segunda-feira, 8 de março de 2010

RETRETA em Caraúbas/RN

Muitos devem-se estar se perguntando, o que venha ser uma “retreta”. Primeiramente vamos utilizar de um dicionário (Aurélio) para definir tal palavra.

Retreta - (ê) [Do fr. retraite, ‘retirada’.] Substantivo feminino.
1.Formatura de soldados ao fim do dia para se verificar se todos estão presentes.
2.Criada do serviço particular da rainha.
3.Bras. Concerto popular de uma banda em praça pública.

Como podemos verificar no Aurélio, retreta é derivada do francês e para enfocar o título desta postagem vamos nos ater a 3ª significação do dicionário: “Concerto popular de uma banda em praça pública”.

Cassiano e Miné Fernandes2Cassiano e Miné Fernandes

Idealizada pelo amante das apresentações sinfônicas, o ex-combatente da reserva da Marinha Brasileira, do Corpo de Fuzileiros Navais, Cassiano Hipólito Fernandes, ou simplesmente seu Cassiano.

Diante de tantas dificuldades para arraigar os desejos da cultura popular caraubense, esquecida, seu Cassiano em conversa com muitos amigos, autoridades e claro, os músicos da Banda de Música Joaquim Amâncio, em especial o seu maestro “Toinho da Banda”, irão realizar no dia 26 de março do ano corrente, a 1ª Retreta caraubense dos novos tempos.

Banda de Música Joaquim AmâncioBanda de Música Joaquim Amâncio

Nas décadas de 40 e 50, eram feitas muitas retretas, e como antes, será apresenta no coreto da Praça Reinaldo Pimenta, onde a Banda de Música tocará várias canções onde muitos casais jovens namorados, casados, da melhor idade, poderão valsar ao som de muitas valsas, canções inesquecíveis e tantas outras que retratarão a alegria de se viver este momento ímpar pelo povo caraubense.

A ideia inicial é de que toda última sexta-feira, por volta das 20h se inicie e com uma duração de 1h30min, todos possam vivenciar e curtir esta apresentação da Banda de Música Joaquim Amâncio dançando no que há de melhor nesta apresentação.

O Sociedade Ativa, tem o imenso prazer de fazer esta postagem, pela brilhante ideia de seu Cassiano em resgatar o que a muitos se faziam nas praças caraubenses, onde as velhas caraubeiras dava um toque em especial a este momento, com suas flores amarelas. Parabéns.

Sociedade Ativa

Um comentário:

AntoniaEdilma disse...

Eu Antonia Edilma quero parabenizar esta materia, pois me sinto privilegiada por morar nessa cidade onde vai se realizar esse feito, por ter a oportunidade de dancar uma autentica valsa com o meu esposo ao som da banda de musica maestro Joaquim Amancio.já sentia orgulho da minha cidade apesar de ter uma fama ruim mas seu Casiano estar ai para mostra atraves desse feito, que nossa cidade tem coisa boa para serem publicadas nos meios de comunicação .