segunda-feira, 8 de março de 2010

Marcelino Vieira RN




HISTÓRIA DA CIDADE

Numa região habitada pelos índios Panatis, chegaram algumas famílias vindas de Pernambuco e da Paraíba com o intuito de trabalhar na lavoura e na criação de gado e se instalaram num lugar por nome de Pasasagem do Feijó.

O Sr. Raimundo Fernandes, proprietário de fazendas de criação de gado da localidade, no ano de 1864, doou parte de suas terras para que fosse construída uma capela para Santo Antônio. Na época o vigário de Pau dos Ferros, padre Bernardino José de Queiroz, fez as articulações para a construção da capela e recebeu uma imagem de Santo Antônio em 1868. No ano de 1870, por sugestão do padre, a localidade mudou de nome e passou a se chamar Vitória.

O crescimento do povoado foi lento com poucas moradias e um arruado bastante agradável para se viver ou visitar. A primeira escola primária foi construída em 1884, e em 1892 por decisão do governador Pedro Velho, o povoado de Vitória foi elevada à categoria de vila. Em 1943 a Vila Vitória foi elevada à categoria de distrito com o nome Panatis, em homenagem aos seus primeiros habitantes, os índios Panatis.

Finalmente no dia 24 de novembro de 1953, pela Lei nº 909, o distrito de Panatis desmembrou-se de Alexandria e Pau dos Ferros com o nome de Marcelino Vieira e tornou-se município do Rio Grande do Norte. O nome Marcelilno Vieira foi dado numa homenagem feita ao agricultor e criador paraibano, que veio para o Rio Grande do Norte onde destacou-se na política, foi Intendente várias vezes e Deputado Estadual.

fonte:http://www.ferias.tur.br/informacoes/7212/marcelino-vieira-rn.html

Nenhum comentário: