quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Bombeiros encerram operação Verão com registro de 105 ocorrências


Diante da extensa faixa litorânea e do enorme potencial turístico do Estado, durante o período de alta estação, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, através do Grupamento de Busca e Salvamento realizou no período de 01 de dezembro de 2009 a 21 de fevereiro de 2010 a Operação Camaleão.

Com o objetivo de estabelecer a Salvaguarda de seus visitantes e conterrâneos na faixa litorânea do RN, o CBMRN realizou atividades de prevenção e atuou em acidentes aquáticos nas praias com grande fluxo de banhistas e com maiores índice de ocorrências.

O Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte contou com um efetivo de 60 guarda-vidas e mais um reforço de 21 alunos soldados nos finais de semana e período de carnaval, além de oito Aspirantes a Oficial e seis mergulhadores de resgate. Já o 2º SGB/ 2°GB Mossoró contou com 20 Guarda Vidas para atuar naquela região.

Neste período, a região Metropolitana foi monitorada por 15 viaturas, seis embarcações, sendo quatro botes infláveis e 02 de alumínio, quatro quadricíclos e um helicóptero (Sesed).

As praias da Grande Natal, entre elas, Genipabu, Redinha Nova, Redinha Velha, Praia do Meio, Ponta Negra, Búzios, Praia do Forte, Camurupim e as de Mossoró, Tibau do Norte e Praia das Manuelas contaram com um monitoramento diário das 8h às 17h.

Já no período Carnavalesco, as praias de Pirangi, Pipa, Macau, Barra de Maxaranguape e Touros também contaram com a presença de Guarda Vidas do Corpo de Bombeiros.

Ao todo a Operação Camaleão registrou 105 ocorrências. O tipo de intervenção que mais necessitou da atuação dos Guarda Vidas foram “Retirada de Vítima de Meio Líquido” com 79 registros. Na sequencia tivemos: Atendimento Pré Hospitalar (8), Encontro de Cadáver (5), Afogamento Seguido de Morte (1), entre outras.

“Neste ano conseguimos uma redução de 25 % no número de ocorrências em relação ao ano passado quando foram registradas 139 intervenções do Corpo de Bombeiros contra 105 deste ano. Por outro lado, tivemos uma maior atuação dos Guarda Vidas em ocorrências do tipo 'Retirada de Vítima de Meio Líquido'. No ano passado registramos 64 ocorrências desta natureza e este ano elevamos para 79, ou seja, um aumento de 23,4%”, disse o primeiro-tenente Miranda, subcomandante do GBS.

Informações complementares
Operação Verão é “Camaleão” para os bombeiros
Como forma de homenagear o cabo Ivan Ferreira da Silva, que trabalha há 28 anos na Seção de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros, o Grupamento de Busca e Salvamento da Instituição denominou a Operação Verão 2010 como sendo Operação Camaleão. Este é o apelido do cabo Ivan, que vai se aposentar este ano.

Afogamento seguido de morte
O afogamento registrado ocorreu no sábado, dia 7 de fevereiro. Na ocasião, a guarnição de salvamento marítimo (SM-10) do Grupamento de Busca e Salvamento foi acionada pelo Centro de Gerenciamento de Emergência da Corporação para se deslocar até o bairro de Lagoa Azul na Zona Norte da Capital, a fim de realizar a busca do corpo do jovem de 15 anos, Rodrigo Nascimento dos Santos, que se afogou em uma lagoa do bairro. Segundo relatos de testemunhas, o menor se afogou enquanto brincava com amigos na lagoa.

Encontro de cadáver
Durante a Operação Camaleão, o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar a busca de cinco cadáveres. Os locais destas ações foram: Rio Potengi, Extremoz, Ceará Mirim, Redinha Velha e Pipa.

Fonte: www.tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário: