quinta-feira, 11 de março de 2010

Educação - Respeito - Cidadania

No local existe uma placa de sinalização informando que é proibido estacionar

Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade.


Respeito é o apreço por, ou o sentido do valor e excelência de, uma pessoa, qualidade pessoal, talento, ou a manifestação de uma qualidade pessoal ou talento. Em certos aspectos, o respeito manifesta-se como um tipo de ética ou princípio, tal como no conceito habitualmente ensinado de "[ter] respeito pelos outros" ou a Ética da reciprocidade.

Cidadania: conceito de cidadania sempre esteve fortemente atrelado à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade Cidadania, direitos e deveres.

Apodi – Antes de iniciar esta matéria procuramos identificar o significado de educação, respeito e cidadania. A intenção é mostrar aos leitores a falta de bom senso de uma parcela da sociedade apodiense, que insistem em desobedecer às leis de trânsito. O capitão Carvalho iniciou um trabalho na rua Margarida de Freitas organizando o estacionamento para melhorar o fluxo de veículos, de início eram apenas os cones, depois foi pintado o meio fio de amarelo e agora a polícia está colocando umas cordas. Mesmo com todas essas medidas há pessoas que não respeitam e estacionam em local proibido.

Vejam as desculpas mais usadas para justificar o erro:

- Eu não sabia que não podia estacionar! (mesmo com os cones, a placa, as cordas e o meio fio pintado).

- Eu só estou comprando um remédio aqui na farmácia... já estou saindo!

- Desculpe ( no outro dia faz a mesma coisa).

- Homi eu sou do sítio, não sei de nada não!

- Eu sou pobre.. (Não entendi a relação)

Nota 1: A parte educativa está chegando ao fim, cabe a cada um pesar suas responsabilidades.

Nota 2: Próxima semana o capitão Carvalho estará se reunindo com os comerciantes da Margarida de Freitas para tratarem de assuntos referentes aquele logradouro.

Nota 3: Existe muita cobrança por parte da população para que seja feita a sinalização do município (Concordamos), no entanto é necessário que pelo menos respeitem as que já existem.


2 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS PELA MATÉRIA, É UMA TAPA NA CAR DESSE POVO QUE SÓ SABE RECLAMAR E PEDIR SINALIZAÇÃO, VAMOS MULTAT CAPITÃO, QUE ESSE POVO APRENDE

thiago disse...

parabens por tudo que tens realizado de ótimo em nossa cidade,seria ótimo se fosse o sr. o nosso prefeito.