quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Sejuc convoca 600 aprovados no concurso de agente penitenciário


Candidatos tinham sido submetidos à investigação social e agora foram chamados para o início do curso de formação.

O Diário Oficial do Rio Grande do Norte publicou na edição desta quinta-feira (21) a convocação de 600 aprovados no concurso para agente penitenciário estadual. Os candidatos tinham sido submetidos à investigação social e agora foram chamados para o início do curso de formação.

A convocação vinha sendo aguardada com ansiedade pelos aprovados no concurso desde o final do ano passado. Isso porque um entrave entre a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania e a Secretaria de Recursos Humanos atrasou a chamada 4ª fase do concurso.

Com isso, o problema da superlotação nos presídios e a falta de agentes para cuidar desses presos vem se estendendo. Agora, no entanto, a Sejuc espera minimizar essa situação com a formação dos novos agentes.

No total, o concurso disponibilizou 490 vagas, incluindo deficientes físicos. Mas, conforme o edital do certame, a convocação dos candidatos tem que atender à uma reserva técnica de 50%. Por isso, 600 foram convocados.

A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania estabeleceu o início das aulas de formação dos novos agentes penitenciários para o dia 1º de fevereiro. A aula inaugural será no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN).

A lista com os nomes dos 600 aprovados está disponível no Diário Oficial do Estado. Clique aqui para ver.

Os candidatos devem comparecer ao local da matrícula portando os seguintes documentos: CPF; RG; Certificado de conclusão de ensino médio ou curso superior, acompanhado de histórico escolar; Título de eleitor; Comprovante de residência; duas fotos, tamanho 3x4.

Em 2003, o sistema prisional do Rio Grande do Norte disponibilizava de 521 agentes penitenciários. Hoje, não bastasse o aumento do numero de estabelecimentos e da própria demanda da população carcerária, o numero de agentes foi reduzido para apenas 430.

O concurso realizado no ano passado e que começa a ser concluido vai dobrar a quantidade de agentes. A expectativa é que eles assumam a responsabilidades de algumas delegacias que se transformaram em Centro de Detenção Provisória e das novas Cadeias Públicas que estão sendo construídas.

Nenhum comentário: