houve caso de comunicarmos a um juiz que não poderíamos cumprir uma decisão por incapacidade do Guardião. Com a duplicação, isso não vai mais ocorrer", disse o capitão.
O Guardião foi comprado pelo Governo do Estado em 2003 para auxiliar na investigação policial de crimes de qualquer espécie. A Central é utilizada quando é dada a autorização judicial para se interceptar uma linha telefônica. Se houver canal disponível, a operadora de telefonia passa a desviar os telefonemas dados ou recebidos pela linha para esse canal, que funciona como uma extensão.
A partir daí, as conversas por aquela linha são gravadas durante 15 dias. Esse prazo pode ser prorrogado a cada 15 dias, desde que haja justificativa para isso. Além de gravadas, as ligações podem ser monitoradas em tempo real. (Com informações do jornal Tribuna do Norte)

Fonte: http://www.defato.com/popular.php#mat3

Nenhum comentário: