quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Policiais apreendem mais três veículos

As Polícias Civil e Militar conseguiram apreender mais três carros roubados que supostamente fazem parte do esquema que seria comandado pelo comerciante Técio Duarte da Silva, 30 anos, preso com mais três suspeitos de integrar uma quadrilha interestadual especializada em roubo, adulteração e venda de carros. Desta vez, apenas um dos carros é de luxo, a exemplo dos outros seis que já tinham sido apreendidos antes, os outros dois são populares. Dois deles foram apreendidos em Baraúna, cidade distante cerca de 35 km de Mossoró, e o terceiro foi nesta cidade.
As duas primeiras apreensões foram realizadas na noite de quarta-feira passada quando equipes da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR), da Polícia Civil e do Setor de Inteligência da Polícia Militar foram conferir denúncias de que uma parte dos carros esquentados e revendidos por Técio e seus comparsas estariam circulando pela cidade. Lá, os policiais apreenderam dois carros: um Mitsubishi Pajero de cor preta e placas JUV - 1842, Fortaleza (CE) e um Renalt Clio de cor azul e placas HPR - 7506, São Luís (MA). Mas os donos dos dois carros não foram presos.
Segundo o delegado Luís Fernando Sávio, titular da Furtos e Roubos, pelo horário que a operação foi concluída, ficou difícil de constatar que os carros eram realmente roubados. "O dono de um dos carros (Renault Clio) fugiu quando a gente chegou lá e se apresentou hoje (ontem) e o outro (Pajero) não teve fazer o flagrante por não haver uma prova de que era realmente roubado", explica o delegado, que ontem mesmo colheu o depoimento do proprietário do Clio, Francisco Assis Avelino, 57, agricultor, residente em Baraúna. Ele se apresentou na DP durante a tarde de ontem.
Em contato com o JORNAL DE FATO, o proprietário do Clio afirmou que tinha comprado esse carro há cerca de quatro meses e que não sabia de sua procedência. Segundo Francisco, ele teria comprado o carro pensando que era de "estouro", ou seja, quando é financiado e a Justiça determina a apreensão do bem por falta de pagamento. Ele conta que pagou R$ 3 mil. Como ele livrou-se da prisão em flagrante no dia da operação, Francisco vai responder por receptação em liberdade. Já o dono da Pajero, que não se apresentou, também deve ser indiciado por receptação.
Já na manhã de ontem, os policiais apreenderam mais um carro roubado que supostamente foi revendido pela quadrilha que foi desbaratada há cerca de 15 dias. Este outro carro, uma picape GM Montana de cor vermelha e placas MOR - 0673, São Luís (MA), estava em poder de Josué Rocha da Silva, residente no bairro Liberdade (zona leste). À reportagem, ele contou que comprou o carro em Mossoró, mas não informou o nome do vendedor. Disse também que pagou R$ 8 mil pelo carro e que não sabia que era roubado - pensava que era de estouro.
Já por volta das 17h30 de ontem, mais dois carros tinham sido apreendidos, um pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e outro pelo Setor de Inteligência da Polícia Militar sob suspeita de serem roubados ou adulterados. Fora esses dois carros, a equipe da Defur havia apreendido mais dois em Baraúna, um VW Gol e um Ford Fiesta, mas, em um primeiro momento, não foi encontrada nenhuma irregularidade nestes carros. O delegado Luís Fernando Sávio estava aguardando pela perícia do Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) para liberar o dono dos carros.

Apontado como ‘cabeça’ continua preso na Defur
O comerciante Técio Duarte da Silva, 30, apontado como um dos principais integrantes de uma quadrilha interestadual especializada em roubo, adulteração e revenda de carros para várias cidades do Rio Grande do Norte, continua preso na Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR). As outras três pessoas que foram presas com ele no dia 7 deste mês foram liberadas logo depois.
Os donos dos outros dois carros apreendidos nesta semana, que supostamente foram revendidos pela quadrilha, não citaram o nome de Técio Duarte em seus depoimentos. Um deles disse que teria comprado o carro em uma feira de Fortaleza (CE), enquanto o outro citou o nome de uma outra pessoa que já vinha sendo investigada sob suspeita de ter ligações com o mesmo grupo de puxadores.
Para o delegado Luís Fernando Sávio, algumas pessoas estão tentando esconder o nome de Técio e dos outros envolvidos com medo de alguma represália. "É muito fácil de entender porque eles não dizem que compraram esses carros a Técio: têm medo de morrer. Essa é a verdade. Se fosse você, você teria coragem de falar? A maioria das pessoas não tem e fica inventando essas conversas. Tudo faz parte da mesma quadrilha", diz o delegado.
Entretanto, diferentemente dessa convicção que têm os policiais que trabalham no caso acerca do envolvimento de Técio com esses carros roubados que vêm sendo apreendidos nos últimos dias, o advogado Carlos Santana, contratado pela família do preso, nega essas acusações.
Para ele, a Polícia Civil está com "marcação" em Técio e "todos os carros roubados que aparecem agora são culpa dele". O advogado esteve ontem na Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) para acompanhar o proprietário de dois carros que foram apreendidos em Baraúna, mas que não foram confirmados como produtos de roubo.
Além de Técio Duarte, também são acusados de pertencer a uma quadrilha interestadual: Hélio Silva Bezerra, 33, "Hélio Pitbull"; Thiago Ticiano Sombra de Lima, 21, o "Chico Rico"; e Flávio José de Oliveira, 24, "Flavinho". Apenas Técio e Francisco Oswaldo Bezerra de Morais, 36, "Chico Rastafare", que também foi preso na mesma operação, mas vai responder apenas por receptação, continuam presos.

Fonte: http://www.defato.com/popular.php

Nenhum comentário: