sábado, 13 de março de 2010

Presos são transferidos de Rondônia para o RN


Depois da transferência de 11 traficantes de alta periculosidade do Rio de Janeiro para o Rio Grande do Norte no último sábado (6), o presídio federal de Mossoró recebeu mais 20 presos, nesta sexta-feira (12). Os detentos foram transferidos de Porto Velho, Rondônia, para cá.

A transferência teve o objetivo de evitar uma possível rebelião na penitenciária estadual de Porto Velho. “Eles estavam fazendo motins lá. Quanto mais distantes e em local seguro eles estiverem melhor para desmontar as organizações criminosas”, disse o diretor da penitenciária federal de Mossosó, Kércio Silva Pinto.

Após autorização do juiz federal corregedor do presídio de Mossoró, Ivan Lira, os 20 presos foram transferidos em um avião da força área, com acompanhamento de agentes penitenciários federais e policiais federais.

“Eles já estão em Mossoró”, contou Kércio. Questionado se os presos não representam perigo para a população de Mossoró, o diretor do presídio disse que “as pessoas podem ficar tranquilas, pois não há riscos". "As celas são individualizadas e todo contato com o mundo externo é eliminado, de modo que, é impossível qualquer rebelião em um presídio federal”, assegurou.

Os 20 detentos de Rondônia vão ficar na penitenciária de Mossoró por um período de um ano, depois eles devem ser transferidos para outro local prisional. Mas até lá, ficam presos a "sete chaves".

“Temos dois aparelhos de raio-x e todas as pessoas são revistadas. Com isso, eliminamos a possibilidade de celular, drogas ou qualquer material entrar no presídio”, disse Kércio.

Cada ala da penitenciária comporta13 detentos, que não têm contatos uns com os outros. Atualmente, a penitenciária federal de Mossoró possui 62 presos (42, mais os 20 que chegaram). O local tem capacidade para 208 detentos.

Fonte: www.nominuto.com

Nenhum comentário: