domingo, 21 de fevereiro de 2010

Degepol investiga milícias em Mossoró


Há cerca de seis meses, o serviço de Inteligência da Polícia Civil do Rio Grande do Norte iniciou uma investigação para tentar descobrir se as mortes misteriosas que vêm ocorrendo na região Oeste do Estado estão sendo praticadas por grupos de extermínio que estariam agindo nesta área. As investigações estão em estágio avançado e deverão culminar com a prisão de várias pessoas. Há informações ainda que este mesmo grupo pode estar ligado a outros que agem na região Metropolitana de Natal.
Na sexta-feira passada, o delegado-geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Elias Nobre de Almeida, confirmou com exclusividade ao DE FATO que existe um trabalho sendo feito pela Inteligência da Polícia Civil na região Oeste do RN. Elias não entrou em detalhes acerca dos trabalhos investigativos, mas foi taxativo ao afirma que estão em fase avançada. Ele também não quis detalhar sobre quais seriam as cidades, especificamente, que este grupo estaria agindo, mas confirmou que é a partir da Região Oeste Potiguar, com grande atuação em Mossoró.
Em Natal, uma força-tarefa foi montada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social para investigar a atuação de pelo menos quatro grupos de extermínios - já confirmados - na região Metropolitana. Um outro trabalho já vinha sendo feito na região de Mossoró, mas o delegado Elias Nobre acredita que essas investigações possam se fundir, caso haja ligações entre a milícia da Região Oeste com as milícias da capital. "Está sendo feito um trabalho específico na região de Mossoró, mas pode resultar no desbaratamento de mais de uma quadrilha", explica Elias.
Mesmo sem querer detalhar as investigações que estão sendo realizadas na região Oeste do RN, Elias Nobre adiantou ao DE FATO que já possui material suficiente para solicitar ordens judiciais, como, por exemplo, mandados de busca e apreensão para conseguir reunir mais provas contra essa quadrilha. "Estão sendo feitas várias investigações e algumas estão em nível adiantado. Na região de Mossoró, o Serviço de Inteligência está bem adiantado. Estão com material suficiente para fazer até os pedidos de prisão para alguns envolvidos", esclarece Nobre.
Para Elias Nobre, tanto as investigações que vêm sendo realizadas na região de Mossoró, quanto às outras que vêm sendo desenvolvidas na região Metropolitana de Natal, uma das maiores dificuldades é conseguir reunir provas contra esses grupos. "Na hora que a gente tiver as provas que é preciso, a gente vai aí e prende essas pessoas. Precisamos convencer a Justiça a expedir mandados de busca e apreensão. Nós (a Polícia Civil) podemos até está convencidos, mas temos que convencer também o Judiciário e o Ministério Público", acrescenta o delegado-geral Elias Nobre.

Fonte: continue lendo a matéria em (http://www.defato.com/popular.php)

Nenhum comentário: