sábado, 27 de fevereiro de 2010

Sem-Terra bloqueiam estrada federal no Oeste


MST usa pneus e toras de árvores para bloquear trecho da BR-304
Mossoró - Integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) bloquearam a BR-304 por mais de cinco horas nesta sexta-feira. O protesto foi realizado na altura do quilômetro 25, no trevo de acesso aos municípios de Tibau e Fortaleza/CE, começando por volta das 7h30 e sendo encerrado às 13h. Motivo foi a reivindicação da desapropriação da Fazenda Santa Júlia, localizada às margens da BR no mesmo local do bloqueio, que foi ocupada pelos sem-terra em novembro do ano passado.
Usando pneus e toras de árvores, os sem-terra impediram a passagem de veículos nos dois sentidos da pista. Apenas os casos de emergência eram liberados.
O bloqueio prejudicou principalmente carreteiros que vinham de Fortaleza para Mossoró ou faziam esse percurso inverso. Condutores de veículos de pequeno porte e de motocicletas usaram desvio existente nas proximidades para superar esse obstáculo.
O MST exigia a presença de um representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para encerrar o bloqueio. Fato que só ocorreu por volta das 13h com a chegada do superintendente-adjunto do Incra, Mário Moacir.
Segundo a sem-terra Anny Grazielly, em dezembro do ano passado, o Incra prometeu fazer vistoria de desapropriação da fazenda em, no máximo, 40 dias, “mas ficou só na promessa”. “Fizemos um acordo para deixar a fazenda, mas o Incra justificou que a vistoria não era feita porque a documentação da fazenda não estava disponível”, relatou Anny.
Para acabar com o bloqueio, Mário Moacir apresentou os documentos para dar andamento à desapropriação da fazenda e prometeu fazer vistoria do local em oito dias. Afirmou ainda que iniciará cadastramento dos sem-terra na próxima terça-feira para que seja iniciada distribuição de cesta básicas para as famílias acampadas. Anny Rizielly destacou que o protesto foi positivo e surtiu os efeitos desejados. “Conseguimos ter uma resposta concreta do Incra”.
O acampamento conta com 316 famílias de várias localidades rurais de Mossoró, como puxa-boi e Boa Fé. Muitas crianças estão entre os acampados. O inspetor Yatamy, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), disse que o protesto prejudicou o trânsito, “mas foi realizado de forma pacífica”.
(Ohama)
Fonte: tribunadonorte

Nenhum comentário: